Desenho Universal para a Aprendizagem turma T1
Apresentação
O atual contexto das políticas públicas no âmbito da educação inclusiva coloca desafios importantes às escolas, às equipas educativas e aos profissionais nos domínios organizacionais e das práticas educativas. A presente Ação de Curta Duração (ACD) visa responder a necessidades de capacitação dos profissionais, das equipas educativas e das escolas no desenvolvimento de práticas mais inclusivas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, pode relevar na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
• Apresentar os documentos legislativos (Decreto-Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas; • Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e à abordagem multinível; • Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos; • Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais; • Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (DUA); • Promover o debate e a partilha entre os participantes para consolidar a aprendizagem cooperativa e a articulação entre diferentes áreas do saber; • Enquadrar e refletir sobre as medidas de suporte à aprendizagem e inclusão., nomeadamente as medidas universais.
Conteúdos
• Ambientes educativos inclusivos opções metodológicas; • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos; • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA); • Valorização da diversidade em sala de aula – partilha de recursos; • Uma abordagem “escola toda” com trabalho cooperativo entre diferentes atores: envolvimento de todos os membros da comunidade escolar: lideranças de topo, lideranças intermédias, pessoal docente e não docente, alunos, pais e famílias; • Envolvimento da família na tomada de decisões e no processo de aprendizagem.
Metodologias
A metodologia da ação de curta duração é de cariz teórico-prática, com suporte audiovisual, propondo-se dinâmicas que visam encorajar o envolvimento dos participantes, com metodologias de ensino-aprendizagem ativas em atividades de aprendizagem, partilha e reflexão sobre a temática, pois “Tudo parece impossível até que seja feito” (Nelson Mandela).
Anexo(s)
Formador
Maria de Lurdes Ribeiro Dias Martins
Sónia Margarida Pinheiro de Barros Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-06-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 27-06-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |