Perspetivas atuais no campo da ciência-tecnologia-sociedade e o seu contributo no ensino das ciências físicas e naturais. turma 1

Apresentação

A atualização de temas atuais científicos por parte dos docentes das ciências físicas e naturais é de capital importância dada a velocidade com que se produz ciência. Assim, é premente que o professor de FQ e BG continue a acompanhar os desenvolvimentos científicos e tecnológicos, que possa pensar como evolui esse conhecimento e como ele é aplicado na sociedade. Neste sentido, contactar com o que de mais atual se faz em laboratórios, universidades, empresas, etc, pondo-nos em contacto com investigadores, professores e pensadores, enriquece a formação dos professores de ciências e por inerência, a formação dos jovens alunos. Se a Ciência e a Tecnologia são um corpo de saberes importantes eles terão de ser um instrumento ao serviço da compreensão sobre o Mundo, quer na interpretação da evolução sofrida, quer na definição de cenários que permitam a mitigação de problemas, uns previsíveis como os decorrentes do esgotamento de matérias-primas, outros imprevisíveis resultantes de acidentes ou catástrofes. Os docentes são agentes de mudança junto dos seus alunos e possibilitam que esse diálogo e essa interpretação se faça.

Destinatários

Professores dos grupos 510 e 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 510 e 520.

Objetivos

-Apresentação da perspetiva científica de temas atuais da ciência e da tecnologia; -Discussão de temas atuais da ciência e da tecnologia; -Debate de temas atuais da ciência e da tecnologia; -Aprendizagem de novos saberes e de novas valências da investigação científica;

Conteúdos

Estas Jornadas são compostas por 5 conferências seguidas de debate com os elementos do departamento de biologia e físico-química do agrupamento de escolas Morgado de Mateus Vila Real. As jornadas tem uma sessão inicial de uma hora e meia (1 hora e 30 minutos) para a apresentação e discussão da ação do seu desenvolvimento e da sua avaliação Cada conferência tem a duração aproximada de duas horas e meia (2 horas e 30 minutos) e é reservado uma hora e meia (1 hora e 30 minutos) para debate. -23 de novembro 2022- «Interações entre Qualidade do Ar Ambiente e Alterações Climáticas - da Escala Global à Local», Profª. Dra Margarida Liberato e Profª Dra Margarida Marques, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro -30 de novembro- «Alterações climáticas: o que podemos fazer?», com o Prof. Jubilado Dr Carlos Fiolhais, Universidade de Coimbra -25 de janeiro de 2023- «Geologia do lítio- contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável», Prof Dr Fernando Tavares Rocha, Universidade de Aveiro -22 de março 2023- «A energia nuclear é opção?», prof Dr Bruno Gonçalves, Presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Lisboa -26 de abril 2023- «Proteção de dados e energia», prof Dr José Tribolet, Professor Catedrático Distinto Jubilado, do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa As jornadas tem uma sessão final de três horas e trinta minutos(3 horas 30 minutos) para discussão da aplicabilidade dos temas discutidos aos conteúdos das respetivas disciplinas e para avaliação final da formação.

Metodologias

As jornadas tem como base a apresentação de uma serie de conferencias que tem debate incluído. No final será discutido a introdução destes conteúdos nas respetivas disciplinas.

Avaliação

Os formandos serão avaliados de 1 a 10 com base na participação e na apresentação de uma reflexão final sobre , pelo menos um, dos temas apresentados com o máximo de duas páginas.

Bibliografia

Fiolhais, Carlos; Providência, Constança; Alberto, Helena (2003). Ciência a Brincar 3. Descobre a Água!. Ciência a Brincar. [S.l.]: Bizâncio. 64 páginas. ISBN 978-972-530-209-5.Fusão Nuclear na era das alterações climáticas Bruno Soares Gonçalves

Anexo(s)

Formador

Anabela Fátima Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-11-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 23-11-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
3 30-11-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
4 01-03-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
5 15-03-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
6 19-04-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
7 03-05-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
Início: 02-11-2022
Fim: 03-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118250/22
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus