PROMOVER A AUTORREGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS PELOS ALUNOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE AULAS (regime b-learning) turma T 1_S.Pedro
Apresentação
A oficina integra o projeto «WAY "Quem te Viu e Quem te Vê!"» (2022.01025.PTDC) que foca o desenvolvimento da autorregulação de aprendizagens de alunos/as de ensino básico e secundário através da observação colaborativa de aulas e/ou situações de aprendizagem. Reformas curriculares recentes têm privilegiado a promoção da autorregulação das aprendizagens ligada ao desenvolvimento da autonomia de alunos/as para terem sucesso nos desempenhos escolares e formativos e para lidarem com a incerteza dos papéis e profissões que irão assumir nos contextos sociais e profissionais futuros. Partindo da experiência e reflexões acumuladas em seis anos de implementação de um programa de observação de pares multidisciplinares em sala de aula como forma colaborativa de supervisão pedagógica (OPMUSA), e de uma experiência-piloto numa Escola durante o estalar da pandemia, este projeto de formação e intervenção propõe experimentar um modelo de observação de aulas, onde alunos/as sejam incluídos/as como observadores. Trata-se de promover a observação de pares em situações de aprendizagem.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final da ação de formação, pretende-se que os professores sejam capazes de: - Desenhar e experimentar, conjuntamente com alunos/as, estratégias de desenvolvimento de capacidades de aprendizagem autorregulada dos/as mesmos/as; - Refletir sobre e planear a melhoria pedagógica, tendo em conta a co construção de conhecimento sobre contextos e processos de ensino e aprendizagem com alunos/as; - Reconhecer benefícios da aplicação de modelos de observação colaborativa de aulas para o auto e o hétero reconhecimento profissional e para o clima de escola.
Conteúdos
SPC = sessões presenciais conjuntas - 11 SOS = sessões online síncronas 2 TA = trabalho autónomo 13 MÓDULO 1: ENQUADRAMENTO, DOCUMENTOS E PROCEDIMENTOS SPC1 (3h): - Apresentação do projeto, participantes e conceitos estruturantes: trabalho colaborativo; observação de aulas; supervisão pedagógica colaborativa; autonomia e autorregulação de aprendizagens; feedback; participação de alunos/as na ação curricular e pedagógica; - Discussão de documentos estruturantes no âmbito de: Competências-chave para o século XXI; Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória; Currículo dos Ensinos Básico e Secundário; Inclusão; TA1 (1h): - Aplicação do inquérito para diagnóstico de capacidades de autorregulação das aprendizagens de alunos/as participantes. SPC2 (2h): - Partilha e discussão com docentes dos resultados preliminares do diagnóstico de capacidades de autorregulação das aprendizagens de alunos/as participantes. - Preparação do modelo de observação: grupos e guiões de observação; focos de observação; feedback de pares versus feedback de alunos/as. TA2 (1h): - Sessão com todos/as os/as alunos/as das turmas envolvidas no trabalho de planificação e esclarecimento de dúvidas. MÓDULO 2: OBSERVAÇÕES DE PARES EM AULAS COM ALUNOS/AS TA3 (6h): - Organização, acompanhamento e monitorização dos processos de observação de pares entre os/as alunos/as participantes. - Reflexão conjunta com os/as alunos/as sobre as suas observações pares em aulas e estruturação de propostas de melhoria das estratégias de autorregulação das aprendizagens dos/as alunos/as e sua articulação nas práticas docentes. SOS3 (2h): - Apresentação e discussão das primeiras experiências de promoção de processos de observação de pares entre os/as alunos/as participantes, dificuldades encontradas e propostas para as ultrapassar; - Discussão de estratégias para potenciar as capacidades de autorregulação das aprendizagens dos/as alunos/as com as observações realizadas. MÓDULO 3: EVOLUÇÃO DAS OBSERVAÇÕES E CONCLUSÕES TA4 (1h): - Aplicação do inquérito para avaliação das mudanças nas capacidades de autorregulação das aprendizagens de alunos/as participantes. SPC4 (2h): - Apresentação e discussão sobre as vivências dos professores na organização dos processos de observação e sobre a evolução das capacidades de autorregulação das aprendizagens dos/as alunos/as participantes; - Reflexão sobre a melhoria de práticas profissionais tendo em conta perspetivas de alunos/as participantes; TA5 (1h): - Sessão com todos os/as alunos/as das turmas envolvidas de reflexão sobre a evolução de resultados e sobre o ensaio de estratégias de promoção da autorregulação das aprendizagens e autonomia; SPC5 (2h): - Discussão de efeitos do modelo de observações com alunos/as participantes na promoção das capacidades de autorregulação das aprendizagens e de possibilidades de expansão desses efeitos. - Preparação das atividades de escrita e disseminação do projeto de observação de pares entre alunos/as nas escolas dos/as docentes participantes TA6 (1h): - Organização de uma sessão na Escola, para promover a divulgação do projeto de observação de pares e reflexões sobre a evolução de resultados e sobre estratégias de promoção da autorregulação das aprendizagens nos/as alunos/as. TA7 (2h): - Produção do relatório final
Avaliação
Os formandos deverão cumprir, com assiduidade, um mínimo de dois terços do tempo previsto nas sessões presenciais conjuntas. A assiduidade não se pode constituir como critério de avaliação. Contudo, a presença nas sessões presenciais conjuntas é essencial por estas se constituírem momentos de apresentação, sistematização e discussão de dados e informações de estímulo e suporte à reflexão individual dos professores participantes. Por tal, a avaliação dos formandos será suportada na avaliação de um relatório escrito individual final, a ser elaborado de acordo com modelo a trabalhar na última sessão presencial, onde constem elementos de reflexão sobre a melhoria de práticas profissionais tendo em conta o trabalho desenvolvido com os estudantes na promoção da autorregulação das suas aprendizagens, seus efeitos e possibilidades de expansão desses efeitos.
Bibliografia
Mouraz, A.; Pinto, D. & Torres., A. (2022). Effects of a model for multidisciplinary peer observation of teaching in teacher professional development and in nurturing a reflective school, Reflective Practice https://doi.org/10.1080/14623943.2022.2130225Pereira, F., Mouraz, A., & Figueiredo, C. (2014). Student Participation in School Life: The Student Voice and Mitigated Democracy. Croatian Journal of Education:, 16(4), 935-975. doi: 10.15516/cje.v16i4.742Silva, H., Lopes, J., Dominguez, C., Payan-Carreira, R., Morais, E., Nascimento, M., & Morais, F.(2016).Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups.Revista LusóFona de Educação, 32(32), 31-45.Simão, A. M. V., Frison, L. M. B. (2013). Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos, Cadernos de Educação, Vol. 45, pp. 2-20
Formador
Helena Santos Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-11-2023 (Sábado) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-11-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 30-11-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 25-01-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 15-02-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |