Formação de professores a partir de contos para o ensino de dados e probabilidades do Pré-Escolar ao 2.º Ciclo do Ensino Básico turma T 1
Apresentação
O Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Real também tem como objetivo contribuir para proporcionar aos educadores e professores a sua Formação Contínua. Deste modo, a presente oficina visa a progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Pretende contribuir-se para o desenvolvimento profissional dos professores, centrando a formação em torno do aprofundamento do conteúdo matemático dados e probabilidades (aprendizagens essenciais da matemática, AEM). Este tema será implementado com base nos seus conteúdos, mas relacionados através do(a)s contos/histórias infantis e juvenis. Desta forma pretende-se contribuir para enriquecer as próprias práticas letivas. Esta oficina de formação visa rever o papel do tópico matemático - dados e probabilidades - de modo a torná-lo num tópico interligado, quer com a matemática, quer com quotidiano dos alunos, quer com outras áreas do saber. Desta forma pretende-se que os professores/formandos (P/F) incentivem no aluno o gosto pela matemática e que o sentimento de que a matemática é para todos Deste modo, contribuir-se-á para a promoção do seu sucesso na matemática. Os P/F terão oportunidade de explorar as interligações propostas e será promovida a reflexão e o enrequecimento ao nível das práticas letivas e da cooperação entre pares.
Destinatários
Professores dos Grupos 110 e 230
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 230.
Objetivos
- Sensibilizar os formandos para a compreensão das potencialidades dos contos infantis e juvenis para o desenvolvimento da competência matemática; - Apresentar os passos da construção de um conto infantil e juvenil; - Familiarizar os formandos com os conteúdos do tópico de dados e probabilidades, TDP; - Analisar possíveis dificuldades dos alunos dos 1.º e 2.º CEB neste TDP; - Interpretar exemplos de contos e discutir as suas possíveis utilizações em contexto de sala de aula na abordagem do TDP. - Criar contos que levem a experiências de aprendizagem mais dinâmicas e motivadoras nas práticas letivas no TDP. - Refletir sobre o trabalho desenvolvido e enriquecer as próprias práticas no TDP.
Conteúdos
O conto como recurso no ensino; os contos como elemento motivador para o ensino de matemática; os contos para o ensino de dados e probabilidade. Probabilidades: Conceito de experiência aleatória e de espaço amostral. Conceito de acontecimento e de probabilidade. Exprimir a ocorrência de acontecimentos usando “impossível”, “possível” e “certo” (até ao 4.º ano). No 2.º ciclo a probabilidade, frequência relativa e seus limites de variação. Dados: Estudo de situações concretas reais, interligar com outras áreas, implicar a criança em todas as fases de uma investigação estatística. Formulação de questões com características qualitativas (até ao 3.º ano), quantitativas discretas (4.º ano, 1.º CEB) e contínuas (5.º ano, 2.º CEB). Recolha de dados: fonte a usar, públicos ou privados, primários ou secundários. Análise de dados: produção de gráficos de pontos, pictogramas, incluindo os de barras e infográficos reais para promover o sentido crítico, a interpretação e comunicação de resultados.
Metodologias
Presencial - enquadramento teórico. Os formandos planificam e elaboram materiais que promovam a construção do conhecimento dos alunos elaborando cooperativamente materiais pedagógico-didáticos do TDP. Sessão presencial final, para apresentação dos resultados obtidos pelos diversos formandos e levar à sistematização e desenvolvimento da sua prática letiva. Trabalho autónomo para concretização em sala de aula das decisões, estratégias e sua aplicação, bem como aferição inicial dos resultados desta, dos materiais e recursos antes planificados; acompanhar o trabalho do terreno com registos que apoiem a discussão dos resultados obtidos e a reflexão sobre a própria prática.
Avaliação
A avaliação será realizada sob a forma escrita a todos os módulos. Expressar-se-á de forma quantitativa utilizando a escala de 1 a 10 valores. Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso. - Envolvimento e qualidade nas atividades/tarefas das sessões presenciais e síncronas - 30% - Qualidade do trabalho desenvolvido autonomamente - 30% - Relatório crítico individual (escrito, RCIE) - 40%
Modelo
As formadoras certificadas Maria Manuel Nascimento (MMSN) e Sandra Ricardo (SR) são doutoras em Matemática e têm vindo a lecionar unidades curriculares (UC) nas licenciaturas de Educação Básica e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (SR) e no Doutoramento em Didática das Ciências e Tecnologia (MMSN), todas na UTAD. Portanto, lecionam várias UC e em diferentes níveis de ensino. Além disso, já participaram em várias ações, oficinas, etc., de formação de educadores e professores, incluindo a Oficina de formação – 3.º ciclo das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico dinamizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Real.
Bibliografia
Ministério da Educação. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré- Escolar. DGE, Ministério da Educação. Canavarro, A. P., Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., ... & Espadeiro, R. G. (2021). Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico. Ministério da Educação. NCTM (2017). Princípios para a Ação Assegurar a todos o sucesso em matemática. Lisboa: Edições APM. Ponte, J. & Serrazina, M. (2000). Didáctica da Matemática do 1.º Ciclo. Lisboa: Universidade Aberta. Silva, D. do R. A. e, & Gonçalves, R. M. (2020). The role of children’s literature in the context of early childhood education and child education: a bibliographic review. Research, Society and Development, 9(5), e66953078. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3078 Alvega, P., (2015). Desporto no verão. Educação e Matemática, EeM 134, 22-23.
Anexo(s)
Formador
Maria Manuel da Silva Nascimento
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |