
SUPORTE BÁSICO DE VIDA - ADULTO turma T 2-Morgado
Apresentação
A morte súbita é um acontecimento inesperado, constituindo-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo, nos últimos 20 anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 20 mil pessoas por dia, em todo o mundo, são vítimas de morte súbita. A cada minuto que passa, após uma Paragem Cardiorrespiratória (PCR), a vítima perde 10% de hipóteses de sobrevivência, pelo que, ao fim de cinco minutos sem assistência, tem apenas 50% de probabilidade de sobreviver (INEM,2022). A maioria das situações que provocam Paragens Cardiorrespiratórias (PCR), ocorrem fora dos hospitais ou longe dos profissionais de saúde, situação que leva muitas vezes o cidadão a ser o primeiro interveniente mesmo que tenha um papel limitado e temporário, mas primordial, pelo que se preconiza o início precoce de manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) pelo cidadão comum. Torna-se evidente que a formação em SBV é uma ferramenta primordial para a comunidade e quando iniciada em idade precoce pode trazer ganhos futuros. Neste contexto, programas de formação com componente teórica e prática devem ser realizados em escolas por profissionais de saúde capacitados (Mourão et al., 2021). A formação em Suporte Básico de Vida (SBV) na comunidade torna-se uma ferramenta primordial para a prestação inicial de cuidados de saúde em situações de emergência.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
No âmbito da Portaria n.º 196-A/2010, publicada a 9 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Sensibilizar os docentes acerca da importância desta temática Informar os docentes sobre a Cadeia de Sobrevivência e SBV - Adulto Capacitar os docentes em SBV - Adulto
Conteúdos
A CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA Reconhecimento Precoce SUPORTE BÁSICO DE VIDA - ADULTO Avaliar as Condições de Segurança Avaliar o Estado de Consciência Permeabilizar a Via Aérea Avaliar Ventilação - VOS Ligar 112 Realizar Compressões Torácicas Realizar Insuflações Manter SBV POSIÇÃO LATERAL DE SEGURANÇA (PLS) Técnica de colocação da vítima em PLS OBSTRUÇÃO DA VIA AÉREA (OVA) Classificação da OVA quanto à gravidade Algoritmo de desobstrução da Via Aérea
Metodologias
Esta formação com um total de 6 horas presenciais conjuntas desenvolver-se-á tendo por base sessão teórico-prática abordando princípios e conhecimentos inerentes á temática com reflexão e discussão que enriqueça e capacite os docentes para reconhecer e atuar em caso de emergência
Anexo(s)
Formador
Paula Cristina Esteves Morais
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |