Técnicas de Avaliação Formativa - Uma Abordagem prática turma Turma 1
Apresentação
"A avaliação está, na verdade, no coração de toda aprendizagem. O sucesso escolar determina em grande parte a vida futura dos alunos e esse sucesso depende de avaliações feitas pelos professores" (Lopes e Silva 2020: VII). Uma vez que os docentes do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus se encontram a trabalhar de acordo com os princípios da avaliação pedagógica, a apresentação desta formação tem como desmistificação de possíveis complexidades/subjetividades existentes na aplicação prática da avaliação formativa/avaliação para a aprendizagem e, assim, contribuir para a melhoria do processo pedagógico-formativo, orientado e acompanhado os aprendentes na sua aprendizagem.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
Objetivos gerais: - Adquirir conhecimento sobre técnicas de avaliação formativa que possibilitam o envolvimento contínuo de professores e alunos minuto a minuto ma sala de aula Objetivos Específicos: - Conceber a avaliação formativa como avaliação para a aprendizagem e avaliação como aprendizagem - Estabelecer a relação entre descritores de desempenho, critérios de sucesso, avaliação formativa e feedback - Aplicar técnicas de avaliação formativa que possibilitam envolver os alunos na avaliação da sua aprendizagem
Conteúdos
1. A avaliação na aprendizagem: 1.1. Tipos de avaliação; 1.2. Funções, objetivos e efeitos; 2. A avaliação formativa: 2.1. Conceito e implicações para o ensino e para a aprendizagem; 2.2. Especificação do papel do professor; 2.3. Especificação do papel do discente; 2.4. Efeitos da avaliação formativa na relação docente/aluno; 2.5. Efeitos da avaliação formativa no desempenho dos docentes; 3. Apresentação de alguns exemplos de técnicas de Avaliação Formativa.
Metodologias
Exposição, valorizando a interação com os formandos: - 1h 30m para as duas primeiras partes (indicadas no conteúdo); - 1h 30m apresentação de técnicas de avaliação pedagógica.
Bibliografia
Lopes, José; Silva, Helena Santos (2020): 50 Técnicas de Avaliação Formativa. Lisboa: Editora Lidel. Braga, F.; Machado, E. A.; Candeias, F. (2022): Avaliação referida a critérios: perspetivas de conceção e utilização. Texto de apoio à formação - Projeto de Monitorização Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/ Direção-Geral da Educação. Webgrafia DGE (s.d.): “Modalidades de avaliação”. In: Direção-Geral da Educação. Internet. Disponível em https://www.dge.mec.pt/modalidades-de-avaliacao (consultado a 23 de dezembro de 2022)
Anexo(s)
Formador
Helena Santos Silva
José Pinto Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-03-2023 (Quarta-feira) | 16:45 - 20:15 | 3:30 | Presencial |