A utilização de ferramentas digitais no desenvolvimento do trabalho colaborativo em sala de aula turma _ESCCB_1

Apresentação

A presente ação, visa dotar os professores e alunos de novas ferramentas que otimizem o trabalho colaborativo resultante do novo paradigma da autonomia e flexibilidade curricular emanada do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho. A utilização destas tecnologias em sala de aula, tem em vista a construção e aplicação de cenários de aprendizagem que promovam a investigação, a criatividade e o trabalho colaborativo dos alunos e se constituam como uma mais-valia do processo de ensino-aprendizagem, respondendo aos projetos dos Agrupamentos de Escolas que conceberam planos de ação estratégica com vista à melhoria do sucesso escolar, desafiando a pedagogia tradicional quanto aos modos de funcionamento da escola e da sua relação com a comunidade.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, pode relevar na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.

Objetivos

- Implementar novas práticas colaborativas no âmbito da flexibilização curricular; - Contribuir para uma mudança na organização e nos métodos pedagógicos na sala de aula; - Fomentar o trabalho em rede com recurso a ferramentas digitais; - Contribuir para a consolidação de uma cultura de atualização e desenvolvimento permanente de professores e alunos; - Incentivar práticas de investigação e auto-aprendizagem dos alunos; - Contribuir para a aquisição de competências específicas no domínio das TIC; - Construir, testar e partilhar novos materiais pedagógicos utilizando ferramentas digitais em contexto de sala de aula;

Conteúdos

Estrutura da Formação (Sessão presencial) • Diagnóstico da situação e conhecimentos dos formandos; • Organização da formação; • Ferramentas a utilizar ao longo da formação Horas de formação: 1 hora Módulo 1 - Google Drive (Sessão presencial) 1 - Introdução • Introdução ao Google Drive. • Funcionalidades do Google Drive. 2 - Painel de navegação do Google Drive • Como usar cada botão de comando no Google Drive. • Como fazer pesquisas de arquivos no Google Drive. • Como fazer upload de arquivos para o Google Drive. • Painel de navegação do Google Drive 3 – Ferramentas • Documentos do Google • Folhas de Cálculo do Google • Apresentações do Google 4 - Recursos avançados. • Como criar uma pasta local para sincronizar meus arquivos com o Google Drive. • Partilha de documentos no Google Drive. • Opções de partilha de documentos no Google Drive. • Como converter arquivos PDFs em aquivos de Texto. • Acesso aos Arquivos Offline. Horas de formação presenciais: 6 horas   Módulo 2 - Google Forms ( Sessão presencial ) • Criação de um documento questionários/formulário. • Tipos de perguntas e campos. • Modelos e templates. • Tratamento das respostas. • Criação de um formulário de teste. • Avaliação automática do formulário teste. Horas de formação: 3 horas Módulo 3 - Google Calendar ( Sessão presencial ) • Criar eventos e convidar participantes • Partilhar a agenda • Utilizar a agenda em múltiplos dispositivos . Horas de formação: 1 horas Módulo 4 – Google Classroom • Criar Turma • Secções o Stream (Mural)  Criar anúncios  Responder a mensagens de alunos o Trabalhos da Turma  Trabalho  Pergunta  Questionário  Material o Pessoas  Adicionar alunos  Adicionar professores • Lista a Fazer o Aluno  Trabalhos a realizar o Professor  Avaliação dos trabalhos • Avaliação da ação Horas de formação: 4 horas

Metodologias

A Oficina desenvolve-se em 4 módulos de formação, que serão trabalhados em duas fases presenciais. A primeira fase abarca a formação presencial dos módulos 1 e 2, com a duração total de 10 horas. A segunda fase contempla as sessões presenciais dos módulos 3 e 4. Nestas sessões presenciais, o formando/docente apropria-se dos conhecimentos teóricos e de caráter prático necessários para o desenvolvimento do trabalho autónomo com os alunos em sala de aula. No final da primeira fase, decorre um tempo de trabalho autónomo, com a duração de 7 horas, em que o formando planifica uma atividade com os seus alunos, partilha com eles os objetivos do trabalho e recolhe sugestões. No decurso da 2ª fase da oficina de formação, enquanto o docente participa nas sessões presenciais, os alunos vão investigando e testando as ferramentas digitais, sob a supervisão do professor. No final do módulo 4, segue-se novo período de trabalho autónomo, em que docente e alunos desenvolvem a atividade planificada. Na última sessão da ação, cada docente faz uma apresentação sumária do trabalho desenvolvido, que será revertido na reflexão final individual.

Avaliação

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nos dois itens gerais: - 25% (participação); - 75% (trabalho produzido).

Bibliografia

Braga, Denise Bértoli (2013) - Ambientes Digitais - reflexões teóricas e práticas, Cortez Editora, SP, Brasil Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Disponível em https://books.google.pt/books?id=yL9mOXySqLgC&printsec=frontcover&dq=ferramentas+digitais+em+sala+de+aula&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwi63ffb4ZrfAhUP4YUKHUAZDhI4ChDoAQgsMAE#v=onepage&q=ferramentas%20digitais%20em%20sala%20de%20aula&f=false, Consultado em 12-12-2018 Domine a Web, Disponível em https://books.google.pt/books?id=obqoBwAAQBAJ&pg=PA56&dq=google+drive&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwiC_cXr4JrfAhVOzoUKHRKRChsQ6AEINTAC#v=onepage&q=google%20drive&f=false. Consultado em 12-12-2018

Formador

António Augusto Vilares Dias

Marília de Fátima Carvalho Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-05-2024 (Terça-feira) 18:15 - 21:15 3:00 Presencial
2 09-05-2024 (Quinta-feira) 18:15 - 20:15 2:00 Presencial
3 14-05-2024 (Terça-feira) 18:15 - 21:15 3:00 Presencial
4 16-05-2024 (Quinta-feira) 18:15 - 21:15 3:00 Presencial
5 21-05-2024 (Terça-feira) 18:15 - 20:15 2:00 Presencial
6 23-05-2024 (Quinta-feira) 18:15 - 20:15 2:00 Presencial
Início: 07-05-2024
Fim: 23-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124680/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária Camilo Castelo Branco