Grelhas de observação das áreas de atividade física como ferramentas digitais para a avaliação. turma T1

Apresentação

A avaliação de uma área de atividade física implica a realização de exercícios critério e consequente aplicação e registo, numa grelha de observação, dos comportamentos / destrezas realizadas pelo aluno com base nas aprendizagens essências definidas para cada ano de escolaridade e nos programas curriculares. Desta forma, torna-se pertinente a utilização de fichas de observação normalizadas e aferidas por todos os professores de educação física da Escola Secundária S. Pedro de forma a tornar a avaliação mais objetiva e equitativa, limitando o fator subjetivo da avaliação como elemento de desigualdade e injustiça.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

- Construção de grelhas de observação em suporte digital para avaliação das áreas de atividade física / aptidão física lecionadas na escola. - Dotar os professores dos Ensinos Básicos e Secundário de novas ferramentas de avaliação. - Uniformizar os procedimentos no grupo disciplinar de educação física utilizados na avaliação dos alunos. - Promover o trabalho colaborativo e a intervisão pedagógica entre pares

Conteúdos

- Aprendizagens Essenciais da Educação Física para o 3º ciclo e para o Ensino Secundário; - Programas Curriculares de Educação Física para o 3º ciclo e para o Ensino Secundário; - Conteúdos por Unidade Didática; - Objetivos Comportamentais Terminais por unidade Didática - Critérios de Êxito por conteúdo;

Metodologias

1ª Sessão Presencial 16:30 às 19h - Análise conjunta das Aprendizagens Essenciais da Educação Física para o 3º ciclo e para o Ensino Secundário 2ª Sessão 18:30 às 21h - Análise conjunta dos Programas Curriculares de Educação Física para o 3º ciclo e para o Ensino Secundário; 3ª Sessão 18:30 às 21h - Definição dos Conteúdos a avaliar por Unidade Didática; 4ª Sessão 18:30 às 21h - Escolha e Definição dos Critérios de Êxito por conteúdo; - Promoção e incentivo à apresentação de temáticas relacionadas com os temas abordados; 5ª Sessão 18:30 às 21h - Promoção de momentos de reflexão / discussão sobre os temas abordados; - Avaliação da ação

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Bibliografia

- Ministério da Educação (2018), Programas Curriculares de Educação Física para o 3º ciclo e para o Ensino Secundário- Ministério da Educação (2018), Aprendizagens essenciais | articulação com o perfil dos alunos para o 3º ciclo e para o Ensino Secundário.- Silva, E. (2005). A avaliação na Supervisão Pedagógica. Horizonte – Revista de educação Física e Desporto, vol XX (outubro/novembro), nº 120 – Dossier.- Ribeiro, L. (1997). Avaliação da aprendizagem (6ª edição). Lisboa: Texto Editora.

Anexo(s)

Formador

Marco Alexandre Seixas Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-06-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
2 09-06-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online assíncrona
3 15-06-2023 (Quinta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
4 28-06-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:00 2:30 Presencial
5 12-07-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 12:30 2:30 Presencial
Início: 07-06-2023
Fim: 12-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120311/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12:30 h
Local: Escola Secundária S. Pedro