Práticas de (e)ConF.IRA (Consciência Fonológica – Instrumento de Rastreio e Avaliação) turma T 1
Apresentação
A consciência fonológica é uma competência recrutada na fase da aprendizagem da leitura e da escrita, pelo que o seu papel é crucial no contexto educacional. Tradicionalmente, a consciência fonológica é observada e estimulada por meio de tarefas cognitivas, que variam em complexidade, desde a segmentação até à manipulação de sons. A montante, estudos em Fonologia Aplicada (Fonologia Educacional e Fonologia Clínica) e Psicolinguística têm demonstrado o impacto das unidades prosódicas e segmentais, da relação entre essas unidades, bem como das propriedades fonológicas dos fonemas no desempenho de tarefas de consciência fonológica. Assim, qualquer abordagem a esta competência, seja em contexto de avaliação, seja de intervenção, deve atentar a natureza das tarefas solicitada, como o material fonológico contemplado. Este curso de curta duração oferece uma formação especializada e focada na observação de competências de consciência fonológica, uma competência fundamental na aprendizagem da leitura e da escrita. A aplicação dos conhecimentos adquiridos por meio da utilização da ferramenta ConF.IRA permite que os profissionais com atuação no contexto escolar adquiram conhecimentos atualizados na área da consciência fonológica e que os apliquem de forma eficaz e direta no seu contexto de trabalho, potenciando a transferência desses conhecimentos para a sua prática. Dada a curta duração do curso, a aplicação destes conhecimentos será realizada por meio de um quiz, com respostas de escolha múltipla face uma situação dada.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Professores de Música/Ensino Artístico;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Professores de Música/Ensino Artístico;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Compreender os pressupostos da avaliação da consciência fonológica • Compreender, aplicar e interpretar competências de consciência fonológica manifestadas a partir da aplicação do (e)CoNF.IRA • Transferir os resultados de uma avaliação e análise realizada através do (e)CoNF.IRA para um plano de intervenção em contexto escolar
Conteúdos
• Consciência fonológica – definição e caracterização • Avaliação da consciência fonológica – operações cognitivas e material linguístico • Apresentação do (e)CoNF.IRA • Aplicação do (e)CoNF.IRA em contexto educacional • Interpretação do (e)CoNF.IRA e implicações para a intervenção em contexto de sala de aula
Modelo
a) Participação (proatividade e atitude positiva) - 10 % [avaliação individual] b) Exercício prático/quiz: classificação e cotação simulada de um conjunto restrito de estímulos/provas realizadas através do ConF.IRA - 30 % [avaliação individual] c) Exercício prático/quiz: interpretação do desempenho de uma turma após aplicação do ConF.IRA - 30 % [avaliação individual] d) Exercício prático/quiz: identificação da adequação de um conjunto restrito de tarefas/atividades promotoras de consciência fonológica desenhado a partir do perfil identificado no exercício c) - 30 % [avaliação de grupo]
Anexo(s)
Observações
• Alves, D. C. & Bedo, A. (2023). Logico Piccolo - Consciência Fonológica [set de 6 cadernos com 16 fichas cada]. Estúdio Didáctico. • Alves, D. C. (2022). Modelos teóricos aplicados à avaliação e intervenção em consciência fonológica. In M. J. Freitas, M. Lousada & D. C. Alves (Eds.), Linguística Clínica: modelos, avaliação e intervenção (pp. 359–380). Language Science Press. • DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7233231 • https://langsci-press.org/catalog/book/358 • Alves, D., Castro, A. & Correia, S. (2010). Consciência fonológica – dados sobre consciência fonémica, intrassilábica e silábica. Atas do XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 169-184). APL. • https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/13-Dina-Alves.pdf • Freitas, M. J., Alves, D. C., & Costa, T. (2007). PNEP - O conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. DGIDC/Ministério da Educação. • http://www.dge.mec.pt/materiais-didaticos-elaborados-no-ambito-do-pnep • http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/o_conhecimento _da_lingua_desenv_consciencia_fonologica.pdf Sobre o projeto: https://www.ess.ips.pt/conf-ira e sobre o instrumento, clicando no
Formador
Dina Paula Jorge Caetano Alves
Miguel Pedro Cardoso Madureira
Ana Lúcia Alvito dos Santos Furtado de Castro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |