Desenho Universal para a Aprendizagem turma T1

Apresentação

O atual contexto das políticas públicas no âmbito da educação inclusiva coloca desafios importantes às escolas, às equipas educativas e aos profissionais nos domínios organizacionais e das práticas educativas. A presente Ação de Curta Duração (ACD) visa responder a necessidades de capacitação dos profissionais, das equipas educativas e das escolas no desenvolvimento de práticas mais inclusivas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, pode relevar na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.

Objetivos

• Apresentar os documentos legislativos (Decreto-Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas; • Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e à abordagem multinível; • Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos; • Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais; • Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (DUA); • Promover o debate e a partilha entre os participantes para consolidar a aprendizagem cooperativa e a articulação entre diferentes áreas do saber; • Enquadrar e refletir sobre as medidas de suporte à aprendizagem e inclusão., nomeadamente as medidas universais.

Conteúdos

• Ambientes educativos inclusivos opções metodológicas; • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos; • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA); • Valorização da diversidade em sala de aula – partilha de recursos; • Uma abordagem “escola toda” com trabalho cooperativo entre diferentes atores: envolvimento de todos os membros da comunidade escolar: lideranças de topo, lideranças intermédias, pessoal docente e não docente, alunos, pais e famílias; • Envolvimento da família na tomada de decisões e no processo de aprendizagem.

Metodologias

A metodologia da ação de curta duração é de cariz teórico-prática, com suporte audiovisual, propondo-se dinâmicas que visam encorajar o envolvimento dos participantes, com metodologias de ensino-aprendizagem ativas em atividades de aprendizagem, partilha e reflexão sobre a temática, pois “Tudo parece impossível até que seja feito” (Nelson Mandela).

Anexo(s)

Formador

Maria de Lurdes Ribeiro Dias Martins

Sónia Margarida Pinheiro de Barros Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-06-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 27-06-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 20-06-2024
Fim: 27-06-2024
Acreditação: CFAEvr-ACD 17/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Agrup. Escolas Professor António da Natividade, Mesão Frio