XII Jornadas Pedagógicas Aprender em Comunidade - Educação - Uma Arte a Descobrir turma T 1_AE Morgado
Apresentação
O Plano Nacional das Artes (PNA), instituído em Fevereiro de 2019, resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação e pretende estender às escolas projetos artísticos e de educação artística, para que a arte e a cultura possam fazer parte da realidade escolar, procurando desta forma cruzar a arte e a vida. É no contacto com diferentes culturas e com meios de expressão tão diversos como a música, imagens, teatro, dança, pintura ou desenho, que a criança pode crescer num ambiente estimulante cheio de novas oportunidades de aprendizagem, em harmonia consigo própria, com o mundo e com os outros e no respeito pela diversidade. Assim, as artes na educação podem abarcar eixos transversais da Educação para a Cidadania e promover a interdisciplinaridade, inscrevendo-se de forma transversal na didática de qualquer disciplina, largando assim um modelo fragmentado por disciplinas separadas, para um modelo educativo mais flexível que dá mais importância ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares e transdicisplinares. O Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus aderiu a este plano e criou o seu projeto artístico visando quebrar barreiras entre áreas do saber e o desenvolvimento de múltiplas formas de literacia, por meio das quais o conhecimento é construído, procurando multiplicar os espaços de aprendizagem e quebrar as lógicas de exposição e de repetição que têm estado na base das práticas pedagógicas. Assim, nas XII Jornadas Aprender em Comunidade - Educação - Uma Arte a descobrir pretende-se tratar o tema das artes na educação e o papel que o PNA pode ter para melhorar não só a forma como se ensina mas também como se aprende.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, pode relevar na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
Sensibilizar o Agrupamento para a educação artística como instrumento para o desenvolvimento das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Capacitar os professores para a operacionalização da legislação sobre Educação Inclusiva e como estratégia para uma escola promotora de competências de cidadania. Fomentar a colaboração entre agentes artísticos, a comunidade educativa e outros intervenientes, de forma a desenhar estratégias de ensino e aprendizagem que promovam um currículo integrador, sem muros entre a Escola e a comunidade envolvente. Reforçar, junto dos artistas e das instituições culturais, a consciência da sua dimensão educativa e do seu impacto social. Capacitar os professores e educadores do agrupamento, desenvolvendo conceitos, práticas e processos artísticos e pedagógicos que promovam a criatividade e o pensamento crítico. Produzir recursos e estratégias pedagógicas apoiadas nas artes e no património que promovam a transversalidade do currículo.
Metodologias
As jornadas tem como metodologias as sessões para todos os participantes e os Workshops. Todos os participantes devem frequentar 4 Workshops.
Avaliação
Todos os formandos serão avaliados de 1 a 10 de acordo com os seguintes critérios: Os participantes devem elaborar um Relatório Individual de Reflexão Crítica que contemple os seguintes aspetos: a) Análise crítica das jornadas: b) Pertinência desta formação para a sua atividade profissional. E ainda realizar dois diários de bordo sobre dois workshops assistidos.
Bibliografia
Plano Nacional das Artes. (2020). Retirado de: https://www.pna.gov.pt/ Barbosa, A. M. (2020). Arte, Educação e Cultura Villaça, I.C. (2014). Arte-Educação: A Arte como Metodologia Educativa. Cairu em Revista ISSN 22377719 Gardner, H. (1991). The unschooled mind: How children think and how schools should teach. New York: Basic Books. Delors, J. (1998). Educacão: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educacão para o século XXI.
Formador
Maria José Dias Machado
Maria Deolinda Socorro Ferreira
Sónia Margarida Pinheiro de Barros Pereira
Sónia Margarida do Rosário Calça Xavier
Sandra Isabel Monteiro Costa Pinto
Maria do Carmo Guedes Martins Quinteira
Cristina Maria Martins Afonso
Délia Maria da Silva Fagundes
Maria Adelina Vaz Morgado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-09-2023 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 12-09-2023 (Terça-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 13-09-2023 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 13-09-2023 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 14-09-2023 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 14-09-2023 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 15-09-2023 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |