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Educação Artística – Dança como recurso pedagógico transdisciplinar turma 1

Apresentação

A Academia do Plano Nacional das Artes apresenta esta ação no domínio da Dança para educadores de infância e docentes do 1.º CEB. A sensibilidade estética e artística é uma competência legítima, reconhecida e fundamental na organização curricular e no desenvolvimento pessoal; próxima das artes e do processo criativo, incentiva a escola a dinâmicas transdisciplinares — promovendo a transformação. Por conseguinte, pretende-se a valorização da Educação Artística nas escolas, apresentando, renovando e dinamizando práticas pedagógicas adaptadas às exigências atuais. Para este propósito, este curso apresenta um conjunto de referentes, de conteúdos, de recursos pedagógicos e de processos criativos, através de atividades específicas da área da Dança, tendo em conta uma perspetiva transdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento. Com o objetivo de aumentar as competências profissionais e pessoais dos educadores de Infância e docentes do 1.º CEB, observando os princípios orientadores e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pretende-se fornecer ferramentas que o professor possa explorar em contexto de sala de aula, proporcionando aos seus alunos um entendimento conceptual da Dança nas suas diversas vertentes e possibilidades interdisciplinares.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo;.

Objetivos

• Observar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Matriz Curricular em Educação Artística, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais para a Dança; • Promover metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade para a consciência de corpo e qualidade de movimento com expressividade; • Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros, relacionando a dança com as outras áreas do saber; • Desenvolver um conjunto de recursos pedagógicos, através de atividades especificas, que promovam uma pedagogia ativa centrada na criação, na experiência e na exploração do mundo envolvente, bem como na interpretação performativa, privilegiando o corpo e o movimento expressivo.

Conteúdos

Contextualização (1/2h) Missão e estratégias do Plano Nacional das Artes; Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico. Documentos de referência: Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Educação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico — Matriz Curricular/Dança. Conteúdos específicos da Dança (1h30m) - Consciência de domínio do corpo. - Corpo e movimento. - Corpo e espaço. - Corpo, tempo e dinâmica. - Corpo e relações. - Sequência de movimentos, performance/coreografia. - Dança: estilos, formas e géneros. Recursos educativos (11h) Movimento e consciência corporal (4h30m) 1. O movimento dançado. 2. Conteúdos: consciência do corpo; corpo e movimento; corpo, tempo e dinâmica. 3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança). 4. Discursos comparativos: trajetórias de abordagem transdisciplinar. 5. Atividade: mapear o corpo — as possibilidades de movimento e sua expressividade. Espaço pensado pelo corpo (4h30) 1. Onde o corpo dança. O corpo e o trajeto no espaço. Direções de movimento no espaço. Espaço partilhável. 2. Conteúdos: corpo e espaço; corpo e relações. 3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança). 4. Discursos comparativos: trajetórias de abordagem transdisciplinar. 5. Atividade: desenhar com o corpo no espaço — projeção e progressão espacial do movimento. Reflexão e exposição de propostas de trabalho (2h) 1. Apresentação de proposta de um recurso pedagógico, com caráter transdisciplinar, que reflita os conteúdos abordados na ação.

Metodologias

Presencial: Sessões teórico-práticas. Os conteúdos são expostos no decurso da apresentação com uma sequência de recursos, materiais, dispositivos e instrumentos para a prática educativa. Simultaneamente, desenvolvem-se modelos pedagógicos diferenciados na área da Dança, centrados numa aprendizagem que potencie o desenvolvimento pleno do aluno. Neste enquadramento, a apresentação do conjunto dos recursos pedagógicos é acompanhada pelos procedimentos necessários à sua produção, manuseamento a aplicação em contexto escolar. Os formandos irão ser convidados a desenvolver propostas individuais de trabalho para a construção de um recurso pedagógico a apresentar e discutir com os colegas na última sessão.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios: Participação/Contribuição: 50%; Trabalho de aplicação de Conteúdos (Projeto e reflexão crítica): 50%.

Bibliografia

BATALHA, A. P. (2004). Metodologia do Ensino da Dança. Cruz - Quebrada, Edições FMH LABAN, R. (1975). Modern Educacional Dance. Plymouth: Nothecote House Publishers FAZENDA, M. J. (2012). Dança Teatral: Ideias, Experiências, Ações. Lisboa: Colibri NETO, C. (2004). Desenvolvimento da Motricidade e as Culturas da Infância. Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Século XXI. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO

Anexo(s)

Formador

Mercedes Prieto Martinez

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-07-2024 (Quinta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
2 05-07-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
3 06-07-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 06-07-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 04-07-2024
Fim: 06-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123630/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: Auditório do Centro Escolar de Lordelo