
Educação bilingue e Inclusão/ Abordagem ao decreto-lei nº 54/2018 de 6 de junho. turma T 1
Apresentação
Numa perspetiva claramente inclusiva, o decreto-lei nº 54/2018 de 6 de junho, estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação, nos processos de aprendizagem a na vida da comunidade educativa. (nº 1 do artigo 1º). Neste sentido, é necessária uma mudança nas práticas pedagógicas sustentadas no DUA (Desenho Universal para a Aprendizagem) oferecendo oportunidades e alternativas acessíveis para todos os alunos em termos de métodos, materiais, ferramentas, suporte e formas de avaliação. É por isso necessário uma abordagem flexível e personalizada por parte dos docentes, na forma como envolvem e motivam os alunos nas situações de aprendizagem, no modo como apresentam a informação e na forma como avaliam os alunos, permitindo que as competências e os conhecimentos adquiridos possam ser manifestados de maneira diversa. Pretende-se enquadrar legislativamente a intervenção bilingue com alunos surdos, numa abordagem e contextualização de conceitos fundamentais para a compreensão e implementação educativa que garanta direito à educação e a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares dos alunos surdos, promovendo-se mecanismos de resposta à heterogeneidade, cultural e linguística que caracteriza a comunidade escolar na nossa sociedade. Pretende-se, ainda, valorizar e promover uma atitude reflexiva sobre as práticas pedagógicas, assentes nas experiências e conhecimentos dos formandos, promover o debate, aprofundar conceitos e conhecimentos, levando a práticas e intervenções mais reflexivas e esclarecidas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Conhecer a definição e operacionalização do conceito de educação inclusiva à luz do novo enquadramento legal. Enquadrar legislativamente a intervenção bilingue com alunos surdos. Proporcionar formação a intervenientes educativos no processo educativo dos alunos surdos, de forma a poderem corresponder à especificidade e necessidades deste grupo de alunos. Proporcionar aos formandos competências linguísticas e psicolinguísticas. Adquirir conhecimentos básicos de LGP que possibilitem comunicar com pessoas surdas em diversas situações de comunicação do quotidiano. Desenvolver competências linguísticas e culturais que permitam prosseguir autonomamente o enriquecimento de conhecimentos da LGP.
Conteúdos
1ª Sessão (60 m) Abordagem ao conceito de inclusão. Introdução à LGP (Conceitos e preconceitos: Língua ou Linguagem; surdo ou Surdo-mudo). 2ª Sessão (60 m) Princípios orientadores da Educação inclusiva. Cultura da Comunidade Surda: Caraterísticas da Língua Gestual Portuguesa. 3ª Sessão (60 m) Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Determinação da necessidade de suportes à aprendizagem e à inclusão. 4ª Sessão (60 m) Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão. Educação Inclusiva e ensino bilingue de alunos Surdos. 5ª Sessão (60 m) Bilinguismo e educação de crianças surdas. Surdez cultura Língua e educação. Breve história da LGP em Portugal e no mundo. 6ª Sessão (60 m) Bilinguismo e educação de crianças surdas. LGP como língua natural e primeira língua (L1). 7ª Sessão (60 m) Bilinguismo e educação de crianças surdas. Língua Portuguesa 2ª língua dos alunos Formação em Lìngua Gestual Portuguesa : 11 horas 1ª Sessão (90 m) Nome gestual e nome próprio O alfabeto Gestual 2ª Sessão (90 m) Saudações e expressões de cortesia Pronomes pessoais e possessivos 3ª Sessão (90 m) Os Números e quantidades Calendário: dias da semana, meses do ano, estações do ano 4ª Sessão (90 m) Os parâmetros do gesto Questões temporais Alguns distritos de Portugal 5ª Sessão (90 m) Diálogos simples de apresentação As cores 6ª Sessão (90 m) As profissões da escola Vocabulário simples Rotina escolar 7ª Sessão (90 m) Verbos simples Rotina escolar 8ªsessão (30 m) Diálogos simples da rotina escolar Totais horas Formação teórica 7 horas Totais horas Formação em Língua Gestual Portuguesa 11 horas Avaliação - 2 horas
Avaliação
A avaliação dos formandos expressa-se em termos qualitativos e quantitativos, numa escala de classificação de 1 a 10: A classificação quantitativa dos formandos na ação de formação resultará da ponderação de um conjunto de itens de avaliação: 1. Trabalhos produzidos em grupo, nas sessões presenciais e não presenciais: 2. Reflexão individual (até 2 páginas): 3. Registos multimédia dos conhecimentos adquiridos em LGP e aplicação dos mesmos.
Bibliografia
Baptista, José Afonso (2011)(Coord.) Programa de Português L2 para alunos Surdos Ensinos Básico e Secundário, Ministério da Educação, Direcção-geral de inovação e de desenvolvimento curricular. Cavaca , Fátima (2007)(Coord.) Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa, Educação Pré Escolar e Ensino Básico, Ministério da Educação, Direcção-geral de inovação e de desenvolvimento curricular LABORIT, Emmanuelle (2000). O grito da gaivota, Lisboa, Editorial Caminho.QUADROS, Ronice Müller (1997). Educação de Surdos: a aquisição da linguagem, Porto Alegre, Artes Médicas.
Anexo(s)
Formador
Maria João Coelho Presa Xavier
Gabriela Cristina Ribeiro Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
8 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |