CAPACITAR PARA AVALIAR: DO TRABALHO INDIVIDUAL AO CONHECIMENTO REFLEXIVO E PARTILHADO turma 1
Apresentação
As medidas previstas para a recuperação das aprendizagens propostas pelo ministério da educação para 2023 -24 incluem a promoção da diversificação dos instrumentos e estratégias de avaliação formativa com a integração, no quotidiano escolar, das práticas de auto e heteroavaliação promotoras da autorregulação das aprendizagens. O diagnóstico SELFIE realizado na escola no término do ano letivo 2022-23 aponta como domínio deficitário e a necessitar de intervenção, a avaliação com ferramentas digitais. Sabendo que a avaliação formativa com ferramentas digitais facilita o trabalho do professor e diminui a carga burocrática do trabalho na sala de aula, esta ação tem como finalidade capacitar os professores para a avaliação para as aprendizagens e contribuir para a melhoria do indicador na SELFIE. De igual modo, assentando a formação nas orientações do trabalho desenvolvido pelos professores na sua prática quotidiana, num trabalho continuado no tempo (2 períodos letivos) com autorregulação e feedback a contribuir para a melhoria das práticas docentes, espera-se um elevado impacto no desenvolvimento profissional dos professores.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Trabalhar colaborativamente na melhoria dos critérios de avaliação e na diversificação dos instrumentos de avaliação em função dos objetivos curriculares, numa perspetiva de avaliação das aprendizagens. - Promover práticas de trabalho colaborativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula; - Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática; - Aferir a relevância da utilização de tecnologias digitais para a introdução da dimensão formativa da avaliação. - Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica; - Planificar sequências de ensino e aprendizagem assentes numa conceção pedagógica de avaliação. - Desenvolver práticas de avaliação formativa, rubricas, feedback, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. - Experimentar procedimentos didáticos para a introdução da dimensão formativa da avaliação com recurso a ferramentas digitais.
Conteúdos
Clarificação concetual: Avaliar, classificar e certificar – (3 horas presenciais). Reflexão e construção colaborativa da Política de avaliação da escola – os critérios de avaliação, o currículo e o enquadramento institucional (6 horas de trabalho autónomo nos grupos disciplinares). Partilha dos resultados do trabalho nos grupos disciplinares (3 horas presenciais). Planificação de sequências de ensino e aprendizagem assentes numa conceção pedagógica de avaliação com introdução de técnicas de avaliação formativa simples e eficazes, rubricas de avaliação e feedback de qualidade (4 horas de trabalho autónomo nos grupos disciplinares). Utilização de ferramentas digitais para avaliação – diversificação de instrumentos e estratégias de avaliação (3 horas de trabalho autónomo nos grupos disciplinares) Apresentação, discussão e avaliação das atividades promovidas nos grupos disciplinares (7 horas presenciais).
Avaliação
Todos os Formandos são avaliados de 1 a 10 de acordo com os seguintes critérios: A avaliação incidirá sobre a participação e trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais, na componente de trabalho individual e colaborativo realizado nos grupos disciplinares e na partilha das reflexões e conclusões a realizar nas últimas sessões da ação. Trabalho desenvolvido nas sessões – 30% Sequências de aprendizagens concretizadas nos grupos disciplinares – 30% Reflexões e conclusões divulgadas e partilhadas – 40%
Bibliografia
Fernandes, D. (2019b). Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In M.I. R. Ortigão, D. Fernandes, T. V. Pereira, & L. Santos (Orgs.). Avaliar para aprender em Portugal e no Brasil: Perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento (pp.139-164). CRV Lopes, J., & Silva, H. S. (2012). 50 técnicas de avaliação formativa. Lisboa: Lidel. Silva, M. H. S., & Lopes, J. P. (2016). Três estratégias básicas para a melhoria da aprendizagem: Objetivos de aprendizagem, avaliação formativa e feedback. Revista eletrónica de Educação e Psicologia, 7, 12-31. Disponível em: http://edupsi.utad.pt/index.php/component/content/article/79-revista2/144 Silva, H., & Lopes, J. (2015). O professor faz a diferença no desempenho escolar dos seus alunos O que nos diz a investigação educativa. Revista Eletrónica de Educação e Psicologia, 2, 62-81. Disponível em: o-professor-faz-a-diferenca-no-desempenho-escolar-dos-seus-alunos-o-que-nos-diz-a-investigacao-educativa
Anexo(s)
Formador
Maria Paula Monteiro Guedes
Paula Maria Fidalgo Fonseca Matias
Sónia Maria Barros de Moura Nogueira
Teresa Maria Morais
Carla Márcia Vilela Alves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-03-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |
4 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |
5 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |