455

XIII Jornadas Pedagógicas Aprender em Comunidade - Inteligência Artificial: Novos desafios para a Educação turma _Turma 1

Apresentação

A relevância crescente da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no contexto educativo, juntamente com a necessidade imperiosa de capacitar docentes e discentes para lidarem adequadamente com esta realidade, fundamenta a urgência na implementação das Jornadas do AEMM. A IAG detém o potencial de revolucionar metodologias e estratégias pedagógicas, promovendo uma educação mais adaptada às necessidades individuais, eficiente e amplamente acessível. As ferramentas de IAG representam recursos inestimáveis para o ambiente educativo, todavia, é essencial que os docentes não apenas dominem as competências técnicas para a sua utilização efetiva, mas também estejam plenamente conscientes das implicações éticas e sociais que acompanham o seu uso. As Jornadas de formação almejam oferecer uma visão completa sobre o papel da IAG na educação e na promoção do sucesso dos alunos, apresentando um programa interativo materializado em apresentações teóricas (palestras ou conferências), demonstrações práticas (WS) e sessões de debate, permitindo aos participantes uma análise profunda das potencialidades e desafios do uso da IAG nos contextos educativos, promovendo, entre os formandos, a reflexão crítica, a colaboração e discussão construtiva.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, pode relevar na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.

Objetivos

- Sensibilizar o Agrupamento para a compreensão das potencialidades das metodologias colaborativas com o uso de tecnologias digitais e Inteligência Artificial para o desenvolvimento das competências essenciais para o século XXI, conforme definido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais; - Familiarizar os formandos com a Inteligência Artificial Generativa e o seu papel na educação; -Apresentar aplicações/ferramentas de IA e discutir as suas possíveis utilizações em contexto de sala de aula; - Expor exemplos práticos de aplicação de IAG, sublinhando o seu potencial transformador. - Inspirar à integração ética da IAG, através da criação de experiências de aprendizagem mais personalizadas e eficazes, em ambientes controlados. - Facilitar uma discussão aberta sobre os desafios e oportunidades da IA na educação.

Conteúdos

9 de julho - Local a definir Manhã 08h30— Abertura do secretariado 09h00 - Sessão de abertura —Rui Santos (Presidente da Câmara Municipal de Vila Real); Luísa Costa (Presidente do Conselho Geral AEMM); Ricardo Montes (Diretor AEMM); Carlos Santos Silva (Diretor CFAEVR) 10h30 - Conferência - Professor. Joaquim José Jacinto Escola 11h30 – Intervalo 12h00 – Conferência - Professor. Manuel Florindo Alves Meirinhos 13h00 - Intervalo para almoço Tarde 14h30 - Conferência - prof. Paulo Torcato 16h30 – Coffee-break 16h45 - Mesa redonda /Debate / Perguntas aos oradores 17h45 –Fim dos trabalhos 18h00– Momento cultural 10 de julho- Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus (todos os participantes devem inscrever-se em pelo menos 4 workshops diferentes) 01 – Programação e Robótica com IA* Paulo Torcato 02 – Ia na disciplina de Português no 10.º e 11.º anos.* Ulisses Mota 03 – Aplicações de IA – do Unimodal ou Multimodal * Cátia Pimenta Valéria 04 - Exploração técnica e pedagógica de aplicações/ ferramentas de IA* Cátia Pimenta Valéria 05- Canva* Sandra Pinto *títulos provisórios 09h00 – Workshops paralelos (a) 13h00 – Intervalo para almoço 14h30 – Workshops paralelos (b ) 18h00 - Fim dos trabalhos 11 de julho - Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus 09h00 – Workshops paralelos (c) 13h00 – Intervalo para almoço 14h30 – Workshops paralelos (b ) 18h00 - Fim dos trabalhos 12 de julho – Espaço Miguel Torga 9h30 – Momento Cultural 10h00 - Conferência: Professor Carlos Fiolhais Inteligência Artificial: o futuro é já hoje 11h30 - Debate 12h00 - Sessão de encerramento 13h00 - Fim dos trabalhos

Metodologias

As jornadas têm como metodologias as sessões para todos os participantes e os Workshops. Todos os participantes devem frequentar 3 Workshops.

Avaliação

Todos os formandos serão avaliados de 1 a 10 de acordo com os seguintes critérios: Os participantes devem elaborar um Relatório Individual de Reflexão Crítica que deverá respeitar a estrutura seguinte: I parte - reflexão crítica sobre uma das palestras (indicar nome da palestra); II parte - exposição sucinta de pelo menos um dos workshops frequentados (indicar nome do workshop); III parte - análise do impacto da formação para a sua prática letiva (mobilizando conhecimentos científicos das temáticas abordadas nas conferências e nos workshops);

Bibliografia

Coelho, H. (1995). Inteligência Artificial em 25 lições, Fundação Calouste Gulbenkian.Costa, E. & Simões, A. (2004). Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicações, FCA.Genesereth, M. & Nilsson, J. (1987). Logical Foundation of Artificial Intelligence. Morgan Kaufmann Publishers, Inc.Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. https://erte.dge.mec.pt/noticias/digcompedu-quadro-europeu-de-competencia-digital-para-educadoresMitchell, T. (1997). Machine Learning, McGraw-Hill

Anexo(s)

Formador

Sandra Isabel Monteiro Costa Pinto

Ricardo Manuel Pinto Montes

Cátia Liliana Pimenta Valéria

Maria do Carmo Guedes Martins Quinteira

Maria José Dias Machado

Sónia Margarida Pinheiro de Barros Pereira

Maria Deolinda Socorro Ferreira

Sónia Margarida do Rosário Calça Xavier

Délia Maria da Silva Fagundes

Maria Adelina Vaz Morgado

Teresa Margarida Dias Moreira de Carvalho Capela

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-07-2024 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 09-07-2024 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 10-07-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 10-07-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
5 11-07-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 11-07-2024 (Quinta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
7 12-07-2024 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 09-07-2024
Fim: 12-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-126432/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus