JORNADAS PEDAGÓGICAS - Pensar e agir localmente na busca do sucesso educativo turma 1

Apresentação

Após a pandemia urge criar no Agrupamento uma visão integradora dos aspetos que importa acautelar para que a escola possa ser um espaço de verdadeira aprendizagem. Partindo da realidade local, baseada no processo de autoavaliação, que o Agrupamento faz de forma sistemática, das apostas efetuadas nos anos letivos anteriores e nas novas realidades criadas pelas circunstâncias dos últimos anos importa fazer com que no Agrupamento sejam criadas e aperfeiçoadas metodologias e estratégias que permitam melhorar as aprendizagens dos alunos e criar condições de trabalho atrativas para os profissionais. Assim, iremos ao encontro do preconizado nos Decreto-Lei 55/2018, Decreto-Lei 54/2018, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO); Aprendizagens Essenciais; Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e de projetos como o MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Intervenção em Avaliação Pedagógica), promovendo a motivação dos professores, dando-lhes ferramentas que possam usar ao serviço da melhoria das aprendizagens dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.

Objetivos

Refletir acerca da autoavaliação do Agrupamento. Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Aperfeiçoar as práticas de avaliação pedagógica. Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas pedagógicas; Promover a implementação de práticas pedagógicas, com os alunos, promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem; Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens; Partilhar práticas relevantes de avaliação pedagógica das aprendizagens. Desenvolver a implementação de ferramentas para facilitar a avaliação formativa.

Conteúdos

6 de setembro 10.00-12.00 – Organização do ano letivo e discussão sobre a Autoavaliação do Agrupamento 14.15-16.15 - Autoavaliação; Projetos; DAC; PLANO 21|23 ESCOLA+, plano integrado para a recuperação das aprendizagens 7 setembro 14.30-17.30 – Matias Alves e Diana Mesquita – “Pensar e praticar o trabalho escolar como fonte de motivação: missão (im)possível?” 8 setembro 9.30-12.30 – Técnicas de avaliação formativa – Maria Helena Santos Silva; Fernando Pinto Lopes 14.30-17.00 – Ações educativas de sucesso - Manuela Gama 9 setembro 9.30-12.30 – A importância do feedback - Eusébio Machado

Metodologias

As Jornadas seguem a metodologia das jornadas anteriores. Tem uma sessão sobre o tema e a sessão seguinte é trabalho prático sobre o tema. A conferência e debate decorre no auditório municipal de Murça e o trabalho prático no Agrupamento de Escolas de Murça.

Avaliação

Os formandos serão avaliados de 1 a 10 tendo em conta a: Participação nos trabalhos; Relatório final de reflexão sobre um dos temas abordados.

Bibliografia

Brookhardt, S. (2013). How to create rubrics for formative assessment and grading. ASCD: Alexandria, Virginia.Brookhardt, S. (2008). How to give effective feedback to your students. ASCD: Alexandria, Virginia.Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas.J. M. DeKetele & M. P. Alves (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6988]Fernandes, D. (2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Cacém: Texto Editores. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5509]

Anexo(s)

Formador

Avaliado_d

Humberto Óscar Parreira do Nascimento

José Alexandre de Sá Pacheco

Ana Paula Fernandes de Jesus Moura

José Pinto Lopes

Helena Santos Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-09-2022 (Terça-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 06-09-2022
Fim: 28-09-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-116839/22
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Agrupamento de Escolas de Murça