Clube do Desporto Escolar – Executar o plano e gerir a mudança turma T 1

Apresentação

A elaboração do Plano do Clube de Desporto Escolar (PCDE), bem como o acompanhamento da sua execução e avaliação, é uma das funções mais importantes de todos os professores de Educação Física do Agrupamento de Escolas ou Escola Não Agrupada. Mesmo que não tenham horas letivas atribuídas no contexto de um projeto de Desporto Escolar, a realização de atividade interna e a participação nos eventos ou decisões do grupo disciplinar, faz com que o seu envolvimento na execução do PCDE seja fundamental par ao sucesso das iniciativas. A inexistência de um quadro de capacitação destes docentes no domínio da gestão operacional das atividades do Desporto Escolar, torna necessário e urgente proporcionar a estes recursos humanos o conhecimento e ferramentas necessárias à implementação dessas ações e o seu enquadramento nas linhas gerais orientadoras do Desporto Escolar.

Destinatários

Docentes do grupo de recrutamento 260 e 620.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do grupo de recrutamento 260 e 620.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do grupo de recrutamento 260 e 620..

Objetivos

1. Compreender os conceitos de tarefa, projeto, programa e portfolio no contexto de um PCDE; 2. Saber estruturar e planear as tarefas de um projeto, delegar tarefas, realizar o seu acompanhamento e definir indicadores de desempenho; 3. Conhecer e aplicar ferramentas de automação de tarefas no contexto da execução de projetos do PCDE; 4. Implementar sistemas que garantam a melhoria dos processos e a codificação do conhecimento produzido, bem com a sua acessibilidade.

Conteúdos

1. Tarefas, projeto, programa e portfolio – a cadeia de criação de valor no âmbito de um CDE. 2. Planeamento de tarefas, indicadores de desempenho e estratégias de acompanhamento em projetos do CDE. 3. Gestão do tempo e prioridades – estratégias e ferramentas de melhoria da produtividade. 4. Deixar um legado – como criar sistemas que promovam a evolução do conhecimento e práticas de gestão no CDE.

Metodologias

A metodologia a utilizar é a aprendizagem baseada na resolução de problemas, em que os formandos passam pelas seguintes fases: 1) Identificar o projeto, o problema que ele procura resolver, os objetivos e equipa; 2) Realizar uma estrutura das etapas e tarefas necessárias para garantir o objetivo pretendido; 3) Utilizar as ferramentas tecnológicas mais adequadas às caraterísticas do projeto, das tarefas e da equipa; e 4) Organizar e garantir a acessibilidade e transmissão do conhecimento adquirido.

Avaliação

A ação de formação será monitorizada e avaliada a partir de informação recolhida por diversos instrumentos: 1- Inquérito por questionário aos formandos com o objetivo de obter feedback. 2- Inquérito por questionário ao formador com o objetivo de obter feedback 3 - Relatório circunstanciado do desenvolvimento da ação elaborado pelo formador e pelos formandos.

Bibliografia

Direção-Geral da Educação (2021). Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025. Disponível em https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/programa_estrategico_de_2021_2025.pdf Direção-Geral da Educação (2023). Regulamento de provas e competições do Desporto Escolar 2023-2025. Disponível em https://desportoescolar.dge.medu.pt/artigo/regulamento-de-provas-e-competicoes-do-desporto-escolar-2023-2025 Direção-Geral da Educação (2023). Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar 2023-2024. Disponível em: https://desportoescolar.dge.medu.pt/sites/default/files/RepositorioDocumentos/2023/regulamento-geral-de-funcionamento-do-desporto-escolar20232024.pdf Olson, R.W. (1986). The Art of Creative Thinking. New York: Harpercollins Project Management Institute (Ed.). (2021). The standard for project management and a guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide) (Seventh edition). Project Management Institute, Inc.

Anexo(s)

Formador

Gastão Fernando Silva Sousa

José Alfredo Arruda Martins de Carvalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-03-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
2 16-03-2024 (Sábado) 08:30 - 11:00 2:30 Presencial
Início: 12-03-2024
Fim: 16-03-2024
Acreditação: CFAEvr-ACD 11/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 5 h
Local: None