Aprendizagem, Bem Estar e Saúde Mental turma T1_AEJAC
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
No âmbito da Portaria n.o 196-A/2010, publicada a 9 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Perceber noções de Neurociência como neuroplasticidade e funções nervosas superiores (atenção, memoria, motivação, emoções e funções executivas); - Compreender qual o papel da Neurociência na Educação; - Estabelecer as relações entre a Neurociência as Aprendizagens a Felicidade e o Bem-Estar; - Debater estratégias que potencializam o Bem-Estar, a felicidade e as Aprendizagens; - Definir estratégias de promoção de Saúde Mental em Contexto Escola; - Prevenir e identificar Doença Mental em Contexto Escolar
Conteúdos
-Neurociência do Bem-Estar e Aprendizagem - Bem-Estar e Aprendizagem: que conexão cerebral? - Saúde Mental para docentes: da identificação à atuação - Enquanto docentes, como podemos promover a saúde mental e prevenir a doença mental dos nossos alunos?
Anexo(s)
Formador
Maria João Coelho Presa Xavier
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |