JORNADAS PEDAGÓGICAS - Conhecer para agir; avaliar para corrigir turma t1.23.24

Apresentação

Após a pandemia urge criar no Agrupamento uma visão integradora dos aspetos que importa acautelar para que a escola possa ser um espaço de verdadeira aprendizagem. Baseados na autoavaliação e noutros processos de monitorização que o Agrupamento faz de forma sistemática, nas apostas efetuadas nos anos letivos anteriores e nas novas realidades criadas pelas circunstâncias dos últimos anos importa fazer com que no Agrupamento continuem a ser criadas e aperfeiçoadas metodologias e estratégias que permitam melhorar as aprendizagens dos alunos e criar condições de trabalho atrativas para os profissionais. Os processos implementados pelo Plano 21/23 Escola+ pretendem colmatar potenciais déficits de aprendizagens, principalmente através de implementação de novas abordagens preconizadas pelos roteiros publicados pelos serviços do Ministério da Educação. Assim, iremos ao encontro do preconizado nos Decreto-Lei 55/2018, Decreto-Lei 54/2018, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO); Aprendizagens Essenciais; Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e de projetos como o MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Intervenção em Avaliação Pedagógica) e o Plano 21/23 – Escola+, promovendo a motivação dos professores, dando-lhes ferramentas que possam usar ao serviço da melhoria das aprendizagens significativas dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.

Objetivos

Refletir acerca da autoavaliação do Agrupamento. Aperfeiçoar, com base na monitorização efetuada, as práticas de avaliação pedagógica. Partilhar práticas relevantes de avaliação pedagógica das aprendizagens. Refletir acerca de dúvidas surgidas no processo de avaliação pedagógica. Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas pedagógicas;Promover a colaboração docente em práticas de articulação vertical: Promover a implementação de práticas pedagógicas, com os alunos, promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem; Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens; Desenvolver a implementação de ferramentas para facilitar a avaliação formativa. Consolidar conhecimentos. Analisar e refletir sobre a adequação de algumas práticas.

Conteúdos

5 de setembro 9.00-12.30 – PLANO 21|23 ESCOLA+, plano integrado para a recuperação das aprendizagens – José Alexandre de Sá Pacheco 14.00-17.30 - Recursos locais de aprendizagem – “Casa-Museu Herói Milhões” – técnicos da Câmara Municipal de Murça 6 setembro 9.00-12.30 – Autoavaliação; Projetos; DAC – ao serviço da melhoria das aprendizagens – Humberto Óscar Parreira Nascimento e Palmira Sequeira Guedes 14.00-17.30 – A avaliação pedagógica – aperfeiçoamento de práticas para melhorar as aprendizagens dos alunos - Humberto Óscar Parreira Nascimento e Ana Paula de Jesus Moura 7 setembro 9.00-12.30 – Recursos locais de aprendizagem – “Barragem Foz Tua” – técnicos do Parque Regional do Tua 14.00-17.30 – A mentoria – o papel dos alunos na construção das aprendizagens – José Alexandre de Sá Pacheco 8 setembro 9.00-12.30 – A coadjuvação - prática pedagógica promotora do sucesso – Cristina Palmeirão 14.00-17.30 – Os roteiros do Plano 21/23 Escola+: exemplos para impulsionar o sucesso educativo - José Alexandre de Sá Pacheco e Humberto Óscar Parreira Nascimento 11 setembro 9.00-12.30 – A avaliação pedagógica – aperfeiçoamento de práticas para melhorar as aprendizagens dos alunos - Humberto Óscar Parreira Nascimento e Ana Paula de Jesus Moura 14.00-17.30 – Turma Mais: trajetórias para uma nova cultura de escola – José Alberto Fateixa Conferência final - A construção de uma escola de sucesso ao serviço dos alunos - José Alexandre de Sá Pacheco, Humberto Óscar Parreira Nascimento e Ana Paula de Jesus Moura

Metodologias

As Jornadas seguem a metodologia das jornadas anteriores. Tem uma sessão sobre o tema, seguido de trabalho prático, em contexto colaborativo, sobre o tema. A conferência e debate decorre no Polivalente da Escola Sede do Agrupamento e o trabalho prático em salas específicas do Agrupamento de Escolas de Murça.

Avaliação

Os formandos serão avaliados de 1 a 10 tendo em conta a: Participação nos trabalhos; Relatório final de reflexão sobre um dos temas abordados.

Bibliografia

Brookhardt, S. (2013). How to create rubrics for formative assessment and grading. ASCD: Alexandria, Virginia.Brookhardt, S. (2008). How to give effective feedback to your students. ASCD: Alexandria, Virginia.J. M. DeKetele & M. P. Alves (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6988]Fialho, Isabel; Verdasca, José (organização) (2013) - TurmaMais e Sucesso Escolar - Trajetórias para uma nova cultura de escola. CIEP-EUTadeu, Eulália Maria Nunes (2017) - Coadjuvação em sala de aula: melhoria do trabalho colaborativo dos professores?. Universidade Católica Portuguesa.

Anexo(s)

Formador

Ana Paula Fernandes de Jesus Moura

José Alexandre de Sá Pacheco

Humberto Óscar Parreira do Nascimento

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2023 (Terça-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 05-09-2023 (Terça-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 06-09-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 06-09-2023 (Quarta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
5 07-09-2023 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 07-09-2023 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
7 08-09-2023 (Sexta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
8 08-09-2023 (Sexta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
9 11-09-2023 (Segunda-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
10 11-09-2023 (Segunda-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
Início: 05-09-2023
Fim: 11-09-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120634/23
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 35 h
Local: Agrupamento Escolas de Murça