CAPACITAR PARA AVALIAR: DO TRABALHO INDIVIDUAL AO CONHECIMENTO REFLEXIVO E PARTILHADO turma 1

Apresentação

As medidas previstas para a recuperação das aprendizagens propostas pelo ministério da educação para 2023 -24 incluem a promoção da diversificação dos instrumentos e estratégias de avaliação formativa com a integração, no quotidiano escolar, das práticas de auto e heteroavaliação promotoras da autorregulação das aprendizagens. O diagnóstico SELFIE realizado na escola no término do ano letivo 2022-23 aponta como domínio deficitário e a necessitar de intervenção, a avaliação com ferramentas digitais. Sabendo que a avaliação formativa com ferramentas digitais facilita o trabalho do professor e diminui a carga burocrática do trabalho na sala de aula, esta ação tem como finalidade capacitar os professores para a avaliação para as aprendizagens e contribuir para a melhoria do indicador na SELFIE. De igual modo, assentando a formação nas orientações do trabalho desenvolvido pelos professores na sua prática quotidiana, num trabalho continuado no tempo (2 períodos letivos) com autorregulação e feedback a contribuir para a melhoria das práticas docentes, espera-se um elevado impacto no desenvolvimento profissional dos professores.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Trabalhar colaborativamente na melhoria dos critérios de avaliação e na diversificação dos instrumentos de avaliação em função dos objetivos curriculares, numa perspetiva de avaliação das aprendizagens. - Promover práticas de trabalho colaborativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula; - Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática; - Aferir a relevância da utilização de tecnologias digitais para a introdução da dimensão formativa da avaliação. - Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica; - Planificar sequências de ensino e aprendizagem assentes numa conceção pedagógica de avaliação. - Desenvolver práticas de avaliação formativa, rubricas, feedback, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. - Experimentar procedimentos didáticos para a introdução da dimensão formativa da avaliação com recurso a ferramentas digitais.

Conteúdos

Clarificação concetual: Avaliar, classificar e certificar – (3 horas presenciais). Reflexão e construção colaborativa da Política de avaliação da escola – os critérios de avaliação, o currículo e o enquadramento institucional (6 horas de trabalho autónomo nos grupos disciplinares). Partilha dos resultados do trabalho nos grupos disciplinares (3 horas presenciais). Planificação de sequências de ensino e aprendizagem assentes numa conceção pedagógica de avaliação com introdução de técnicas de avaliação formativa simples e eficazes, rubricas de avaliação e feedback de qualidade (4 horas de trabalho autónomo nos grupos disciplinares). Utilização de ferramentas digitais para avaliação – diversificação de instrumentos e estratégias de avaliação (3 horas de trabalho autónomo nos grupos disciplinares) Apresentação, discussão e avaliação das atividades promovidas nos grupos disciplinares (7 horas presenciais).

Avaliação

Todos os Formandos são avaliados de 1 a 10 de acordo com os seguintes critérios: A avaliação incidirá sobre a participação e trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais, na componente de trabalho individual e colaborativo realizado nos grupos disciplinares e na partilha das reflexões e conclusões a realizar nas últimas sessões da ação. Trabalho desenvolvido nas sessões – 30% Sequências de aprendizagens concretizadas nos grupos disciplinares – 30% Reflexões e conclusões divulgadas e partilhadas – 40%

Bibliografia

Fernandes, D. (2019b). Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In M.I. R. Ortigão, D. Fernandes, T. V. Pereira, & L. Santos (Orgs.). Avaliar para aprender em Portugal e no Brasil: Perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento (pp.139-164). CRV Lopes, J., & Silva, H. S. (2012). 50 técnicas de avaliação formativa. Lisboa: Lidel. Silva, M. H. S., & Lopes, J. P. (2016). Três estratégias básicas para a melhoria da aprendizagem: Objetivos de aprendizagem, avaliação formativa e feedback. Revista eletrónica de Educação e Psicologia, 7, 12-31. Disponível em: http://edupsi.utad.pt/index.php/component/content/article/79-revista2/144 Silva, H., & Lopes, J. (2015). O professor faz a diferença no desempenho escolar dos seus alunos O que nos diz a investigação educativa. Revista Eletrónica de Educação e Psicologia, 2, 62-81. Disponível em: o-professor-faz-a-diferenca-no-desempenho-escolar-dos-seus-alunos-o-que-nos-diz-a-investigacao-educativa

Anexo(s)

Formador

Maria Paula Monteiro Guedes

Paula Maria Fidalgo Fonseca Matias

Sónia Maria Barros de Moura Nogueira

Teresa Maria Morais

Carla Márcia Vilela Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 18-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 15-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
4 29-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
5 13-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 04-03-2024
Fim: 13-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123353/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: Escola Secundária S. Pedro