Aproximações do Universo Imaginário de Fernando Pessoa. turma 223-Alijó

Apresentação

Conhecer alargadamente o universo imaginário do autor mais estudado no programa do 12º ano do ensino secundário é tarefa difícil pela iminente complexidade, extensão e diversidade da obra por si deixada - tanto no que respeita aos géneros como aos estilos - aos seus sucedâneos. Urge consagrar um tempo próprio para proporcionar um encontro mais completo com este autor tão importante da cultura portuguesa, cuja identidade artística se consagrou plural e que, embora integre os programas da disciplina de português, interessa culturalmente a todos pela importância primordial da sua obra literária, mas também pelo que representa psicológica, social, filosófica e politicamente na História da primeira metade do século XX. A riqueza do seu legado não permite que os docentes, mesmo os que lecionam a disciplina de Português, dominem a sua arte e heterodoxia revolucionária. É dever da Escola alargar o conhecimento sobre os vultos geniais da cultura portuguesa, promovendo o contacto com a obra destes, nomeadamente reciclando os seus docentes para que esse intuito possa realizar-se a partir de um saber sólido e aprofundado.

Destinatários

Professores dos Grupos 210, 220, 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 300.

Objetivos

O principal objetivo é proporcionar aos formandos a oportunidade de se atualizarem, desenvolverem e articularem entre si os conhecimentos acerca dos diversos textos literários e ensaísticos de Fernando Pessoa, mas também acerca da inumerável bibliografia de valor sobre Fernando Pessoa. Esse conhecimento alargado permitirá fazer dos docentes agentes mais conhecedores desta figura proeminente da cultura portuguesa e, consequentemente, intervenientes em ações formativas na Escola junto dos seus alunos e comunidades.

Conteúdos

C1. Apresentação, organização e planeamento da ação C 1.1 Objetivos, conteúdos, metodologia e recursos. C2. Conhecer Fernando Pessoa através da sua biblioteca pessoal – influências para a construção do seu universo imaginário. Os autores/leituras determinantes. C3. Os Modernistas e a cultura popular – (in)conciliações? C3.1 O “Orpheu” e outras revistas do início do século XX. C4. Pessoa e o cinema – contributos do autor través da sua participação na imprensa. A ficção policial. Contos. C5. Fernando Pessoa e a crítica literária. O Sensacionismo. C6. Bernardo Soares, o “Livro do Desassossego” e Soren Kierkegaard - Em volta do tédio. C7. O Ortónimo. A poesia em inglês. Leitura de poemas. Construção de materiais didáticos/ projetos interdisciplinares (exposições virtuais; eportefólios para documentação e divulgação; blogues; planos de visitas de estudo; sites coletivos de estudo do autor). C8. O fenómeno da heteronímia – contributos práticos para a análise da poesia pessoana heteronímica. Construção de materiais didáticos. C9. Fernando Pessoa e o Amor. Poesia. Correspondência. Retratos polémicos da mulher. C10. Ecos Pessoanos na poesia contemporânea - Jorge de Sena, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner, Manuel António Pina, Rui Nunes e Ana Luísa Amaral.

Avaliação

Será implementado um regime de avaliação contínua que tomará em consideração os seguintes elementos: - Participação nas sessões - 50% - Construção de projetos didáticos – 25% - Produção de um relatório crítico final - 25%.

Bibliografia

GONÇALVES, Zetho Cunha, org. (2018), Fernando Pessoa, um retrato fora da arca, Lisboa, Antígona.LOPES, Teresa Rita, org. (2013), Modernista, Antologia de artigos da revista Modernista, Lisboa, FCSH.MARTINS, Fernando Cabral, Introdução ao estudo de Fernando Pessoa, Porto Editora, 2014.PIZARRO, Jerónimo, org. (2009), Fernando Pessoa: o Guardador de Papéis, Lisboa, Texto Editora.ZENITH, Richard, org. (2007), Obra Essencial de Fernando Pessoa, Lisboa, Assírio & Alvim, 2007.

Anexo(s)

ccpfc-gestao-de-processos-1.pdf

Observações

Esta ação destina-se exclusivamente a professores dos grupos 210, 220 e 300, do Agrupamento de Escolas D. Sancho II - Alijó.

Formador

Patrícia Rodrigues Fontinha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-10-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 15-11-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 10-01-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
4 24-01-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 20-03-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 18-10-2023
Fim: 20-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-111684/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Agrupamento de Escolas D. Sancho II - Alijó