Jornadas de Formação o Futuro Hoje: Ciência-Tecnologia-Sociedade na Escola do Séc.-XXI turma T 1

Apresentação

A atualização de temas atuais científicos por parte dos docentes das ciências físicas e naturais é de capital importância dada a velocidade com que se produz ciência nos tempos modernos. Assim, é premente que o professor de FQ e BG continue a acompanhar os desenvolvimentos científicos e tecnológicos e que possa pensar como evolui esse conhecimento e como ele é aplicado na sociedade atual. Neste sentido, contactar com o que de mais atual se faz em laboratórios, universidades, empresas, etc, pondo os docentes de ciências em contacto com investigadores, professores e pensadores, enriquece a formação de todos os professores de ciências e por inerência, a formação dos jovens alunos. Se a Ciência e a Tecnologia são um corpo de saberes importante, eles terão de ser um instrumento ao serviço da compreensão sobre o Mundo, quer na interpretação da evolução sofrida, quer na definição de cenários que permitam a mitigação de problemas, uns previsíveis como os decorrentes do esgotamento de matérias-primas, outros imprevisíveis resultantes de acidentes ou catástrofes. Os docentes são agentes de mudança junto dos seus alunos e possibilitam que esse diálogo e essa interpretação se faça.

Destinatários

Professores dos Grupos 510 e 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 510 e 520.

Objetivos

Enumeram-se a seguir, os principais objetivos desta ação: -Apresentar várias perspetivas científicas de temas atuais da ciência e da tecnologia; -Promover um ambiente descontraído de conversas entre participantes, promovendo a socialização e troca de experiências, com envolvimento da comunidade académica e docentes sobre um tema da ciência. -Discutir e debater temas atuais da ciência e da tecnologia; -Aprender novos saberes e refletir nas novas valências da investigação científica; -Refletir sobre a evolução do conhecimento científico e tecnológico.

Conteúdos

: A ação desenrola-se ao longo de 5 conferências seguidas de debate. O público-alvo são os docentes do Departamento de Ciências Experimentais, dos grupos de Biologia-Geologia, grupo 520, e de Físico-Química, grupo 510, do agrupamento de escolas Morgado de Mateus Vila Real. A ação de formação inicia com uma sessão de cerca de duas horas para a apresentação dos formandos e formados e ainda da discussão da ação, do seu desenvolvimento e da sua avaliação. Cada conferência que se seguirá, terá uma duração aproximada de duas horas e meia (2 horas e 30 minutos) a que se segue uma hora e meia (1 hora e 30 minutos) para debate. O planeamento das atividades é a seguinte: -25 de outubro 2023- «A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: COMO A ESCOLA PODE AJUDAR A TRANSFORMAR O NOSSO MUNDO», pelo Prof. Dr Artur Sá, do departamento de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; -25 de novembro 2023- «A ENGENHARIA DA VOZ: UMA DIVAGAÇÃO ILUSTRADA PELA GERAÇÃO DE SOM E PELA AUDIÇÃO», pelo prof Aníbal João de Sousa Ferreira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; -3 de janeiro de 2024- «COMPUTADORES QUÂNTICOS», pelo Investigador José Guimarães, Physics PhD, University of St. Andrews, St. Andrews e Max Planck Institute for Chemical Physics of Solids (Dresden, Alemanha); -10 março 2024- “Mecanismos responsáveis pela biogénese do RNAm para compreender melhor as doenças originadas por erros que afetam estes processos”, pela Profª Dra Maria do Carmo Fonseca, laureada com o prémio Pessoa 2010 (e numerosas outras distinções), do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa; -10 maio 2024- «CAMINHADA QUÍMICA PELOS ESPAÇOS DE TORGA», pelo prof Dr Sérgio Rodrigues, do departamento de Química da Universidade de Coimbra. As jornadas têm uma sessão final de três horas para discussão da aplicabilidade dos temas tratados aos conteúdos programáticos/aprendizagens essenciais das respetivas disciplinas e ainda para avaliação final da formação.

Metodologias

O Curso têm como base a apresentação de temas científicos em uma série de conferências, recorrendo a metodologias ativas. Será promovido debate por forma a ser discutida a problemática em análise, e recorrentemente far-se-á sua interligação com os conteúdos programáticos nas respetivas disciplinas.

Avaliação

Os formandos serão avaliados de 1 a 10 com base na participação e na apresentação de cinco reflexões finais sobre cada um dos temas apresentados com o máximo de uma página (cada). Será criada uma sala de aula virtual no CLASSROOM onde todo o material da ação será disponibilizado.

Bibliografia

«ODS: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A SUSTENTABILIDADE», de Nelson Cândido, Lisbon International Press, Data de publicação: 2021 «LIMITES DA CIÊNCIA», de Jorge Calado, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2021 «A Arte de Criar Paixão pela Ciência», Carlos Fiolhais, Editora Guerra e Paz, 2018

Anexo(s)

Formador

Vítor Manuel de Sousa Nunes

Anabela Videira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-12-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 22:00 5:00 Presencial
2 13-12-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 21:30 4:30 Presencial
3 03-01-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:30 4:30 Presencial
4 20-03-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:30 4:30 Presencial
5 08-05-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:30 4:30 Presencial
6 20-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
Início: 06-12-2023
Fim: 20-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121763/23
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus