O processo de ensino e aprendizagem da Orientação turma T 1
Apresentação
O valor pedagógico da Orientação é evidenciado pelas suas potencialidades e características próprias, onde se destaca a rápida aprendizagem dos fundamentos básicos e aquisições profundas e duradouras a transportar para a vida adulta, a melhoria da condição física geral, o desenvolvimento da capacidade de cooperação, a interdisciplinaridade dos conhecimentos adquiridos, o conhecimento e respeito pela natureza e o desenvolvimento de capacidades do domínio cognitivo e psíquico como a tomada de decisão, a autoconfiança, a concentração, a visualização e a memorização. A maior parte dos docentes não teve na formação inicial adequada e sistematizada de acordo com as metodologias mais credenciadas nesta área do saber.
Destinatários
Professores dos grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.
Objetivos
Consciencializar das características e potencialidades da Orientação no âmbito da lecionação da disciplina de Educação Física; Aquisição de conhecimentos específicos sobre aspetos técnicos da modalidade a desenvolver na atividade curricular de Educação Física e na Iniciação no âmbito dos Grupos/Equipa de Orientação, recorrendo à utilização de mapas de iniciação que representam a escola ou espaços contíguos; Criar exercícios/situações/guiões de apoio à implementação da Orientação nas escolas; Desenvolver nos professores autonomia para aprofundamento do conhecimento da prática da modalidade
Conteúdos
. Enquadramento (histórico e disciplinar) 1h 2. Cartografia (elaboração de mapas de iniciação) 3h 3. Técnicas de Orientação (fator tático da Orientação) 8h 4. Organização de Atividades (atividades e percursos de formação) 10h 5. Educação Ambiental (preocupações ambientais) 2h 6. Avaliação 1h
Metodologias
As aulas em regime teórico-prático, tendo em consideração as necessidades dos formandos através de uma pedagogia participativa, numa perspetiva de desenvolvimento de competências no domínio do saber fazer/ ensinar. Pretende-se que os formandos sejam os protagonistas do seu próprio desenvolvimento e se envolvam ativamente no processo formativo. A metodologia adotada respeitará os seguintes requisitos: Transmissão teórica dos conteúdos programáticos através de exemplos práticos e reais; Painel de debate e discussão, utilizando o questionamento como método de ensino e a descoberta guiada como estímulo à pesquisa; Aplicação prática dos conteúdos transmitidos em situações recriadas nas aulas para que os formandos observem, registem e avaliem situações reais de ensino e de treino, através da prática simulada; Painel de debate sobre as sessões práticas da ação; Sugestões de melhoria, de resolução dos problemas encontrados e de novas estratégias pedagógicas para atingir a eficácia pedagógica.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – setembro de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A nota final é atribuída de acordo com a seguinte fórmula: Classificação Final = (3Pa+3PF+4TE)/10 Pa – Participação a. Envolvimento na realização das atividades práticas da ação. b. A realizar ao longo da ação; c. Ponderação de 30% para a classificação final; PF – Percurso Formal a. Realização de um percurso formal de orientação pedestre, cumprindo os requisitos regulamentares e o tempo mínimo indicado pelo formador; b. A realizar no final da formação; c. Ponderação de 30% para a classificação final; TE – Tarefa de ensino (trabalho de grupo) a. Organização de um percurso com as caraterísticas apresentadas na ação e público alvo; b. Prática simulada no seio da classe; c. Ponderação de 40% para a classificação final.
Bibliografia
• Ferreira, Rui (2001); “Didáctica da Orientação”; Série Didáctida nº 32 (Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. • Ferreira, R. (2010). Manual de Treino de Orientação - Um desporto com pés e cabeça. Marinha Grande: Federação Portuguesa de Orientação. • Hasselstrand, C. (1987); “Learning Orienteering Step by Step”; International Orienteering Federation (IOF); Suécia. • McNeill, Carol; Cory-Wright, J. e Renfrew, T. (1998); “Teaching Orienteering”; Ed. Harveys, Human Kinetics, Reino Unido. • Palmer, Peter (1997); “The Complete Orienteering Manual”; Ed. Crowood, Reino Unido.
Anexo(s)
Formador
Rui Manuel Fernandes Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 07-12-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 14-12-2024 (Sábado) | 08:00 - 13:00 | 5:00 | Presencial |