XIV Jornadas Pedagógicas Aprender em Comunidade - Escola Feliz: O Caminho para o Sucesso turma _1

Apresentação

A escola é uma organização muitíssimo complexa, com diversos tempos e espaços que se entrelaçam e influenciam. A profissão docente é desgastante e complexa. Todos assistimos, diariamente, a notícias/relatos da infelicidade “instalada” nas nossas escolas e que, rapidamente, levou a um galgar das doenças mentais que afetam, drasticamente, o desempenho da ação docente. É urgente atuar para apoiar, motivar e criar estratégias de bem-estar nas escolas. É fundamental dotar os profissionais de educação com ferramentas e mecanismos que lhes permitam potenciar o seu grau de satisfação com a profissão e enfrentar as dificuldades inerentes a uma função tão desgastante e complexa. Muito poderá ser feito no campo das políticas públicas. Porém, foquemo-nos, para já, nas pequenas ações que cada profissional pode adotar no seu dia-a-dia. A preocupação com o bem-estar tem que fazer parte da vida da escola e deve ser uma prioridade das direções, sob pena de termos professores com menos capacidade e motivação o que, consequentemente, terá implicações graves na qualidade das aprendizagens dos alunos. Professores realizados, que gostam da escola e valorizam a sua profissão, são professores promotores do sucesso de todos os seus alunos. Por isso, é importante que a escola construa e tenha estratégias bem definidas que possam mitigar e potencializar o desenvolvimento do bem-estar dos docentes. A escola é feita por todos aqueles que nela trabalham; se assim não fosse, seria apenas um mero edifício de betão, vazio de gentes e de alma.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

-Proporcionar momentos de reflexão, partilha e aquisição de ferramentas práticas para que os professores possam enfrentar os desafios da profissão com mais entusiasmo e resiliência; -Apoiar os docentes na gestão emocional, na organização do trabalho e na construção de um ambiente escolar saudável e sustentável; -Fornecer ferramentas práticas para combater o burnout; -Promover palestras, workshops e experiências práticas de combate ao stress; - Explorar o sentido da felicidade no exercício docente; - Facilitar uma discussão aberta sobre os desafios da escola atual.

Conteúdos

8 de julho - Espaço Miguel Torga Manhã 9h Abertura do secretariado 09h30 Sessão de abertura — Alexandre Favaios (Presidente da Câmara Municipal de Vila Real); Luísa Costa (Presidente do Conselho Geral AEMM); Ricardo Montes (Diretor AEMM); Carlos Santos Silva (Diretor CFAEVR) 10h30 Conferência – prof. Fernando Rodrigues Emaranhado Digital: A Influência da Dependência da Internet e do Afeto negativo nas funções de memória* 11h Intervalo 12h Momento de debate 13h Intervalo para almoço Tarde 15h00 - Conferência - prof. Jorge Humberto Dias "Porque é que necessitamos de Escolas Felizes em Portugal?" 16h30 Coffee-break 16h45 Mesa redonda /Debate / Perguntas aos oradores 17h00 Momento cultural 17h30 Fim dos trabalhos 9/7- Escola Morgado de Mateus Workshops 1 – Promoção de estratégias na comunidade escolar para auxiliar na problemática das dependências digitais. Este workshop centra-se na compreensão e mitigação dos impactos da dependência digital na aprendizagem. Subtemas a desenvolver: • Análise da influência da dependência digital nos níveis de atenção, motivação e desempenho escolar dos alunos. • Organização e regulação pedagógica do tempo de ecrã como fator de foco, disciplina e melhoria do rendimento académico. Cristina Afonso/ Dinora Barros 2 – Desenvolvimento do bem-estar na escola: práticas e habilidades socioemocionais na promoção do sucesso escolar Este workshop visa explorar práticas que promovam o equilíbrio emocional, a empatia, a persistência e o envolvimento dos alunos, favorecendo um ambiente propício à aprendizagem. Subtemas a desenvolver: • Criação de rotinas socioemocionais que favoreçam o equilíbrio emocional e a disponibilidade para a aprendizagem. • Aplicação de práticas de regulação emocional para promover a resiliência e a gestão de conflitos em contexto educativo. Paulo Calejo / Sandra Pinto 3 – Ferramentas para construir uma escola feliz: Lideranças, Docentes e Alunos Uma escola feliz é uma escola que aprende, onde o envolvimento, a valorização e o sentido de pertença potenciam o sucesso. Este workshop foca-se na criação de ambientes de sala de aula emocionalmente seguros, motivadores e centrados em práticas que mobilizem alunos e professores. Subtemas a desenvolver: • Promoção de práticas de cogestão pedagógica que envolvam os alunos na construção do seu percurso de sucesso. • Utilização de estratégias lúdicas e criativas para estimular o gosto por aprender e combater o abandono ou desinteresse escolar. Rosa Silva/ Preciosa Gonçalves 4 – Dinâmicas para redescobrir o propósito de ensinar. Propõe-se revitalizar a motivação docente através de práticas reflexivas e narrativas significativas que resgatem o sentido transformador da profissão, reafirmando o papel do professor como agente do sucesso escolar e humano. Subtemas a desenvolver: • Reflexão crítica sobre a missão docente na construção de trajetórias escolares de sucesso. • Sistematização de práticas reflexivas que favoreçam a inovação e a eficácia pedagógica centrada no aluno. Maria João Silva /Ana Paula Rodrigues 09h Workshops 13h Intervalo para almoço 14h Workshops 18 Fim dos trabalhos 10/7- Escola Morgado de Mateus 09h Workshops 13h Intervalo para almoço 14h Workshops 18h Fim dos trabalhos 11/7– Espaço Miguel Torga 8h30 Momento Cultural 9h Apresentação do trabalho desenvolvido nos workshops. 11h Conferência de Encerramento– prof. Marcos Bazmandegan Palestra: Professores e Alegria: para uma educação dos afetos que potenciam. 12h Debate 13h Sessão de encerramento

Metodologias

As jornadas têm como metodologias as sessões para todos os participantes e os Workshops. Todos os participantes devem frequentar os 4 Workshops.

Avaliação

Todos os formandos serão avaliados de 1 a 10 de acordo com os seguintes critérios: Os participantes devem elaborar um Relatório Individual de Reflexão Crítica que deverá respeitar a estrutura seguinte: I parte - reflexão crítica sobre uma das palestras (indicar nome da palestra); II parte - exposição sucinta de pelo menos um dos workshops frequentados (indicar nome do workshop); III parte - análise do impacto da formação para a sua prática letiva (mobilizando conhecimentos científicos das temáticas abordadas nas conferências e nos workshops);

Bibliografia

Bazmandegan, Marcos; Goldberg, Jacob P.. Metamorphosis: Diálogos de Filosofia e Psicanálise. Conatus. 2025.Dias,Jorge ( 2006). Filosofia Aplicada à Vida- Pensar Bem - Viver Melhor, Ano de edição: 05-2006, Editor: ÉsquiloPaschoal, T., Torres, C., & Porto, J. (2010). Felicidade no trabalho: relações com suporte organizacional e suporte social. Revista de Administração Contemporânea, 14, 1054-1072.Sobrinho, F., & Porto, J. (2012). Bem-estar no trabalho: um estudo sobre suas relações com clima social, coping e variáveis demográficas. Revista de AdministraçãoContemporânea, 16, 253-270.

Formador

Maria José Dias Machado

Maria Deolinda Socorro Ferreira

Sónia Margarida do Rosário Calça Xavier

Sandra Isabel Monteiro Costa Pinto

Teresa Margarida Dias Moreira de Carvalho Capela

Ricardo Manuel Pinto Montes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-07-2025 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 08-07-2025 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 09-07-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 09-07-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 10-07-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 10-07-2025 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
7 11-07-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 08-07-2025
Fim: 11-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135796/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus