Competências em TIC : Curso A turma _AEMT A
Apresentação
Em função do plano de atividades: A formação e certificação de Pessoal Não Docente correspondem ao reconhecimento que, no âmbito do PTD, é feito sobre a necessidade de investimento no capital social e humano como forma de responder aos objectivos de modernização da escola em Portugal. A escola, enquanto organização social, apresenta uma complexidade natural própria. No âmbito organizacional as Tecnologias de Informação e Comunicação. (TIC) têm vindo a assumir um papel cada vez mais influente, sendo notória uma evolução permanente nos paradigmas relacionados com a sua utilização Constituindo um imperativo que a escola acompanhe e, até, lidere o desenvolvimento verificado nas outras áreas e contextos da vida em sociedade e a par dos recursos disponibilizados, faz sentido, de facto, preparar convenientemente os agentes educativos para usarem regularmente e poderem tirar partido das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas suas actividades profissionais. Em função dos destinatários: O curso pretende proporcionar ao pessoal não docente a aquisição de competências essenciais para a sua actividade profissional de modo a que, no final, possua conhecimentos, capacidades e valores que lhe permitam realizar actividades como: • Aceder e usar informação pertinente. • Conhecer as diferentes funcionalidades dos processadores de texto que lhe permitam elaborar materiais com utilidade para a sua actividade profissional. • Estabelecer diferentes tipos de comunicação e interacção através da Internet com outras pessoas, utilizando ferramentas adequadas. • Fazer tratamento de imagem em formato digital de forma a facilitar o uso das mesmas em recursos e materiais pedagógicos. • Utilizar a folha de cálculo para construção de instrumentos de organização de informação.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
• Abordar os elementos básicos do computador e periféricos, bem como as respectivas funções, e, também a terminologia básica do sistema operativo. • Promover a elaboração, organização, armazenamento e transferência de informação em formato digital. • Estimular a pesquisa na Internet a partir da identificação de objectivos e recursos relevantes para a sua área profissional. • Saber avaliar a qualidade e credibilidade das fontes e da informação pesquisada. • Estimular comportamentos que melhorem a segurança dos sistemas (usar anti-vírus, firewall, entre outros). • Promover a utilização das principais funcionalidades de um processador de texto na produção de materiais para a sua actividade profissional.
Conteúdos
1. Organização e planeamento da acção 2. Acesso e uso de informação em formato digital - Ligar e desligar o computador e conectar alguns periféricos; Criar, copiar, transferir, renomear e gerir documentos e pastas; Aceder à Internet; Usar de forma básica os navegadores – navegar, armazenar, guardar favoritos, localizar e imprimir informação; Pesquisar com um motor de busca ou em directórios. 3. Escrita em formato digital - Escrever um texto e formatá-lo; Usar um corrector ortográfico; Utilizar as funcionalidades de sinonimia na escrita; Reorganizar um texto desorganizado. 4. Introdução à comunicação através de meios digitais - Utilizar um sistema de mensagens instantâneas; Enviar mensagens de correio electrónico a um e a vários destinatários; Receber e imprimir uma mensagem por correio electrónico. 5. Organização e registo de dados numa folha de cálculo - Criar e formatar uma folha de cálculo; Introduzir e configurar informação; Utilizar fórmulas e funções simples para processar cálculos, com os operadores aritméticos, média, máximo, mínimo, …); Inserir gráficos. 6. Organização e criação de uma base de dados. 7. Segurança na internet - Regras de comunicação e comportamentos on-line; Protecção de dados e preservação de privacidade; Direito de autor e identificação das fontes. 8. Criação de apresentações - Utilizar e alterar uma apresentação predefinida; Elaborar uma apresentação; Formatar fundo e aplicar esquemas. 9. Avaliação - Preenchimento de questionário.
Avaliação
Avaliação Quantitativa - Ponderação participação: 30%; Ponderação assiduidade: 30%; Ponderação testes/trabalhos escritos: 40%
Modelo
Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação; Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação; Relatório final da entidade formadora; Relatório final do formador.
Bibliografia
Proposta de Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho sobre as competências chave para a aprendizagem ao longo da vida (2005). Bruchelas:COM. GEPE/ME. (2008). Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol.1 Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. GEPE/ME. (2008). Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol.2 Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pág. 170-190. Rebelo, C. e Lopes, A. (2003), Pais e Filhos n@ Internet – Um Guia para a navegação on-line, Plátano, Lisboa. Segurança na Internet, http://www.seguranet.pt/index.php?section=5, consultado em 19.01.2008.
Anexo(s)
Formador
José Paulo da Costa Tavares
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-04-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 02-04-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 03-04-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 03-04-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 04-04-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 04-04-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 05-04-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |