A gramática na aula de língua: um modelo pragmático de implementação turma 1

Apresentação

As discussões sobre se e como ensinar gramática no âmbito da língua materna e/ou estrangeira são frequentes e datam pelo menos desde os anos de 1980, quando as abordagens comunicativas entraram em voga. Além disso, esta discussão é muito marcada pela didática do inglês (com, alegadamente, uma gramática mais simples) e ignora as complexidades das línguas românicas ou de leste. Os teóricos mais avessos ao ensino da gramática oscilam entre a rejeição do ensino explícito dos aspetos formais de uma língua e uma defesa com reservas de momentos ocasionais de chamada de atenção para estes aspetos. Esta formação ultrapassa esta discussão e afirma, por um lado, o objetivo de dar aos alunos um conhecimento cultural/histórico dos mecanismos de funcionamento da língua e, por outro, o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de produzir linguagem nova, tendo em mente o contexto funcional/comunicativo. Assim, a formação pretende que se desenvolvam materiais e estratégias que possam fazer parte de uma verdadeira gramática pedagógica que tenha em conta os seguintes critérios: aplicabilidade, simplicidade, completude, explicitação e coerência. E, sobretudo, que permita aos alunos reciclar o que foi aprendido em novas situações.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 110, 120, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110, 120, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110, 120, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350..

Objetivos

Objetivos Gerais: • Problematizar de forma pragmática o ensino e a aprendizagem da gramática para munir os professores de conceitos/técnicas úteis que enquadrem as práticas pedagógicas Objetivos Específicos: • Produzir estratégias e materiais que obedeçam aos critérios de aplicabilidade, simplicidade, completude, explicitação e coerência

Conteúdos

1. Definição de princípios para a aprendizagem da gramática na aula de língua a. Aplicabilidade, simplicidade, completude, explicitação e coerência b. Contextualização e escolha de materiais i. Fatores sociais ii. Fatores semânticos iii. Discursivos c. Componentes da descrição de um item gramatical i. Significado ou função ii. Forma iii. Estrutura ou contexto d. Outros elementos e discussões i. Da forma à função ou da função à forma? ii. Uso de terminologia iii. Introdução informal de itens gramaticais iv. Auxiliares de memória 2. Exemplos: a. Aprendizagem do presente do conjuntivo – materiais e estratégias b. Aprendizagem de ser/estar + adjetivo – materiais e estratégias 3. Avaliação: sugestão de atividades/estratégias para itens gramaticais a. Diferença entre may/might (ing.) b. Diferença entre present perfect / past simple (ing.) c. Diferença entre pretérito imperfeito / perfeito do indicativo (port.) d. Plural dos nomes (ing./port.) e. Número dos adjetivos de cor (fr.) f. Outros temas propostos pelos participantes

Metodologias

Esta ação de formação terá a duração de 3 horas em regime síncrono online; cerca de 1 hora para cada secção do plano de trabalho. As duas primeiras partes consistem na apresentação dialogada dos princípios para uma implementação pedagogicamente justificada da gramática na aula de língua. A parte dedicada à partilha pretende promover a discussão de problemas e o avançar de possíveis soluções e estratégias.

Bibliografia

Celce-Murcia, Marianne, and Sharon Hilles. 1988. Techniques and resources in teaching grammar (Oxford University Press, USA). Jones, Jane. 2000. 'Teaching grammar in the MFL classroom.' in Kit Field (ed.), Issues in modern foreign languages teaching (Routledge/Falmer). Marques, Pedro. 2018. 'É necessário: uma análise de sequências pedagógicas de iniciação ao presente do conjuntivo em manuais de português língua estrangeira.' in Paulo Osório, Eulália Leurquin and Maria da Conceição Coelho (eds.), Lugar da Gramática na Aula de Português (Dialogarts: Rio de Janeiro).

Anexo(s)

Observações

Auditório ES Morgado Mateus

Formador

Pedro Miguel Reboredo Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-02-2023 (Terça-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
Início: 14-02-2023
Fim: 14-02-2023
Acreditação: CFAEvr-ACD 2023/01
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus