Jornadas de Formação O Futuro Hoje: Da Inspiração da Investigação Científica para as Escolas. turma 377-2025

Apresentação

É premente que os professores de Biologia, Físico-Química e Matemática continuem a acompanhar os desenvolvimentos científicos e tecnológicos e que possam pensar como evolui esse conhecimento e como ele é aplicado na sociedade atual. Neste sentido, contactar com o que de mais atual se faz em laboratórios, universidades, empresas, etc, pondo os docentes de ciências em contacto com investigadores, professores e pensadores, enriquece a formação de todos os professores de ciências e por inerência, a formação dos jovens alunos. A formação contínua de docentes de Físico-Química, Biologia e Matemática permite que os professores se atualizem e incorporem essas novidades na sua prática pedagógica. Uma formação especializada possibilita que os professores aprofundem os seus conhecimentos em áreas específicas das suas disciplinas, oferece a oportunidade de explorar e implementar novas metodologias de ensino, estratégias de aprendizagem ativa e o uso de tecnologias educacionais, enriquecendo assim a prática pedagógica e capacitando os docentes a transmitir esses conhecimentos de forma mais precisa e abrangente aos alunos. A Biologia, a Físico-Química e a Matemática estão interligadas e podem ser abordadas de forma integrada. Uma formação que promova essa integração permite que os professores explorem conexões entre os conteúdos, proporcionando aos alunos uma compreensão mais holística e aplicada do conhecimento, tornando-os educadores mais eficientes e preparados.

Destinatários

Professores dos Grupos 500, 510 e 520 do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus Vila Real

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 500, 510 e 520 do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus Vila Real. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 500, 510 e 520 do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus Vila Real.

Objetivos

- Apresentar várias perspetivas científicas de temas atuais da ciência e da tecnologia; - Promover um ambiente descontraído de conversas entre participantes, promovendo a socialização e troca de experiências, com envolvimento da comunidade académica e docentes sobre um tema da ciência. - Discutir e debater temas atuais da ciência e da tecnologia; - Aprender novos saberes e refletir nas novas valências da investigação científica; - Refletir sobre a evolução do conhecimento científico e tecnológico. - Articulação vertical entre as diversas áreas científicas: Biologia, Geologia, Física, Química e Matemática.

Conteúdos

A ação desenrola-se ao longo do ano letivo, sendo composta por conferências seguidas de debate, preferencialmente na última 4a feira de cada mês. O público-alvo preferencial são os docentes do agrupamento de escolas Morgado de Mateus de Vila Real, do Departamento de Ciências Experimentais (grupos Biologia e Geologia (520) e Física e Química (510)) e do grupo Matemática (500). A ação de formação decorre ao longo do ano letivo 2025-2026, iniciando-se em setembro de 2025, com uma sessão de duas horas para a apresentação dos formandos e formadores e para discussão da ação, do seu desenvolvimento e da sua avaliação. Cada conferência que se seguirá ao longo de todo o ano letivo, uma vez por mês, terá uma duração de 5 horas: 3 horas de palestra a que se segue 2h para debate (das 16h30 às 21h30). CALENDARIZAÇÃO: 30 de setembro: uma 1ª sessão presencial (2h, das 18h30 às 20h30) para apresentação da ação, o modelo da formação, objetivos e avaliação. ● de 1 outubro a 20 de maio 2026: 9 sessões presenciais de 5 horas no Espaço Miguel Torga (45h, sempre das 16h30 às 21h30, de acordo com o plano que se segue); ● 27 maio 2026, uma última sessão presencial (3h, 17h-20h): Avaliação, balanço da ação. Discussão da aplicabilidade dos temas tratados aos conteúdos programáticos/aprendizagens essenciais das respetivas disciplinas e ainda para avaliação final da formação.Preenchimento do inquérito de satisfação. TOTAL: 50 horas PLANO DE PALESTRAS: O planeamento dos colóquios ao longo do ano, prevê-se que seja o seguinte (datas provisórias e palestrantes ainda a contactar e a confirmar): 1.ºPeríodo: -1 outubro: Professora Elisa Preto, Os minerais no quotidiano - passado e presente!, UTAD -29 outubro: Professor António Coelho, Ludificação como ferramenta pedagógica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) -26 novembro: Professor Luís Roçadas, Inspirar. Uma nova forma de viver a matemática na escola, Departamento de Matemática da UTAD 2.ºPeríodo: -28 janeiro: Professor Susana Olhero, Novos materiais, Departamento de Engª de Materiais e Cerâmica, U. Aveiro -25 fevereiro: Bolseira de Investigação Beatriz Teixeira, Da luz solar ao movimento: como a ciência de dados pode carregar baterias, UTAD -25 março: Professor Carlos Aguiar, Botânica, IPBragança 3.ºPeríodo: -15 abril: Professor Carlos Neto de Carvalho, Paleontologia, Coordenador Científico do Geopark Naturtejo - 6 maio: Professor João Felix da Costa. Labirintos, terminologia cientifica, ISTécnico, U Lisboa - 20 maio: Professor Jorge Buescu, A Matemática no dia a dia, ISTécnico, U Lisboa

Metodologias

Estas palestras têm como base a apresentação de temas científicos atuais no formato de conferências, recorrendo a metodologias ativas e convidando professores/investigadores de reconhecido mérito oriundos do meio académico. Será promovido debate por forma a ser discutida a problemática em análise, e far-se-á sua interligação com os conteúdos programáticos nas respetivas disciplinas.

Avaliação

Os formandos serão avaliados de 1 a 10 com base na participação e na apresentação de 3 reflexões finais sobre um dos temas apresentados em cada período, e com o máximo de 250 palavras. Todo o material será disponibilizado numa DRIVE partilhada/criada para o efeito.

Bibliografia

● «ODS: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A SUSTENTABILIDADE», de Nelson Cândido, Lisbon International Press, Data de publicação: 2021● «LIMITES DA CIÊNCIA», de Jorge Calado, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2021● «A Arte de Criar Paixão pela Ciência», Carlos Fiolhais, Editora Guerra e Paz, 2018● «Conceitos de Matemática - Fundamentos para as Ciências da Vida», Luís M. Aires, Edições Sílabo, 2021● «Os Números Não Mentem - 71 coisas que precisa de saber sobre o mundo», Vaclav Smil, CRITICA, 2021

Formador

Anabela Fátima Coelho

Anabela Videira

Ana Isabel Botelho Machado Barreira

Vítor Manuel de Sousa Nunes

Luísa Maria Teixeira de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
2 29-10-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 21:30 5:00 Presencial
3 05-11-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 21:30 5:00 Presencial
4 26-11-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 21:30 5:00 Presencial
5 28-01-2026 (Quarta-feira) 16:30 - 21:30 5:00 Presencial
6 25-02-2026 (Quarta-feira) 16:30 - 21:30 5:00 Presencial
7 25-03-2026 (Quarta-feira) 16:30 - 21:30 5:00 Presencial
8 15-04-2026 (Quarta-feira) 16:30 - 21:30 5:00 Presencial
9 06-05-2026 (Quarta-feira) 16:30 - 21:30 5:00 Presencial
10 20-05-2026 (Quarta-feira) 16:30 - 21:30 5:00 Presencial
11 27-05-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 22-10-2025
Fim: 27-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136711/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: None

INSCREVER-ME