Na escola Inclusiva – papel do assistente operacional turma 1
Apresentação
Em função do plano de atividades: A entrada em vigor dos decreto-lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018 de 6 de julho, introduzem na Escola, na sua organização e na perspetiva de inclusão alterações significativas que se pretendem mudem a Escola. Estes novos diplomas prevêm: a) Educabilidade universal - a assunção de que todas as crianças e alunos têm capacidade de aprendizagem e de desenvolvimento educativo; b) Equidade - a garantia de que todas as crianças e alunos têm acesso aos apoios necessários de modo a concretizar o seu potencial de aprendizagem e desenvolvimento; c) Inclusão - o direito de todas as crianças e alunos ao acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos; d) Personalização - o planeamento educativo centrado no aluno, de modo que as medidas sejam decididas casuisticamente de acordo com as suas necessidades, potencialidades, interesses e preferências, através de uma abordagem multinível; e) Flexibilidade - a gestão flexível do currículo, dos espaços e dos tempos escolares... Em função dos destinatários: A entrada em vigor dos decreto-lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018 de 6 de julho, introduzem na Escola, na sua organização e na perspetiva de inclusão alterações significativas que se pretendem mudem a Escola. O decreto lei n.º 54 refere no seu preâmbulo o direito de cada aluno a uma educação inclusiva que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades no âmbito de um projeto educativo comum e plural que proporcione a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade, contribuindo assim, decisivamente, para maiores níveis de coesão social.Ora, toda esta visão envolve todos os elementos da comunidade educativa, onde naturalmente se intergram os assistentes operacionais que, pela proximidade e contato diário com os alunos constituem elementos fundamentais neste processo de criaçãode uma escola inclusiva onde a equididade seja pilar central. Os assistentes operacionais são referidos ao longo deste diploma dentro dos recursos humanos das escolas
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
1. Compreender os princípios e as opções metodológicas subjacentes ao quadro legal atual para a educação inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018) e as mudanças mais significativas no contexto organizativo e pedagógico das escolas. 2. Relacionar os grandes desafios que a educação inclusiva coloca e as potencialidades e as limitações do papel dos diferentes intervenientes no processo educativo neste âmbito (especial foco no papel dos assistentes operacionais).3. Adotar práticas profissionais enquanto assistente operacional coerentes com a legislação atual.
Conteúdos
1. Novo quadro legal balizado pelos decreto-lei nº 54 e nº55/2018 de 6 de julho (4 horas teórico-práticas) 1.1 Mudança de paradigma: garantir aprendizagens de qualidade para todos os alunos; 1.2 Decreto-lei nº 54/2018 de 6 de julho - principais aspetos 1.3 Decreto-lei nº 55/2018 de 6 de julho - principais aspetos 2. O papel do assistente operacional no novo paradigma da educação inclusiva (3 horas teórico-práticas) 2.1 importância do assistente operacional na mudança da Escola 2.2 O assistente operacional como recurso específico (papeis, funções) 3. A escola inclusiva nas tarefas do dia a dia ( 7 horas atividades práticas de roleplay e treino em situações concretas) 4. Avaliação (1 Hora)
Modelo
Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação Relatório final da entidade formadora Relatório final do formador
Bibliografia
- Pereira , F. (2018) (Coord.). Para uma Educação Inclusiva. Lisboa: Ministério da Educação/DGE. - Azevedo, Joaquim (2015). Nenhum aluno pode ser deixado para trás! É preciso renovar os processos pedagógicos e a organização das escolas. Comunicação apresentada na Conferência EPIS - Empresários para a Inclusão social, sob o tema "Escolas de futuro", realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, a 17 março de 2015.. - Cosme, A. Trindade, R. (2009). As responsabilidades sociais da escola e dosprofissionais de educação que aí intervêm: Contributo para um debate. Cadernos de Pedagogia Social, 3, 61-73. - Johnstone, C. (2014).Acesso à escola e ao Ambiente de Aprendizagem II - Ambiente físico, informação e comunicação. - Webinar 11 - Brochura Técnica Auxiliar.- https://www.dge.mec.pt/educacao-inclusiva- https://webinars.dge.mec.pt/index.php/webinar/escola-inclusiva
Anexo(s)
Formador
Ernestina Ceu de Sousa gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-04-2023 (Terça-feira) | 08:30 - 12:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 11-04-2023 (Terça-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 12-04-2023 (Quarta-feira) | 08:30 - 12:30 | 4:00 | Presencial |
4 | 12-04-2023 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |