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III Encontro da Rede de Bibliotecas de Vila Real – Inteligência Artificial: oportunidades e desafios - contributo das bibliotecas escolares turma T 1

Apresentação

É inegável que a Inteligência Artificial Generativa é, hoje, a mais disruptiva das inovações, com impactos profundos, positivos e negativos em todos os domínios da vida social. Na educação vislumbram-se potencialidades, na gestão mais eficaz dos recursos, na diminuição do trabalho do professor e na possibilidade de construir aprendizagens mais personalizadas. Os riscos, desde as questões éticas decorrentes das suas aplicações ao impacto de vieses e preconceitos, bolhas informacionais e desinformação, geram externalidades negativas que podem constituir ameaças a uma educação democrática e inclusiva. É essencial que os professores e educadores, em colaboração com as bibliotecas escolares, conheçam e integrem nos processos de ensino e aprendizagem, de forma responsável e ética, as ferramentas e metodologias disponíveis com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos esclarecidos e críticos.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, pode relevar na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.

Objetivos

- Contribuir para um entendimento sólido dos fundamentos da Inteligência Artificial e das suas principais aplicações na educação. - Capacitar professores para utilizar ferramentas e tecnologias de IA na planificação das suas aulas de modo a obter aprendizagens mais personalizadas e eficazes. - Incentivar professores e educadores a explorarem novas metodologias e abordagens pedagógicas suportadas por IA, promovendo uma cultura de inovação nas escolas. - Refletir sobre questões éticas relacionadas com a IA, promovendo um uso responsável da tecnologia.

Conteúdos

Dia 25 de outubro de 2024 8h30 – Receção (Centro Escolar de Lordelo – Vila Real) 8h45 – 9h00 – Sessão de boas-vindas e apresentação do encontro (RBVR) 9h00 – 9h30 – Sessão de abertura – CM Vila Real; RBE; CFAEVR; UTAD; Diretores das Escolas 9h30 – 10h00 – Conferência – Dez lições para uma escola pós-ChatGPT: para o futuro do trabalho docente – Eusébio Machado (Universidade Portucalense). Moderação Rita Mendes – Diretora da Escola Secundária São Pedro. 10h00 - Debate 10h20 - 10h40 Intervalo 10h40 – 11h10 – Conferência – Como nos empoderarmos? - uma reflexão sobre livros versus ecrãs – Paulo Lisboa (Psicólogo – Câmara Municipal de Vila Real). Moderação Ricardo Montes – Diretor do Agrupamento Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus. Debate 11h:10 -11h:30 Intervalo para almoço 14:00 - 14:30 - Conferência – Inteligência artificial: mais do que aparenta ser e menos do que aquilo que se faz parecer – Tiago Pinto (UTAD). Moderação Armando Félix – Diretor do Agrupamento de Escola Diogo Cão. Debate: 14:30 -15:00 15:00 - 16:00 - Conferência — A Inteligência Artificial como Disrupção nas Artes – Eliseu Pinto (Violinista concertista e Maestro). Moderação Helena Correia – Diretora da Escola Camilo Castelo Branco. Debate 16:00 - 16:30. 16:30 – 17:00 – Síntese (RBVR) Dia 26 de outubro de 2024 9:00 - 12:15 Oficinas: cada formando frequenta uma oficina, mediante inscrição prévia. 1. Utilização da IA no ensino e aprendizagem: que futuro? – Sílvia Meireles e Maria João Nascimento (Escola Secundária São Pedro). 2. Integração pedagógica de IA com um Chatbot educativo – Cátia Valéria (Embaixadora Digital). 3. O ChatGPT no apoio ao ensino e aprendizagem – Olga Carvalho e Alexandre Breda (Escola Secundária São Pedro). 4. Storytelling com recurso a ferramentas digitais e IA – Margarida Seixas (Escola Secundária Camilo Castelo Branco). Público-alvo: pré-escolar e 1º ciclo. 5. eTwinning e IA: abrindo caminhos para o futuro da educação – Sandra Pinto (Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus). 6. A Inteligência Artificial e os novos caminhos da educação – José Luís Pinto (Agrupamento de Escolas Diogo Cão. 14h00 – 17h15 – Oficinas: cada formando frequenta uma oficina, mediante inscrição prévia. 1. A IA na sala de aula – Jorge Borges (Professor e criador de conteúdos digitais). 2. Integração pedagógica de IA com um Chatbot educativo – Cátia Valéria (Embaixadora Digital). 3. Ferramentas de IA para professores – Cláudia Meireles (Agrupamento de Escolas de Barcelos). 4. Storytelling com recurso a ferramentas digitais e IA – Margarida Seixas (Escola Secundária Camilo Castelo Branco) Pré-escolar e 1º ciclo. 5. eTwinning e IA: abrindo caminhos para o futuro da educação – Sandra Pinto (Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus). 6. A Inteligência Artificial e os novos caminhos da educação – José Luís Pinto (Agrupamento de Escolas Diogo Cão). 17h15 – 17h45 – Conferência de encerramento – A Inteligência Artificial e as Bibliotecas Escolares. Carlos Pinheiro (Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares de Cascais).

Metodologias

As sessões terão um carácter teórico e teórico-prático com palestras, conferências, atividades culturais e oficinas de formação em ferramentas específicas de IA de apoio ao ensino e aprendizagem. Incluem: 1. Abertura, com a clarificação da forma de funcionamento do curso, dos respetivos conteúdos e objetivos, bem como do processo de avaliação. 2. Conferência sobre a Inteligência Artificial e o seu papel no desenvolvimento do trabalho das bibliotecas e das escolas do Ensino Não Superior; Conferência sobre os fundamentos e as aplicações da IA; Conferência sobre as implicações éticas da IA. 3. Workshops sobre as aplicações práticas da IA nas diferentes disciplinas, na educação para os media, nas artes, na promoção do pensamento crítico, literacia dos prompts e construção de Chatbots educativos. As sessões são ministradas por especialistas convidados, mas sempre acompanhados pela equipa formadora. As sessões serão moderadas pelas direções das escolas / dos agrupamentos de escolas.

Avaliação

A avaliação final consistirá num relatório individual de reflexão crítica que incidirá sobre as sessões teóricas e práticas frequentadas e as aprendizagens adquiridas. 1 a 4,9 valores – Insuficiente 5 a 6,4 valores – Regular 6,5 a 7,9 valores – Bom 8 a 8,9 valores – Muito Bom 9 a 10 valores – Excelente

Bibliografia

Caldeiro, G.; Chamorro, F.; González, N.; Kvitca, A. y Milillo, C. (2024). Inteligencia artificial y aprendizaje activo: investigación y diseño de estrategias de enseñanza con IA en escuelas. Fundar/PENT FLACSO. Lo, C. K. (2023). What is the impact of ChatGPT on education? A rapid review of the literature. Educ. Sci. 13(4), 410.  Molina, Ezequiel, Cristobal Cobo, Jasmine Pineda y Helena Rovner (2024). La revolución de la IA en Educación: Lo que hay que saber. Innovaciones Digitales de Educación. Banco Mundial. Moura, A., & Carvalho, AA (2023). Literacia de Prompts para Potenciar o Uso da Inteligência Artificial na Educação. RE@D-Revista de Educação a Distância e Elearning , 6 (2).

Formador

Teresa Maria Morais

Maria Luísa de Magalhães Pipa

Isabel Maria Moreira Arnaldo Teixeira

Maria Adelaide Jordão da Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-10-2024 (Sexta-feira) 08:30 - 11:30 3:00 Presencial
2 25-10-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 26-10-2024 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 26-10-2024 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 25-10-2024
Fim: 26-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-128830/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13:30 h
Local: Auditório de Lordelo – Vila Real

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