
Programa Mais Contigo: A importância da promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários em contexto escolar turma 1 -Vila Pouca
Apresentação
A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários é sublinhada nas principais estratégias e planos de ação de saúde mental, tanto a nível internacional como em Portugal (DGS, 2013, 2015). O contexto escolar assume-se como privilegiado para a implementação de ações e programas de promoção da saúde mental e de prevenção dos comportamentos suicidários, envolvendo toda a comunidade educativa (Brús, 2013, Granello & Granello, 2007; Katz et. ai., 2013; Santos et. ai., 2021). Paralelamente, é reconhecida que a ideação suicida e os comportamentos suicidários são comuns em idade escolar e associam-se com frequência a perturbações psicológicas passíveis de serem identificadas nas escolas por qualquer elemento do comunidade educativa e em particular pelos professores (Granello & Granello, 2007; Miller, 2011; Schaffer, & Kipp, 2014). A adolescência é considerada uma etapa do desenvolvimento que ocorre desde a puberdade até à idade adulta, cronologicamente abrange os individuos que se encontram entre os 10 e os 20 anos de idade (WHO, 2011) Os programas que promovem a saúde mental, através da promoção de fatores protetores podem mediar o comportamento suicida, como as redes familiares e sociais funcionais e os programas que aumentam a literacia, promovendo assim um maior conhecimento e uma maior celeridade na procura de ajuda. Assim, a prevenção de comportamentos suicidários é assumida como uma prioridade no Agrupamento de Escolas de Valpaços, querendo este Agrupamento ser promotor e impulsionar da Saúde Mental e Bem-Estar da sua comunidade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
No âmbito da Portaria n.o 196-A/2010, publicada a 9 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Combater o estigma em saúde mental; - Esclarecer sobre os comportamentos suicidários na adolescência; - Contribuir para a identificação precoce de adolescentes em risco e sua referenciação para os cuidados de saúde; - Refletir sobre o papel da escola na promoção da saúde mental e prevenção dos comportamentos suicidários; - Apresentar o Programa Mais Contigo: aspetos metodológicos.
Conteúdos
Componente teórica com base na metodologia expositiva e ativa, através das técnicas pedagógicas: brainstorming e discussão em grupo.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 15:40 - 18:40 | 3:00 | Presencial |