Orientação Sexual e Identidade de Género turma T 1 - Rodo

Apresentação

Até há poucas décadas, a orientação sexual e a identidade de género não hegemónicas eram consideradas patológicas. Uma longa caminhada tem sido feita, nomeadamente na área da saúde mental, para combater o estigma, o preconceito e a ignorância associados a essa história de patologização.Trata-se de grupos sociais que têm sido alvo de graves discriminações que atentam contra os seus direitos e liberdades fundamentais, por ignorância e preconceito relativamente a dimensões da identidade humana. Não raras vezes, as pessoas LGBTQI+ são sujeitas a situações de opressão, desigualdade e de violência, as quais põem em causa a sua saúde física, psicológica, sexual, reprodutiva e social. Face a estas evidências, um vasto percurso tem sido também percorrido em matéria de políticas públicas, como é disso exemplo a adoção da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, 2018-2030, “Portugal + Igual”, que integra pela primeira vez, no país, um Plano de Ação para o Combate à Discrimi

Destinatários

Pessoal Não Docente.

Objetivos

Espera-se que esta ação de formação possa constituir um recurso informativo e de apoio à prática, funcionando como um facilitador do desenvolvimento contínuo e sistemático dos profissionais da Educação, servindo, por outro lado, como um referencial promotor de uma intervenção de qualidade, culturalmente competente e afirmativa, em contextos educativos que contribuam para a facilitação de uma construção dinâmica e Saudável da Orientação Sexual e Identidade de Género dos seus alunos

Conteúdos

1- Apresentação (1 hora);2- Definição e análise dos Conceitos: Sexo; Género; Papéis de Género; Expressão de Género; Identidade de Género; Orientação Sexual; Transsexualidade; Cissexualidade; Homofobia; Heterossexismo; Heteronormatividade; Cisnormatividade; Queer (4 horas);3- Maturidade/Preparação para a prática de relações sexuais (2 horas)4- As dimensões implicadas na construção da Identidade/Orientação Sexual (2 horas)5- Importância do diálogo com pais, outros familiares ou figuras de referência na construção da Identidade/Orientação Sexual (2 hora);6- Legislação no âmbito das Pessoas LGBTQ (2 hora);7- Fornecer oportunidades de reflexão e sugestões de atuação no domínio da Orientação Sexual e Identidade de Género (1 hora); 8- Avaliação (1 hora)

Metodologias

Até há poucas décadas, a orientação sexual e a identidade de género não hegemónicas eram consideradas patológicas. Uma longa caminhada tem sido feita, nomeadamente na área da saúde mental, para combater o estigma, o preconceito e a ignorância associados a essa história de patologização.Trata-se de grupos sociais que têm sido alvo de graves discriminações que atentam contra os seus direitos e liberdades fundamentais, por ignorância e preconceito relativamente a dimensões da identidade humana. Não raras vezes, as pessoas LGBTQI+ são sujeitas a situações de opressão, desigualdade e de violência, as quais põem em causa a sua saúde física, psicológica, sexual, reprodutiva e social. Face a estas evidências, um vasto percurso tem sido também percorrido em matéria de políticas públicas, como é disso exemplo a adoção da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, 2018-2030, “Portugal + Igual”, que integra pela primeira vez, no país, um Plano de Ação para o Combate à Discrimi

Avaliação

Avaliação Quantitativa - Avaliação Qualitativa - Ponderação participação: 60%; Ponderação assiduidade: 10%; Ponderação testes/trabalhos escritos: 30%

Modelo

Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação; Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação; Relatório final da entidade formadora; Relatório final do formador.

Bibliografia

Borges, B; Gonçalves, J. 2022. Violência(s) no contexto escolar: o enfrentamento da homofobia na escola;Esteves, M; Santos, Ana; Santos A. 2021. Zonas de Liberdade LGBTI+? Práticas e Gramáticas para uma Intervenção Profissional Inclusiva com Crianças e Jovens LGBTI+ Ordem dos Psicólogos Portugueses. 2020. Linhas de Orientação para a Prática Profissional no âmbito da Intervenção Psicológica com Pessoas LGBT

Anexo(s)

Formador

Sérgio Alexandre Ramalho Marado Lancinha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-07-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 18-07-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 19-07-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 19-07-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
Início: 18-07-2024
Fim: 19-07-2024
Acreditação: DGAE/1121/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo