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A utilização de ferramentas digitais do Google Workspace no desenvolvimento do trabalho em sala de aula turma A19_1

Apresentação

A presente ação, visa dotar os professores e alunos de novas ferramentas que otimizem o trabalho colaborativo resultante do novo paradigma da autonomia e flexibilidade curricular emanada do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho. A utilização destas tecnologias em sala de aula, tem em vista a construção e aplicação de cenários de aprendizagem que promovam a investigação, a criatividade e o trabalho colaborativo dos alunos e se constituam como uma mais-valia do processo de ensino-aprendizagem, respondendo aos projetos dos Agrupamentos de Escolas que conceberam planos de ação estratégica com vista à melhoria do sucesso escolar, desafiando a pedagogia tradicional quanto aos modos de funcionamento da escola e da sua relação com a comunidade.

Destinatários

Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.

Objetivos

- Implementar novas práticas colaborativas no âmbito da flexibilização curricular; - Contribuir para uma mudança na organização e nos métodos pedagógicos na sala de aula; - Fomentar o trabalho em rede com recurso a ferramentas digitais; - Contribuir para a consolidação de uma cultura de atualização e desenvolvimento permanente de professores e alunos; - Incentivar práticas de investigação e auto-aprendizagem dos alunos; - Contribuir para a aquisição de competências específicas no domínio das TIC; - Construir, testar e partilhar novos materiais pedagógicos utilizando ferramentas digitais em contexto de sala de aula;

Conteúdos

Estrutura da Formação (Sessão presencial) • Diagnóstico da situação e conhecimentos dos formandos; • Organização da formação; • Ferramentas a utilizar ao longo da formação Módulo 1 - Google Drive (Sessão presencial) 1 - Introdução • Introdução ao Google Drive. • Funcionalidades do Google Drive. 2 - Painel de navegação do Google Drive • Como usar cada botão de comando no Google Drive. • Como fazer pesquisas de arquivos no Google Drive. • Como fazer upload de arquivos para o Google Drive. • Painel de navegação do Google Drive 3 – Ferramentas • Documentos do Google • Folhas de Cálculo do Google • Apresentações do Google 4 - Recursos avançados. • Como criar uma pasta local para sincronizar meus arquivos com o Google Drive. • Partilha de documentos no Google Drive. • Opções de partilha de documentos no Google Drive. • Como converter arquivos PDFs em aquivos de Texto. • Acesso aos Arquivos Offline. Módulo 2 - Google Forms ( Sessão presencial ) • Criação de um documento questionários/formulário. • Tipos de perguntas e campos. • Modelos e templates. • Tratamento das respostas. • Criação de um formulário de teste. • Avaliação automática do formulário teste. Módulo 3 - Google Calendar ( Sessão presencial ) • Criar eventos e convidar participantes • Partilhar a agenda • Utilizar a agenda em múltiplos dispositivos . Módulo 4 – Google Classroom • Criar Turma • Secções o Stream (Mural) - Criar anúncios - Responder a mensagens de alunos o Trabalhos da Turma - Trabalho - Pergunta - Questionário - Material o Pessoas - Adicionar alunos - Adicionar professores • Lista a Fazer o Aluno - Trabalhos a realizar o Professor - Avaliação dos trabalhos Módulo 5 – Google Meet - Criar e Gerir uma videoconferência - Criar e gerir uma videoconferência a partir do calendário - Configurações de segurança - Partilhar ecran e ferramentas - Gestão de Comentários e Participantes. • Avaliação da ação

Avaliação

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nos dois itens gerais: - 25% (participação); - 75% (trabalho produzido).

Bibliografia

Braga, Denise Bértoli (2013) - Ambientes Digitais - reflexões teóricas e práticas, Cortez Editora, SP, BrasilPráticas pedagógicas e tecnologias digitais. Disponível em https://books.google.pt/books?id=yL9mOXySqLgC&printsec=frontcover&dq=ferramentas+digitais+em+sala+de+aula&hl=pt- PT&sa=X&ved=0ahUKEwi63ffb4ZrfAhUP4YUKHUAZDhI4ChDoAQgsMAE#v=onepage&q=ferramentas%20digitais%20em%20sala%20de%20aula&f=false, Consultado em 23-11-2022O Guia definitivo para o Google - Domine a Web, Disponível em https://books.google.pt/books?id=obqoBwAAQBAJ&pg=PA56&dq=google+drive&hl=pt- PT&sa=X&ved=0ahUKEwiC_cXr4JrfAhVOzoUKHRKRChsQ6AEINTAC#v=onepage&q=google%20drive&f=false. Consultado em 23-11-2022

Anexo(s)

Formador

José Edgar Sousa Guerra

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-05-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 24-05-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 31-05-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 14-06-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 21-06-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 28-06-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 05-07-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 12-07-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Presencial
Início: 17-05-2023
Fim: 12-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118885/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Camilo Castelo Branco