A plataforma Office 365 na educação turma A5_6

Apresentação

A ação de formação pretende melhorar os conhecimentos e a o modo de utilização da plataforma Office 365 institucional, promovendo a utilização de um conjunto de ferramentas que facilitam a organização do trabalho em ambiente escolar, bem como a interação entre professores e alunos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.

Objetivos

Com esta ação de formação, pretende-se atingir os seguintes objetivos: - Promover uma melhor utilização de ferramentas de comunicação e organização dentro da comunidade escolar; - Aumentar o grau de utilização de Ferramentas de Edição, Partilha e Armazenamento; - Utilizar Ferramentas de Gestão e Monitorização de Tarefas; - Utilizar Ferramentas de Colaboração; - Conhecer outras ferramentas de colaboração, edição e comunicação.

Conteúdos

1. Introdução  Visão global do Office 365 Educação  Cenários de utilização: Gestão Administrativa vs Gestão Pedagógica 2.Ferramentas de Comunicação e Organização  Outlook – Correio, Calendário e Contactos 3. Ferramentas de Edição, Partilha e Armazenamento  Office Online – Edição de documentos em simultâneo  OneDrive – Armazenamento de ficheiros online  Sharepoint – Plataforma de gestão documental 4.Ferramentas de Gestão e Monitorização de Tarefas  Planner - Gestão de projetos e trabalho em equipa  ToDo – Gestão e organização do dia-a-dia  Tasks – Planeamento e calendarização de tarefas 5.Ferramentas de Colaboração  Microsoft Teams – Plataforma de gestão de equipas e turmas  OneNote – Bloco de notas partilhado  Yammer – Rede social da organização 6.Outras ferramentas de colaboração, edição e comunicação  Stream – Plataforma de vídeos da organização  Delve – Organização e partilha  Forms – Criação de formulários  Sway – Apresentações dinâmicas e interativas

Metodologias

As sessões são teórico-práticas com recurso a: - metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, para a introdução de aplicações da plataforma; - metodologia da resolução de problemas, para a consolidação da utilização de aplicações.

Avaliação

Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores, tendo em consideração as orientações emanadas pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores e de acordo com os critérios definidos no Regulamento Interno do Centro de Formação, a saber: 40% para a participação e empenho; 60% para a realização de tarefas propostas nas sessões, incluindo uma reflexão crítica individual,

Bibliografia

Computação em Nuvem com o Office 365, Hélio Engholm Júnior, edições Novatec Editora [ISBN-13: 978-8575224250]OFFICE 2019-OFFICE 365: principales novidades, paso a paso, Rosario Peña Pérez, Editorial Altaria [ISBN-13: ISBN-13: 978-8494731976]

Formador

Miguel Pedro Cardoso Madureira

Início: 10-05-2024
Fim: 29-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-116947/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: A definir