Técnicas de avaliação formativa (com e sem ferramentas digitais) turma T 1 - S. Pedro
Apresentação
O diagnóstico SELFIE realizado na escola no término do ano letivo 2022-23 aponta como domínio deficitário e a necessitar de intervenção, na avaliação formativa com e sem ferramentas digitais. A avaliação formativa com ferramentas digitais ou facilita o trabalho do professor e diminui a carga burocrática do trabalho na sala de aula. Neste sentido, esta ação tem como finalidade capacitar os professores para a avaliação para as aprendizagens e contribuir para a melhoria do indicador na SELFIE.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Aferir a relevância da utilização de tecnologias digitais para a introdução da dimensão formativa da avaliação. - Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica; - Planificar sequências de ensino e aprendizagem assentes numa conceção pedagógica de avaliação em ambientes digitais. - Experimentar procedimentos didáticos para a introdução da dimensão formativa da avaliação com recurso a ferramentas digitais.
Conteúdos
Planificação de sequências de ensino e aprendizagem assentes numa conceção pedagógica de avaliação com introdução de técnicas de avaliação formativa, rubricas de avaliação e feedback de qualidade. Utilização de ferramentas digitais para avaliação – diversificação de instrumentos e estratégias de avaliação. Apresentação, discussão e avaliação das atividades promovidas nos grupos disciplinares.
Metodologias
As sessões serão dinamizadas em forma de trabalho em grupo e trabalho individual. Serão realizadas sessões de reflexão e partilha (em grupo) sobre a utilização de tecnologias digitais para apoiar atividades de avaliação formativa dentro e fora da sala de aula. O trabalho individual constará da utilização de diferentes estratégias de avaliação com ferramentas digitais na sala de aula seguida de análise e reflexão - Trabalho de exploração de ferramentas digitais que podem apoiar a diversificação de estratégias de avaliação e descrição da intencionalidade pedagógica do uso de uma ferramenta num contexto de avaliação, indicando as suas potencialidades e constrangimentos. Partilha em grande grupo das ferramentas utilizadas, das vantagens, potencialidades e constrangimentos do uso do digital na avaliação dos alunos.
Avaliação
A avaliação incidirá sobre a participação e trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais e na partilha das reflexões e conclusões a realizar nas últimas sessões da ação. Trabalho desenvolvido nas sessões – 30% Sequências de aprendizagens concretizadas nos grupos disciplinares – 30% Reflexões e conclusões divulgadas e partilhadas – 40% - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a- 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente.
Bibliografia
Fernandes, D., (2006). Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, n.º 19(2), pp. 21-50. CIEd - Universidade do Minho. Fernandes, D. (2019). Para uma fundamentação e melhoria das práticas de avaliação pedagógica. Texto de apoio à formação - Projeto MAIA. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação. Gonçalves F., Albuquerque A., Aranha A., A. (2010). Avaliação – O caminho para o Sucesso no processo de ensino e de Aprendizagem. Edições ISMAI-Centro de Publicações do Instituto Superior da Maia. Lopes, J., & Silva, H. S. (2012). 50 técnicas de avaliação formativa. Lisboa: Lidel. Moreira, J. A. (2018). Reconfigurando ecossistemas digitais de aprendizagem com tecnologias audiovisuais. EmRede-Revista de Educação a Distância, 5(1), 5-15.
Anexo(s)
Formador
Maria Paula Monteiro Guedes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 10-07-2024 (Quarta-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 10-07-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 11-07-2024 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |