Ferramentas de Inteligência Artificial na Educação - CANVA turma _AEMM_1

Apresentação

A presente ação de curta duração, visa dar a conhecer aos professores a ferramenta digital Canva como nova ferramenta que otimiza o trabalho colaborativo resultante do novo paradigma da autonomia e flexibilidade curricular emanada do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho. A utilização desta ferramenta em sala de aula, tem em vista a construção e aplicação de cenários de aprendizagem que promovam a investigação, a criatividade e o trabalho colaborativo dos alunos e se constituam como uma mais-valia do processo de ensino-aprendizagem, respondendo aos projetos do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus que concebeu planos de ação estratégica com vista à melhoria do sucesso escolar, desafiando a pedagogia tradicional quanto aos modos de funcionamento da escola e da sua relação com a comunidade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Facilitar a criação de materiais educativos; Implementar novas práticas colaborativas no âmbito da flexibilização curricular; Fomentar o trabalho colaborativo com recurso ao Canva; Construir, testar e partilhar novos materiais pedagógicos utilizando o Canva em contexto de sala de aula; Estimular a criatividade dos alunos; Promover a comunicação visual.

Conteúdos

- Aceder ao Canva Educação de forma gratuita - Explorar algumas das potencialidades do Canva tais como: apresentações, elaboração de cartazes, imagens, criação de turmas; criação de apresentações com Inteligência Artificial.

Modelo

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD

Bibliografia

BRAGA, Denise Bértoli. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez, 2013. MONTEIRO, Angélica, MOREIRA, J. António, Ensinar e Aprender com Tecnologias Digitais (eBook) - Abordagens Teóricas e Metodológicas, Porto Editora, 2013

Formador

Ricardo Manuel Pinto Montes

Início: 15-05-2024
Fim: 22-05-2024
Acreditação: CFAEvr-ACD 23/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Morgado de Mateus