TÉCNICAS DE IMPRESSÃO turma 1

Apresentação

As técnicas de reprodução de desenhos a partir de matrizes, processos de impressão em séries reduzidas como a gravura, a serigrafia, monotipia e o linóleo são processos artísticos extremamente ricos para a aprendizagem das artes visuais e como ,meio de comunicação ativista. Mas tais processos artísticos são pouco abordados pelos professores porque são processos complexos que os professores não dominam muito bem . Tal falta de preparação técnica existe porque são vários os cursos iniciais de preparação de professores no ensino superior e nem todos oferecem estes conhecimentos nos seus currículos.

Destinatários

Professores dos Grupos 240, 530, 600, 999

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 530, 600, 999. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 530, 600, 999.

Objetivos

Neste curso os formadores, artistas convidados e formandos   irão explorar possibilidades de comunicação visual utilizando processos de reprodução a partir de matrizes e planear atividades didáticas com potencialidades para a educação para a cidadania. Objetivos: - Aprofundamento conhecimentos sobre técnicas de impressão a partir de matrizes e sua aplicação na prática pedagógica como uma ferramenta para comunicar mensagens visuais. - Fomentar o uso de técnicas de impressão em trabalhos de projecto com teor ativista . - Explorar Processos artísticos de impressão tais como Monotipias; Serigrafia; Xilogravura, calcografia, linóleo; e outros processos criativos de impressão não convencional. - Abordar a Impressão como meio de comunicação ativista.

Conteúdos

1. Sessão teórica (2 horas) Apresentação do curso, processos artísticos de impressão alternativa, sustentabilidade e responsabilidade ecológica, segurança no manuseamento de materiais . Introdução à impressão com matrizes 2. Sessão Teórico- Prática: Monotipia em matriz alternativa ( 4 horas) - criação de uma matriz com uma placa de cartão, vidro ou matéria plástica - impressão da matriz em papel - Conversa sobre a aplicação de monotipias nas aulas. 3. Sessão Teórico- Prática: Serigrafia (3 horas) - Introdução às matrizes para impressão serigráfica - criação de uma máscara para quadro de serigrafia 4. Sessão Teórico- Prática: Serigrafia (4 horas) - Conversa sobre a aplicação da serigrafia nas aulas. - criação de uma matriz em máscara - criação de um cartaz com impressão serigráfica 5. Sessão Teórico- Prática: Matrizes tradicionais (2 horas) - introdução a processos de xilogravura, linóleo , litografia, calcografia, heliogravura, etc. - conversa sobre as potencialidades dos processos tradicionais nas aulas 6. Sessão Teórico- Prática ( 4 horas) : - exploração de alguns processos tradicionais (xilogravura, linóleo , litografia, calcografia, heliogravura). Sessao 7 : Sessão Teórico- Prática: Processos tipográficos ( 4h) - Produção de uma obra coletiva com processos tipográficos ( jornal, fanzine, desdobrável ou livro de artista). Sessão 8: Sessão Teórico-Prática 2 horas): Impressão Digital - Impressão Digital - Possibilidades com impressoras 3D Sessão 9: Sessão Prática (2 horas : Exposição dos trabalhos realizados. Avaliação da oficina.

Metodologias

9 Sessóes teõrico práticas em modo de aprendizagem colaborativa entre pares ( formadora; artistas convidados e formandos)

Avaliação

Os formandos são avaliados pela formadora. A avaliação é quantitativa e qualitativa. A avaliação quantitativa efetiva- se numa escala de 1 a 10 valores, arredondada às unidades, e a avaliação qualitativa através das menções de Insuficiente (de 1 a 4 valores), Regular (de 5 a 6 valores), Bom (de 7 a 8 valores), Muito bom (de 8 a 9 valores) e Excelente (de 9 a 10 valores). É considerada positiva toda a avaliação o igual ou superior a 5 valores. A avaliação decorre da classificação obtida tendo em conta os seguintes parâmetros: 1. Participação : Neste parâmetro é apreciada a qualidade da interação dos formandos com os restantes formandos, os técnicos e a formadora 2. Trabalho Realizado. Os trabalhos dos formandos são apreciado de acordo com o nível de empenho dedicado à realização das atividades propostas e domínio das técnicas. 4. Relatório de reflexão crítica

Bibliografia

Babilhole, R. ( 1996) Guia Prático de Gravura. Lisboa: Editorial EstampaSaldanha, A. & Torres de Eça, T. (2016). Artes Visuais na Educação. Viseu: Edições APECV, ISBN : 978-989-99073-1-7Disponível em http://www.apecv.pt/APECVPublications/ebook_apecv.pdfClark, Gilbert & Zimmerman ( 1989) Printmaking for Talented Students.Smith, R. (2004 ) Manual Prático do Artista . Porto: Ed. Civilização

Anexo(s)

Formador

Juliana Nazaré Rodrigues Ferreira

José Carlos Marques Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-11-2022 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 19-11-2022 (Sábado) 14:00 - 20:00 6:00 Presencial
3 26-11-2022 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 26-11-2022 (Sábado) 14:00 - 20:00 6:00 Presencial
5 17-12-2022 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 17-12-2022 (Sábado) 14:00 - 20:00 6:00 Presencial
Início: 19-11-2022
Fim: 17-12-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-118222/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 28 h
Local: Escola Secundária Camilo Castelo Branco