
O OFFICE 365 na criação de cenários inovadores de aprendizagem para a promoção do sucesso escolar_Ação 2 turma 1
Apresentação
A utilização pelas escolas de plataformas que integram ferramentas pedagógicas de organização, planeamento e execução em ambiente presencial, misto e a distância, como o Office 365, permitem apoiar os professores e as escolas na criação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, promovendo a sua utilização prática e reflexão crítica sobre os resultados e as possibilidades destas intervenções nos seus contextos educativos. A utilização de plataformas digitais inovadoras podem ajudar a criar uma resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se a utilização da plataforma OFFICE na construção de ambientes educativos eficazes e aliciantes, com o uso da tecnologia, que privilegiam a ação do aluno, favorecendo a motivação, a criatividade e o envolvimento do aluno na construção individual ou coletiva do conhecimento, indo ao encontro de uma educação inclusiva “enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho). Estes cenários podem ser integrados em contexto curricular das disciplinas, em contextos de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, nomeadamente em Domínios de Autonomia Curricular, tendo por referência o Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, que regulamenta a implementação da “Autonomia e Flexibilidade Curricular” nas escolas.
Destinatários
Pessoal Não Docente.
Objetivos
1. Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos e ferramentas disponibilizadas pela plataforma Office 365, no contexto atual de ensino e de aprendizagem; 2. Ser capaz de construir e desenvolver, reflexivamente, cenários de ensino e de aprendizagem inovadores, nomeadamente: - Refletir sobre os principais desafios e tecnologias emergentes com impacto sobre o ensino e a aprendizagem, sobre a prática dos professores, e sobre os alunos; - Refletir sobre o nível de maturidade relativamente à utilização pedagógica das TIC; - Criar ou adaptar cenários de aprendizagem e utilizá-los com os alunos; - Promover uma melhor utilização de ferramentas de comunicação, organização, colaboração e monotorização/gestão de tarefas; - Conhecer processos de avaliação e validação das intervenções a desenvolver nas escolas e/ou nas salas de aula; 3. Promover, nas salas de aula e nas escolas, a reflexão crítica sobre a implementação destas práticas pedagógicas inovadoras.
Conteúdos
Os conteúdos da ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma: 1. Introdução: Visão global do Office 365 Educação; Tendências a considerar para a construção de um Cenário de Aprendizagem; “Recursos 1”: Conjunto de recursos e ferramentas de Comunicação e Organização (Office 365: Outlook – Correio, Calendário e Contactos). 2. “Recursos 2”: Exploração de conjunto de recursos, orientações e para a conceção de um cenário de ensino e de aprendizagem utilizando as ferramentas edição, partilha e armazenamento (Office 365: Office Online – Edição de documentos em simultâneo; OneDrive – Armazenamento de ficheiros online; Sharepoint – Plataforma de gestão documental). 3. “Recursos 3”: Exploração de conjunto de recursos, orientações para a conceção de um cenário de ensino e de aprendizagem utilizando a ferramentas de colaboração (Office 365: Microsoft Teams – Plataforma de gestão de equipas e turmas; OneNote – Bloco de notas partilhado; Yammer – Rede social da organização). 4. “Recursos 4”: Exploração de conjunto de recursos e orientações para a conceção de um cenário de ensino e de aprendizagem utilizando outras ferramentas de colaboração, edição e comunicação (Office 365: Stream – Plataforma de vídeos da organização; Delve – Organização e partilha; Sway – Apresentações dinâmicas e interativas). 5. “Recursos 5”: Exploração de conjunto de recursos e orientações para a conceção de um cenário de ensino e de aprendizagem utilizando ferramentas de monitorização, validação e avaliação de atividades (Office 365: Microsoft Teams; Planner - Gestão de projetos e trabalho em equipa; Forms – Criação de formulários; Rúbricas).
Metodologias
A oficina de formação irá decorrer na modalidade de B-Learning com a primeira e última sessão em regime presencial e as restantes em regime de sessões síncronas, com a seguinte distribuição: - 25 horas de trabalho conjunto: distribuídos em 5 horas presenciais (a primeira e a última sessão) e 20 horas não presenciais síncronas; Nas sessões de trabalho em regime não presencial, o formador irá recorrer à plataforma Moodle e a sistemas de videoconferência para a apresentação dos conteúdos, exemplificação e/ou demonstração das aplicações a abordar, discussão, colaboração, reflexão e partilha com os formandos. 25 horas de trabalho autónomo: para planificação, experimentação e reflexão sobre uma aplicação prática efetuada no contexto educativo do professor relativamente a algumas das atividades planificadas e recursos construídos. Será utilizada a metodologia de aprendizagem por execução de tarefas que os formandos realizam ao longo da oficina de formação.
Avaliação
Os formandos serão classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC nº 3/2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com base em: 1) qualidade da participação e contributo para a dinâmica das sessões; 2) cumprimento dos prazos de realização das atividades de aprendizagem propostas (presenciais e não presenciais); 3) qualidade da realização das tarefas propostas (presenciais e não presenciais) e reflexões efetuadas. A ponderação a aplicar na concretização da avaliação da formação é a seguinte: - Participação/Contributos (40%) - Trabalho de aplicação de conteúdos (60%)
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 54/2018 (2018, de 6 de julho), http://dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/dl_54_2018.pdf Decreto-Lei n.º 55/2018 (2018, de 6 de julho), https://dre.pt/home/-/dre/115652962/details/maximized ME. Perfil dos Alunos para o Século XXI. Lisboa: Ministério da Educação, 2017, https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf “Future Classroom Lab”, http://fcl.eun.org/ Computação em Nuvem com o Office 365, Hélio Engholm Júnior, edições Novatec Editora [ISBN-13: 978-8575224250] OFFICE 2019-OFFICE 365: principales novidades, paso a paso, Rosario Peña Pérez, Editorial Altaria [ISBN-13: ISBN-13:978-8494731976]
Formador
Miguel Pedro Cardoso Madureira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-05-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 03-06-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 24-06-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 01-07-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Online síncrona |