Plano do Clube do Desporto Escolar – Inovação e Desenvolvimento turma T 1

Apresentação

A elaboração do Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025 (PEDE 21-25) pela Direção-Geral da Educação, veio dar um contributo importante para a criação de uma visão comum do que deve ser o objetivo de desenvolvimento do Desporto Escolar a nível nacional. A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e, nomeadamente no contexto regional, as Direções de Serviços Regionais, têm como responsabilidade assegurar a implementação a nível regional dos diversos programas, projetos e atividades do desporto escolar, em articulação com a Direção-Geral da Educação. No entanto, ao nível local, cada Agrupamento de Escolas ou Escolas não Agrupadas, possui caraterísticas específicas, dinâmicas próprias de funcionamento que importa integrar no planeamento da sua oferta desportiva extracurricular e, dessa forma, contribuir para a promoção dos princípios fundamentais do Desporto Escolar. Elemento-chave de todo este processo é o Coordenador do Clube do Desporto Escolar. Uma das suas principais responsabilidades é a elaboração do Plano do Clube de Desporto Escolar (PCDE), bem como o acompanhamento da sua execução e avaliação. A inexistência de um quadro de capacitação destes docentes para o exercício destas funções, torna necessário e urgente proporcionar a estes recursos humanos o conhecimento e ferramentas necessárias à inovação e desenvolvimento dos Clubes do Desporto Escolar, enquadrados nas linhas gerais orientadoras do Desporto Escolar.

Destinatários

Docentes do grupo de recrutamento 260 e 620.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do grupo de recrutamento 260 e 620.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do grupo de recrutamento 260 e 620..

Objetivos

1. Compreender os conceitos de problema, prioridade e objetivos no contexto da elaboração do PCDE; 2. Utilizar ferramentas adequadas para definir, delimitar e estimar o impacto dos problemas de gestão do CDE; 3. Conhecer e aplicar metodologias de criatividade e inovação na identificação de possíveis soluções para os problemas do CDE; 4. Implementar ferramentas de apoio à tomada de decisão no âmbito do PCDE.

Conteúdos

1. A estrutura do Plano do Clube do Desporto Escolar. 2. Como definir, delimitar e estimar o impacto dos problemas na gestão do Clube do Desporto Escolar. 3. O que é um problema, como definir prioridades e objetivos operacionais no âmbito do Plano do Clube do Desporto Escolar. 4. Criatividade e inovação – pensar “fora da caixa” na gestão do Clube do Desporto Escolar. 5. O envolvimento dos grupos de interessados no processo de tomada de decisão sobre o Plano do Clube do Desporto Escolar.

Metodologias

A metodologia a utilizar é a aprendizagem baseada na resolução de problemas, em que os formandos passam pelas seguintes fases: 1) Definir o(s) problema(s) no contexto dos CDE; 2) Oportunidade para criar e inovar nas soluções, aplicando ferramentas de criatividade e inovação; 3) Identificar a(s) melhor(es) solução(ões) através de técnicas de tomada de decisão, e 4) Transformar, através da definição de planos de ação. O trabalho realizado pelos formandos será colaborativo e cooperativo, interagindo constantemente, de forma a criar diferentes perspetivas e encontrar as melhores soluções para os seus casos práticas de gestão dos Clubes de Desporto Escolar.

Anexo(s)

Formador

Gastão Fernando Silva Sousa

José Alfredo Arruda Martins de Carvalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-03-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
2 16-03-2024 (Sábado) 11:00 - 13:30 2:30 Presencial
Início: 14-03-2024
Fim: 16-03-2024
Acreditação: CFAEvr-ACD 10/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 5 h
Local: None