A utilização de Dispositivos móveis em contexto de sala de aula turma A6_2
Apresentação
Os jovens crescem com as tecnologias e não sabem viver sem elas. É função da escola, bem cedo, começar a preparar os alunos para a sua vida ativa, facultando-lhe as ferramentas necessárias, não só para um manuseamento físico bem como para o desenvolvimento de competências no âmbito das tecnologias, que exigem de qualquer um de nós uma permanente, maior e mais rigorosa atualização. O progresso tecnológico, em particular no domínio das TIC, acelerou o tempo, impondo a todos os cidadãos a exigência de uma formação constante, a atualização permanente, uma aprendizagem ao longo da vida que possibilite uma mobilização constante de saber e saber-fazer como resposta adequada à complexidade e às mutações do tempo (Escola e Flores, 2007, p. 278). A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, delineou o Plano de Transição Digital, no qual um dos principais objetivos é alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania. Assim, e no contexto do PTD, esta oficina de formação pretende dotar os professores de um conjunto de estratégias e ferramentas que lhes permitam tirar partido da utilização de tecnologias móveis na sala de aula, tendo em vista a construção e aplicação de cenários de aprendizagem que promovam a investigação, a criatividade e o trabalho colaborativo dos alunos e se constituam como uma mais-valia do processo de ensino-aprendizagem.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
-Analisar e debater as temáticas respeitantes à utilização segura da Internet e dos dispositivos móveis; - Contribuir para uma mudança na organização e nos métodos pedagógicos mantendo a segurança digital; - Analisar e debater metodologias de acordo com o público-alvo, tendo em vista as ações de informação/sensibilização; - Fomentar a criação de redes de aprendizagem colaborativa no âmbito do conteúdo da ação; - Explorar ferramentas de partilha e de colaboração online; - Selecionar ferramentas online com potencial educativo nos dispositivos móveis; - Promover o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes no domínio das TIC, tendo em vista a integração destas no processo de ensino/aprendizagem; - Refletir sobre a qualidade das aplicações educativas para dispositivos móveis; - Proporcionar aos professores metodologias de utilização de dispositivos móveis em contextos de ensino/aprendizagem; - Contribuir para a autonomia dos professores na utilização de aplicações educativas para dispositivos móveis; - Capacitar os professores para a elaboração de cenários de aprendizagem recorrendo a dispositivos móveis.
Conteúdos
1- Conhecer a Rede: os desafios e os riscos (6 horas 3 presenciais e 3 não presenciais) a) A tecnologia e a Sociedade. b) Os riscos associados à utilização da Internet e dos dispositivos móveis. c) Medidas de sensibilização para evitar os riscos associados à utilização da Internet e dos dispositivos móveis. d) As linhas de apoio: Linha Alerta e Linha Ajuda. 2- Porquê usar dispositivos móveis na sala de aula (6 horas 3 presenciais e 3 não presenciais) a. Características e potencialidades dos dispositivos móveis na sala de aula 3- Utilização de dispositivos móveis para criação de conteúdos (6 horas 3 presenciais e 3 não presenciais) a. Cenários de aprendizagem b. Tipo de conteúdos que podem ser criados com um dispositivo móvel; c. Aplicações para criação de conteúdos 4. Utilização de dispositivos móveis para aprendizagem colaborativa (6 3 presenciais e 3 não presenciais horas) a. O que é a aprendizagem colaborativa b. Aplicações para aprendizagem colaborativa c. Atividades de ensino-aprendizagem baseada em aprendizagem colaborativa recorrendo a dispositivos móveis 5. Utilização de dispositivos móveis para aprendizagem personalizada e sala de aula invertida (6 horas 3 presenciais e 3 não presenciais) a. Conceitos de aprendizagem personalizada e sala de aula invertida b. Aplicações para aprendizagem personalizada e sala de aula invertida c. Atividades de aprendizagem personalizada ou de sala de aula invertida
Avaliação
Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com as orientações do Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores e com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação, a saber:25% para a participação e 75% para a produção de trabalhos e materiais, incluindo uma reflexão crítica individual.
Bibliografia
Escola e Flores, (2007). As Tecnologias da Informação e Comunicação: globalização e exclusão in Atas de V Congresso Internacional e Desenvolvimento Sócio-cultural. Maia, pp. 269-279.Guerra, L. (2014). As implicações do PTE nas escolas do concelho de Vinhais.Tornero, J. M. P. (Coord.) (2007). Comunicação e Educação na Sociedade de Informação. Porto: Porto Editora.UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. (2013). Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel.
Anexo(s)
Formador
José Edgar Sousa Guerra
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-05-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 25-05-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 06-06-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 20-06-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 22-06-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |