"Ensino Digital com Microsoft Teams e OneDrive: Ferramentas para Inovar na Educação" turma T 1_Diogo Cão

Apresentação

A integração de ferramentas digitais no ensino é crucial para melhorar a gestão pedagógica e dinamizar as aulas. O Microsoft Teams oferece recursos como o Class Notebook e o Trabalho Escolar, que otimizam a organização e a personalização do ensino, além de permitir a integração de várias aplicações complementares. Esta formação capacita os professores para explorarem essas ferramentas, criando estratégias inovadoras que beneficiem as aprendizagens dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos e ferramentas disponibilizadas pela plataforma Office 365, no contexto atual de ensino e de aprendizagem; 2. Ser capaz de construir e desenvolver, reflexivamente, cenários de ensino e de aprendizagem inovadores, nomeadamente: - Refletir sobre os principais desafios e tecnologias emergentes com impacto sobre o ensino e a aprendizagem, sobre a prática dos professores, e sobre os alunos; - Refletir sobre o nível de maturidade relativamente à utilização pedagógica das TIC; - Criar ou adaptar cenários de aprendizagem e utilizá-los com os alunos; - Promover uma melhor utilização de ferramentas de comunicação, organização, colaboração e monotorização/gestão de tarefas; - Conhecer processos de avaliação e validação das intervenções a desenvolver nas escolas e/ou nas salas de aula; 3. Promover, nas salas de aula e nas escolas, a reflexão crítica sobre a implementação destas práticas pedagógicas inovadoras.

Conteúdos

Conteúdos Programáticos Módulo 1: Introdução às Ferramentas Digitais na Educação (1h presencial) • Importância da integração tecnológica no ensino. • Breve introdução às funcionalidades do Microsoft Teams e do OneDrive. Módulo 2: Microsoft Teams – Gestão e Criação de Recursos (16h das quais 9 presenciais) a. Configuração e gestão de turmas no Teams (2h)  Criação de equipas e canais temáticos.  Adição de alunos e gestão de permissões.  Navegação na interface do Teams e integração com OneDrive. b. Criação e gestão de uma Home Page (2h)  Explorar a funcionalidade SharePoint para criar uma Home Page.  Organização de informações e links úteis.  Personalização do layout e integração com outras ferramentas. c. Exploração do Reflect e Insights (4h)  Reflect: Introdução e uso para avaliar o bem-estar emocional dos alunos.  Criação de check-ins emocionais.  Insights: Monitorizar o envolvimento e progresso da turma.  Análise de dados para ajustar estratégias de ensino. d. Tarefas e avaliação – Explorando o Trabalho Escolar (4h):  Introdução ao Trabalho Escolar: o Navegação e organização da área de trabalho escolar no Teams. o Visualização de tarefas ativas, concluídas e devolvidas.  Criação e atribuição de tarefas: o Tipos de tarefas: carregamento de ficheiros, questionários (Forms), páginas do Class Notebook. o Personalização de tarefas: tarefas diferenciadas por grupo ou aluno. o Definição de critérios de avaliação com rubricas.  Gestão e acompanhamento: o Monitorização de tarefas entregues. o Devolução com feedback individualizado. o Reutilização de tarefas em diferentes turmas. e. Class Notebook – O caderno digital colaborativo (4h):  Configuração inicial: o Criação do Class Notebook na equipa de turma. o Configuração das secções: Biblioteca de Conteúdos, Espaço de Colaboração, Cadernos Individuais dos Alunos.  Utilização pedagógica do Class Notebook: o Biblioteca de Conteúdos: partilha de materiais e recursos (PDFs, apresentações, fichas interativas). o Espaço de Colaboração: dinamização de atividades colaborativas, como brainstormings e resolução de problemas em grupo. Módulo 3: OneDrive – Colaboração e Gestão de Recursos (4h) a. Organização de conteúdos pedagógicos (2h):  Criação de pastas e subpastas.  Boas práticas na nomenclatura e organização de ficheiros. b. Colaboração em tempo real (1h):  Edição simultânea de ficheiros.  Partilha com permissões específicas para alunos e colegas. c. Sincronização (1h):  Configuração para uso offline e sincronização com dispositivos. Módulo 4: Estratégias Práticas e Personalizadas (4h)  Planeamento de aulas digitais utilizando Teams e OneDrive.  Criação de atividades colaborativas.  Monitorização do progresso individual e da turma.  Reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras.  Integração de diversas aplicações úteis, otimizando o ensino e tornando as aulas mais interativas e personalizadas, tais como:  Microsoft Forms: o Criação de questionários, testes e inquéritos rápidos diretamente no Teams. o Avaliação automática e exportação de resultados para Excel.

Metodologias

 Sessões teórico-práticas: Enfoque em explicação e experimentação.  Trabalho em grupo: Simulações e resolução de desafios reais em contexto educativo.  Tutoriais e suporte: Acesso a guias, vídeos e materiais complementares.  Reflexão colaborativa: Discussão de boas práticas e partilha de experiências.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação do desempenho dos formandos processa-se tendo em conta a assiduidade/participação e o Projeto final. No Projeto final: Os formandos irão criar uma equipa de turma no Teams, incluindo: o Configuração de canais e Home Page. o Utilização do Class Notebook com atividades práticas. o Atribuição de uma tarefa diferenciada no Trabalho Escolar. o Exploração de pelo menos uma integração sugerida para dinamizar a aprendizagem.

Bibliografia

OFFICE 2019-OFFICE 365: principales novidades, paso a paso, Rosario Peña Pérez, Editorial Altaria [ISBN-13: ISBN-13:978-8494731976]Computação em Nuvem com o Office 365, Hélio Engholm Júnior, edições Novatec Editora [ISBN-13: 978-8575224250]

Formador

Cibele Maria Vicente Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-03-2025 (Terça-feira) 18:10 - 21:10 3:00 Presencial
2 27-03-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 31-03-2025 (Segunda-feira) 18:10 - 21:10 3:00 Online síncrona
4 01-04-2025 (Terça-feira) 18:10 - 21:10 3:00 Online síncrona
5 22-04-2025 (Terça-feira) 18:10 - 21:10 3:00 Presencial
6 23-04-2025 (Quarta-feira) 18:10 - 21:10 3:00 Online síncrona
7 28-04-2025 (Segunda-feira) 18:10 - 21:10 3:00 Online síncrona
8 29-04-2025 (Terça-feira) 18:10 - 20:10 2:00 Presencial
9 06-05-2025 (Terça-feira) 18:10 - 20:10 2:00 Presencial
Início: 25-03-2025
Fim: 06-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133885/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas Diogo Cão

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