GUIA de LEITURA do PNL 2027 (para PLA,PLE,PLNM,PLH,PLS) turma 1
Destinatários
110, 200, 210, 220, 300, 910, 920, 930, Professores Bibliotecários de todas as Escolas e Agrupamentos da cidade de Vila Real
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110, 200, 210, 220, 300, 910, 920, 930, Professores Bibliotecários de todas as Escolas e Agrupamentos da cidade de Vila Real. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
A presente ação pretende providenciar aos Professores dos vários grupos de recrutamento elencados as seguintes valências: - formação de referência no âmbito de uma área em crescimento e muito desafiadora no contexto educativo de Portugal e de Vila Real em específico – o ensino do Português a alunos que não o têm como língua materna, contexto esse muito populoso e pouco trabalhado a nível académico e formativo; - conhecimento aprofundado do documento emanado, em maio de 2025, pelo Plano Nacional de Leitura 2027 intitulado «Guia de Leitura» que se centra nas orientações essenciais para a operacionalização do ensino da Literatura nas aulas em que o Português não é língua materna, ou seja, nas variáveis de PLA (Português Língua de Acolhimento), PLE (Português Língua Estrangeira), PLH (Português Língua de Herança), PLNM (Português Língua Não-Materna) e PLS (Português Língua Segunda); - conhecimento de «propostas fundadas em conhecimento estabilizado e de investigação credível, referenciada» nomeadamente no âmbito da «leitura de literatura» («Guia de Leitura», 2025); - apreensão de estratégias, atividades, recursos / materiais e exercícios didáticos variados e adaptáveis aos vários contextos (desafiadores) do ensino do Português sob o escopo destas disciplinas e suas idiossincrasias; - contacto com textos da Literatura Portuguesa e Universal de várias tipologias à disposição dos docentes responsáveis pelo ensino do Português nas referidas disciplinas. A saber: narrativa, cronística, diarística, epistolográfica, poética, entre outras; - contacto com os textos indicados no ponto anterior, segundo uma distribuição por níveis de proficiência, isto é, A1, A2, B1, B2, C1. - conhecimento do que o PNL designa como «erros a evitar» nestas aulas de ensino da língua portuguesa em todas as suas dimensões (desde o 1º Ciclo do Ensino Básico até ao 12º ano); - contacto com sugestões de leitura extensiva, leitura orientada, leitura partilhada e interativa para os diversos níveis de proficiência; - contacto com listagens de planos de aula, guiões de pré-leitura / leitura / pós-leitura, modalidades de monitorização do progresso e avaliação; - aquisição e revisitação de saberes científicos e pedagógico-didáticos capazes de sustentar a docência e a solidez académica dos Professores dos vários grupos de recrutamento, incluindo os que trabalham especificamente com alunos nas variadas áreas da Educação Especial para as quais relevam particularmente as estratégias de operacionalização apresentadas pelo PNL com recurso ao âmbito interartes (mímica, imagética, textura(s), dicotomia verbal / não-verbal, para citar apenas alguns exemplos); - conhecimento deste espólio para integração de atividades de sensibilização e de prática holística nas Bibliotecas Escolares; - articulação de atividades formativas entre as várias Escolas e Agrupamentos da cidade de Vila Real; - envolvência dos docentes na comunidade, promovendo a interligação entre as instituições educativas e o contexto em que se inserem, aspetos privilegiados nos vários Projetos Educativos; - exploração de sensibilidade estético-literária e artística por meio da Leitura / Literatura e Arte em geral. - promoção da exposição de saberes e da partilha de experiências por parte dos Professores que lidam diariamente, e ao longo do ano letivo, com desafios (in)esperados no que tange a diversidade dos contextos dos discentes (de diferentes faixas etárias e culturas) que frequentam estas disciplinas em constante maturação no quadro educativo português; - promoção do PADDE e da capacitação digital de docentes no ensino do Português nestes cenários ímpares e cada vez mais frequentes. - promoção da excelência de formação nas Escolas e Agrupamentos da cidade de Vila Real.
Metodologias
A metodologia será de matriz teórico-prática. - Apresentação geral do documento: secções, ficha técnica e bibliografia; - apresentação detalhada dos capítulos / das secções do documento; - apresentação dos recursos / guiões / planos de aula incluídos no documento; - apresentação das listagens de livros sugeridos pelo PNL para a especificidade destas disciplinas; - espaço final para reflexão / discussão / partilha de saberes por parte dos formandos.
Modelo
Avaliação: observação direta / participação dos formandos nos momentos de reflexão / discussão / partilha.
Anexo(s)
Formador
Marina Alexandra Carvalho da Rocha
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |