401

Potenciar a IA na sala de aula – desafios e oportunidades turma 2

Apresentação

O Perfil dos Alunos, em articulação com as Aprendizagens Essenciais, implica novas abordagens pedagógicas, pelo que esta ação surge da necessidade de partilhar experiências no âmbito da gestão do currículo com recurso a tecnologias digitais. Considerando que “Educar no século XXI exige a perceção de que é fundamental conseguir adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimento e desempenhar novas funções” (DGE, 2017, p. 13), pretende-se que, nesta ação, sejam partilhadas experiências educativas baseadas na diferenciação pedagógica ao nível de mudanças em metodologias com recurso a tecnologias digitais e aprendizagem colaborativa.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Familiarizar os participantes com a IA e seu papel na educação; - Apresentar aplicações/ferramentas de IA e discutir as suas possíveis aplicações em sala de aula; - Compreender as potencialidades de metodologias colaborativas com recurso a tecnologias digitais e à IA no desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI, previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais; - Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa, colaborativa e inclusiva com recurso às tecnologias digitais e à IA com o objetivo de incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens.

Conteúdos

- Breve introdução à Inteligência Artificial (IA) e o seu papel na educação. - Discussão sobre como a IA pode transformar a forma de ensinar e aprender. - Apresentação de algumas ferramentas de IA, as suas funcionalidades e como podem ser utilizadas em contexto de sala de aula. - Abordagem de metodologias com recurso a tecnologias e à Inteligência artificial no desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI. - Exploração técnica e pedagógica de aplicações/ ferramentas de IA; - Discussão sobre os desafios e oportunidades da IA na educação.

Modelo

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD

Bibliografia

Coelho, H. (1995). Inteligência Artificial em 25 lições, Fundação Calouste Gulbenkian. Costa, E. & Simões, A. (2004). Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicações, FCA. Genesereth, M. & Nilsson, J. (1987). Logical Foundation of Artificial Intelligence. Morgan Kaufmann Publishers, Inc. Mitchell, T. (1997). Machine Learning, McGraw-Hill OpenAI. (2023). ChatGPT (versão de 14 de dezembro) [Modelo de linguagem amplo]. https://chat.openai.com/chat

Anexo(s)

Formador

Cátia Liliana Pimenta Valéria

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-01-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
Início: 31-01-2024
Fim: 31-01-2024
Acreditação: CFAEvr-ACD 01/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus