Cooperar para melhorar. As comunidades de prática como construtoras do desenvolvimento profissional dos professores. turma T1_S. Pedro

Apresentação

A Comunidade de aprendizagem Profissional “Comunidade Desafios Educativos” em atividade na Escola Secundária São Pedro desde 2009, teve, desde a sua fundação, o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores que a integram numa lógica de investigação/ação de modo a potenciar a qualidade do ensino. A identificação dos problemas, a partilha, a procura em conjunto das melhores soluções traduz-se num trabalho colaborativo que visa, em última análise, melhorar os resultados dos alunos, estando os seus membros sempre predispostos a examinar as suas práticas de forma crítica e sistemática.Integrados numa Comunidade de Aprendizagem Profissional, os professores colaboram identificando problemas profissionais da sua prática e, em conjunto, procuram alternativas de atuação pedagógica que permitem a resolução dos seus problemas. Em conjunto discutem as vantagens e obstáculos na aplicação destes métodos. A metodologia da investigação/ação utilizada nestas horas de formação permitiu dinâmicas colaborativas e contextualizadas e a reconstrução dos saberes profissionais. A avaliação do trabalho desenvolvido é muito positiva. Por um lado, a partilha de êxitos e fracassos, a discussão enriquecedora, a crítica interpares, a interajuda produzem benefícios emocionais não despiciendos. Por outro lado, a investigação sobre o que de melhor se vai fazendo nas outras escolas e a leitura de textos e artigos de referência sobre temas relativos à educação enriquecem o nosso saber profissional e constituem o fundamento das nossas práticas. A Comunidade (CDE) quer continuar a contribuir para fazer da escola São Pedro uma escola que aprende, que reflete e que adapta as suas práticas às novas realidades.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Avaliação

A avaliação dos formandos será́ expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10, de acordo com o artigo 4º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/realização e discussão nas tarefas propostas nas sessões, as tarefas realizadas como trabalho autónomo e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão crítica individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, uma planificação/tarefa/atividade para aplicação das competências adquiridas no âmbito da oficina de formação.

Bibliografia

GUARDELLI, Enrico (2024). Inteligência Artificial e o Futuro da Educação. MedTechBiz Publisher. MOLINA, Ezequiel et al (2024). La revolución de la IA en Educación: Lo que hay que saber. Innovaciones Digitales de Educación. Banco Mundial. MOURA, A., & Carvalho, AA (2023). Literacia de Prompts para Potenciar o Uso da Inteligência Artificial na Educação. RE@D-Revista de Educação a Distância e Elearning , 6 (2). UNESCO (2024). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241UNESCO (2023). Global Education Monitoring Report - Technology in Education: a Tool on Whose Terms? . UNESCO. Resumo do Relatório em Português. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por

Anexo(s)

Formador

Teresa Maria Morais

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-10-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
2 10-12-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
3 28-01-2026 (Quarta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
4 25-02-2026 (Quarta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
5 30-04-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
6 06-05-2026 (Quarta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Presencial
Início: 29-10-2025
Fim: 06-05-2026
Acreditação: CFAEvr-ACD 34/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária S. Pedro

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