«Jornadas de Formação o Futuro Hoje: A Importância da Ciência na Escola do SEC. XXI.» turma 288 t1

Apresentação

É premente que os professores de Biologia, Físico-Química e Matemática continuem a acompanhar os desenvolvimentos científicos e tecnológicos e que possam pensar como evolui esse conhecimento e como ele é aplicado na sociedade atual. Neste sentido, contactar com o que de mais atual se faz em laboratórios, universidades, empresas, etc, pondo os docentes de ciências em contacto com investigadores, professores e pensadores, enriquece a formação de todos os professores de ciências e por inerência, a formação dos jovens alunos. A formação contínua de docentes de Físico-Química, Biologia e Matemática permite que os professores se atualizem e incorporem essas novidades na sua prática pedagógica. Uma formação especializada possibilita que os professores aprofundem os seus conhecimentos em áreas específicas das suas disciplinas, oferece a oportunidade de explorar e implementar novas metodologias de ensino, estratégias de aprendizagem ativa e o uso de tecnologias educacionais, enriquecendo assim a prática pedagógica e capacitando os docentes a transmitir esses conhecimentos de forma mais precisa e abrangente aos alunos. A Biologia, a Físico-Química e a Matemática estão interligadas e podem ser abordadas de forma integrada. Uma formação que promova essa integração permite que os professores explorem conexões entre os conteúdos, proporcionando aos alunos uma compreensão mais holística e aplicada do conhecimento, tornando-os educadores mais eficientes e preparados.

Destinatários

500, 510, 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 500, 510, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 500, 510, 520.

Objetivos

- Apresentar várias perspetivas científicas de temas atuais da ciência e da tecnologia; - Promover um ambiente descontraído de conversas entre participantes, promovendo a socialização e troca de experiências, com envolvimento da comunidade académica e docentes sobre um tema da ciência. - Discutir e debater temas atuais da ciência e da tecnologia; - Aprender novos saberes e refletir nas novas valências da investigação científica; - Refletir sobre a evolução do conhecimento científico e tecnológico. - Articulação vertical entre as diversas áreas científicas: Biologia, Geologia, Física, Química e Matemática.

Conteúdos

A ação desenrola-se ao longo de 9 conferências seguidas de debate, preferencialmente na última 4a feira de cada mês. O público-alvo preferencial são os docentes do agrupamento de escolas Morgado de Mateus de Vila Real, dos Departamentos de Ciências Experimentais e de Matemática e Informática, dos grupos Biologia-Geologia (520), Físico-Química (510) e Matemática (500). A ação de formação decorre ao longo do ano letivo 2024-2025, iniciando-se em setembro de 2024, com uma sessão de duas horas para a apresentação dos formandos e formados e para discussão da ação, do seu desenvolvimento e da sua avaliação. Cada conferência que se seguirá ao longo de todo o ano letivo, uma vez por mês, terá uma duração de 5 horas: 3 horas de palestra a que se segue 2h para debate (das 16h30 às 21h30). CALENDARIZAÇÃO: ● 24 de setembro: uma inicial presencial, na Escola Secundária Morgado de Mateus (2h, das 18h30 às 20h30) para apresentação da ação, o modelo da formação, objetivos e avaliação. ● de 25 setembro a 28 junho 2025: 9 sessões presenciais de 5 horas no Espaço Miguel Torga (45h, sempre das 16h30 às 21h30, de acordo com o plano que se segue); ● 29 junho 2025, uma sessão final presencial na Escola Secundária Morgado de Mateus (3h, 17h-21h): Avaliação, balanço da ação. Discussão da aplicabilidade dos temas tratados aos conteúdos programáticos/aprendizagens essenciais das respetivas disciplinas e ainda para avaliação final da formação. Preenchimento do inquérito de satisfação. TOTAL: 50 horas PLANO DE PALESTRAS: O planeamento dos colóquios ao longo do ano, prevê-se que seja o seguinte (datas provisórias e palestrantes ainda a contactar e a confirmar): 1ºPeríodo: -25 setembro: Prof.ª VERÓNICA CORTES DE ZEA BERMUDEZ, Ciência de novos materiais, Centro de Química, UTAD -30 outubro: Prof. VICTOR FREITAS, O desenvolvimento de alimentos saudáveis e sustentáveis, Universidade do Porto -27 novembro: Profª EURICA MANUELA NOVO LOPES HENRIQUES, Cinema, matemática e ciências, UTAD 2ºPeríodo: -29 janeiro: Profª EVA BARREIRA, A engenharia e a física das construções, Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, UP -26 fevereiro: Prof. ALEXANDRE QUINTANILHA, Políticas de Ciência, Universidade do Porto -26 março:Prof. LUÍS MENDONÇA DE CARVALHO, Os museus botânicos, Diretor do Museu Botânico de Beja e Professor do Instituto Politécnico de Beja, IPBeja 3ºPeríodo: -30 abril: PROFª CARLOTA SIMÕES, Como a ciência terá resolvido o enigma da data de nascimento de Luís de Camões, U. Coimbra -28 maio: JOÃO PEDRO COSTA, A biofabricação para tecidos ortopédicos, Investigador do Centro de Biotecnologia e Química Fina, Univer. Católica Porto -25 junho: Prof. Jorge Buescu, A importância da divulgação científica, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa

Metodologias

Estas palestras têm como base a apresentação de temas científicos atuais no formato de conferências, recorrendo a metodologias ativas e convidando professores/investigadores de reconhecido mérito oriundos do meio académico. Será promovido debate por forma a ser discutida a problemática em análise, e far-se-á sua interligação com os conteúdos programáticos nas respetivas disciplinas.

Avaliação

Os formandos serão avaliados de 1 a 10 com base na participação e na apresentação de 3 reflexões finais sobre cada um dos temas apresentados em cada período, e com o máximo de uma página (cada). Todo o material será disponibilizado numa DRIVE partilhada criada para o efeito.

Bibliografia

ODS: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A SUSTENTABILIDADE», de Nelson Cândido, Lisbon International Press, Data de publicação: 2021● «LIMITES DA CIÊNCIA», de Jorge Calado, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2021● «A Arte de Criar Paixão pela Ciência», Carlos Fiolhais, Editora Guerra e Paz, 2018● «Conceitos de Matemática - Fundamentos para as Ciências da Vida», Luís M. Aires, Edições Sílabo, 2021● «Os Números Não Mentem - 71 coisas que precisa de saber sobre o mundo», Vaclav Smil, CRITICA, 2021

Formador

Ana Isabel Botelho Machado Barreira

Anabela Videira

Vítor Manuel de Sousa Nunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-09-2024 (Terça-feira) 16:30 - 21:30 5:00 Presencial
2 25-09-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:30 4:30 Presencial
Início: 24-09-2024
Fim: 25-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-128345/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Espaço Miguel Torga