JORNADAS PEDAGÓGICAS - Pensar e agir localmente na busca do sucesso educativo turma 1
Apresentação
Após a pandemia urge criar no Agrupamento uma visão integradora dos aspetos que importa acautelar para que a escola possa ser um espaço de verdadeira aprendizagem. Partindo da realidade local, baseada no processo de autoavaliação, que o Agrupamento faz de forma sistemática, das apostas efetuadas nos anos letivos anteriores e nas novas realidades criadas pelas circunstâncias dos últimos anos importa fazer com que no Agrupamento sejam criadas e aperfeiçoadas metodologias e estratégias que permitam melhorar as aprendizagens dos alunos e criar condições de trabalho atrativas para os profissionais. Assim, iremos ao encontro do preconizado nos Decreto-Lei 55/2018, Decreto-Lei 54/2018, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO); Aprendizagens Essenciais; Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e de projetos como o MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Intervenção em Avaliação Pedagógica), promovendo a motivação dos professores, dando-lhes ferramentas que possam usar ao serviço da melhoria das aprendizagens dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
Refletir acerca da autoavaliação do Agrupamento. Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Aperfeiçoar as práticas de avaliação pedagógica. Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas pedagógicas; Promover a implementação de práticas pedagógicas, com os alunos, promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem; Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens; Partilhar práticas relevantes de avaliação pedagógica das aprendizagens. Desenvolver a implementação de ferramentas para facilitar a avaliação formativa.
Conteúdos
6 de setembro 10.00-12.00 – Organização do ano letivo e discussão sobre a Autoavaliação do Agrupamento 14.15-16.15 - Autoavaliação; Projetos; DAC; PLANO 21|23 ESCOLA+, plano integrado para a recuperação das aprendizagens 7 setembro 14.30-17.30 – Matias Alves e Diana Mesquita – “Pensar e praticar o trabalho escolar como fonte de motivação: missão (im)possível?” 8 setembro 9.30-12.30 – Técnicas de avaliação formativa – Maria Helena Santos Silva; Fernando Pinto Lopes 14.30-17.00 – Ações educativas de sucesso - Manuela Gama 9 setembro 9.30-12.30 – A importância do feedback - Eusébio Machado
Metodologias
As Jornadas seguem a metodologia das jornadas anteriores. Tem uma sessão sobre o tema e a sessão seguinte é trabalho prático sobre o tema. A conferência e debate decorre no auditório municipal de Murça e o trabalho prático no Agrupamento de Escolas de Murça.
Avaliação
Os formandos serão avaliados de 1 a 10 tendo em conta a: Participação nos trabalhos; Relatório final de reflexão sobre um dos temas abordados.
Bibliografia
Brookhardt, S. (2013). How to create rubrics for formative assessment and grading. ASCD: Alexandria, Virginia.Brookhardt, S. (2008). How to give effective feedback to your students. ASCD: Alexandria, Virginia.Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas.J. M. DeKetele & M. P. Alves (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6988]Fernandes, D. (2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Cacém: Texto Editores. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5509]
Anexo(s)
Formador
Avaliado_d
Humberto Óscar Parreira do Nascimento
José Alexandre de Sá Pacheco
Ana Paula Fernandes de Jesus Moura
José Pinto Lopes
Helena Santos Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-09-2022 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |