Transformando o Ensino com a MILAGE: Como Criar e Usar Recursos Eficazes para o Sucesso Académico turma 1

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Capacitar os docentes para a utilização eficaz da plataforma MILAGE no apoio ao ensino e aprendizagem. • Promover a adoção de estratégias de aprendizagem ativa e autónoma com recurso a conteúdos digitais interativos. • Desenvolver competências na criação e adaptação de fichas na MILAGE alinhadas com o currículo. • Facilitar o acompanhamento do progresso dos alunos através das ferramentas de avaliação disponíveis. • Estimular práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para o sucesso académico dos alunos.

Conteúdos

• Criação de conta e exploração inicial da plataforma MILAGE. • Organização e pesquisa de recursos por disciplina, ano de escolaridade e objetivos curriculares. • Utilização de fichas interativas: resolução, autoavaliação e avaliação pelos pares. • Estratégias para promover o envolvimento e a autonomia dos alunos através da plataforma. • Criação e edição de recursos digitais (fichas) adaptados às metas curriculares. • Monitorização do progresso dos alunos e análise de resultados para apoiar o sucesso académico. • Exemplos práticos de utilização da MILAGE em contexto de sala de aula.

Metodologias

1.1 Sinopse A integração de metodologias digitais no ensino tornou-se essencial para promover o envolvimento dos alunos, a personalização da aprendizagem e o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso académico. A plataforma MILAGE disponibiliza ferramentas que facilitam essa transição pedagógica, permitindo a criação, partilha e monitorização de recursos educativos de forma intuitiva. Esta Ação de Curta Duração pretende capacitar os docentes para utilizarem a MILAGE de modo estratégico, potenciando o sucesso dos alunos através de práticas inovadoras, interativas e sustentadas na avaliação contínua. 2. A existência de uma relação direta, científica ou pedagógica, com o exercício profissional A ação promove a utilização pedagógica de ferramentas digitais e metodologias de ensino inovadoras, diretamente relacionadas com o trabalho docente, potenciando o desenvolvimento profissional e o sucesso escolar dos alunos.

Modelo

A participação e conclusão da ação serão reconhecidas mediante a presença e envolvimento ativo dos formandos nas atividades propostas, cumprindo os critérios definidos pelo CFAE Bragança Norte.

Anexo(s)

Observações

Referências OECD. Digital Education Outlook 2023: Towards an Effective Digital Education Ecosystem. Paris: OECD Publishing. Sá, I. M., Santos, A. C., & Pereira, A. (2022). Ensino Híbrido e Plataformas Digitais: Teoria e Prática. Lisboa: Edições Pedago.

Formador

Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 19-11-2025
Fim: 19-11-2025
Acreditação: CFAEvr-ACD 47/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Modalidade online (plataforma Zoom)

INSCREVER-ME