XI Jornadas Pedagógicas Aprender em Comunidade - "Em busca da Equidade - Como as neurociências podem ajudar nesse caminho" turma Turma 1
Apresentação
Nestas Jornadas Pedagógicas pretendemos centrar a nossa reflexão em três grandes desafios, que poderão melhorar a qualidade das aprendizagens e a motivação nas escolas: i) o uso da tecnologia; ii) o bem-estar socio-emocional; iii) a recuperação das aprendizagens.\r\n1ºdesafio salientamos a importância na formação dos professores, não só no uso da tecnologia, como também no desenvolvimento de novas estratégias didático-pedagógicas que se adequem ao séc. XXI, associado ao desafio de desenvolver nas novas gerações o uso crítico, autónomo e responsável dessa tecnologia, bem como a inclusão digital das famílias como forma de acompanhamento eficaz dos seus educandos. 2ºdesafio será o de criar condições nas escolas que garantam o bem-estar geral das crianças e jovens, nas diferentes dimensões cognitivas, emocionais, sociais e físicas, criando assim um equilíbrio global que poderá levar à motivação para aprender. É hoje conhecido o grande impacto que a pandemia teve na saúde mental não só das crianças e jovens, mas também nos adultos e, por isso, importa criar condições e medidas que ajudem a melhorar a saúde mental e a gerir da melhor forma as emoções, de forma a criar um ambiente positivo nas escolas gerador de aprendizagens. 3ºdesafio, estreitamente ligado aos anteriores, é um imperativo da educação para equidade, ninguém pode ficar para trás. Cabe à escola encontrar as melhores estratégias para ajudar todos os alunos a aprender, criando soluções ajustadas aos contextos para que nenhuma criança ou jovem se veja privado da possibilidade de um futuro melhor e em que cada aluno perceba que pode prosseguir de acordo com as suas capacidades, necessidades e expectativas, valorizando a escola para o seu futuro. (A Escola no pós-pandemia, CNE, 2021)'
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Professores do Ensino Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Promover a implementação de práticas pedagógicas, com os alunos, promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem; • Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens, implementando ferramentas digitais para facilitar a avaliação formativa; • Refletir sobre o estado socio emocional de professores e alunos procurando respostas para fazer face a esta questão; • Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas pedagógicas; • Partilhar práticas relevantes; • Consolidar conhecimentos; • Analisar e refletir sobre a adequação de algumas práticas.
Conteúdos
7 de setembro - Auditório UTAD /Escolas 9h00— Sessão de abertura —Rui Santos (Presidente da Câmara Municipal de Vila Real); Emídio Gomes (Magnífico Reitor da UTAD); Luísa Costa (Presidente do Conselho Geral AEMM); Ricardo Montes (Diretor AEMM); Adelino Tomé (Diretor AEMT); Carlos Santos Silva (Diretor CFAEVR) 10h00 – Momento Cultural 10h30 - Conferência - Nuno Lobo Antunes – PIN – Centro Clínico e Investigação e Formação 11h45 – Debate 13h00 – Intervalo para almoço 14h30 – Momento Cultural 15h00 - Conferência – Erika Twani – Autora e CEO da “Learning One to One Foundation” 16h00 - Debate 18h30 - Fim dos trabalhos 8 de setembre - Auditório UTAD/Escolas 9h00 – Momento Cultural 9h30 – Conferência - Joana Rato – Universidade Católica Portuguesa 11h00 - Debate 13h00 – Intervalo para almoço 14h30 –Cada professor no ato de inscrição tem que escolher 2 worshops (um para dia 8 e um Para dia 9 de setembro) a)Salas de Aula em ação: contadores de histórias Digitais (Sónia Margarida do Rosário Calça Xavier) b)Integrar a criatividade e inovação no ensino (Carla Sandra Coelho Azevedo) c)Gestão de Conflitos, Inteligência Emocional e prevenção de Bullying (Sónia Margarida Barros Pereira) d)Educação para os média (Maria Deolinda Socorro Ferreira) e)Construir colaborações fortes entre os Pais e Professores (Maria do Carmo Martins Quinteira) f)Ferramentas digitais de narração e produção de vídeo educativo (Sandra Costa Pinto) g)Aprendizagem baseada em projetos na sala de aula (Maria José Machado) 18h00 - Fim dos trabalhos 9 de setembro - Auditório UTAD /Escolas 9h00 – Momento Cultural 9h30 – Conferência - André Mendonça - Laboratório de Metacognição: Aprender a Aprender Lisboa, Portugal 11.15 - Debate 13h00 – Intervalo para almoço 14h30 – Workshops paralelos a)Salas de Aula em ação: contadores de histórias Digitais (Sónia Margarida do Rosário Calça Xavier) b)Integrar a criatividade e inovação no ensino (Carla Sandra Coelho Azevedo) c)Gestão de Conflitos, Inteligência Emocional e prevenção de Bullying (Sónia Margarida Barros Pereira) d)Educação para os média (Maria Deolinda Socorro Ferreira) e)Construir colaborações fortes entre os Pais e Professores (Maria do Carmo Martins Quinteira) f)Ferramentas digitais de narração e produção de vídeo educativo (Sandra Costa Pinto) g)Aprendizagem baseada em projetos na sala de aula (Maria José Machado) 18h00 - Fim dos trabalhos 10 de setembro - Auditório Municipal de Sabrosa 9h00 – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos em cada workshop. 12h00 – Apresentação de conclusões – Luísa Costa – Presidente do Conselho Geral do AEMM 13h00 Sessão de encerramento – Ricardo Montes (Diretor do AEMM); Adelino Tomé (Diretor do AEMT)
Metodologias
As jornadas realizam-se no primeiro dia na UTAD, no segundo e terceiro dia realizam-se de manhã na UTAD e de tarde na escola sede do agrupamento de escolas morgado de Mateus. No quarto dia realiza-se na Escola Miguel Torga em Sabrosa.
Avaliação
Os formandos vão ser avaliados de 1 a 10 de acordo com os seguintes critérios: Os participantes devem elaborar um Relatório Individual de Reflexão Crítica que contemple os seguintes aspetos:Análise crítica das jornadas; Comunicação que mais o(a) cativou e razões dessa escolha; Pertinência desta formação para a sua atividade profissional; E ainda realizar dois diários de bordo sobre dois workshops assistidos.
Bibliografia
(A Escola no pós-pandemia, CNE, 2021)
Anexo(s)
Formador
Carla Sandra Coelho Azevedo
Sónia Margarida Pinheiro de Barros Pereira
Sónia Margarida do Rosário Calça Xavier
Maria José Dias Machado
Maria do Carmo Guedes Martins Quinteira
Sandra Isabel Monteiro Costa Pinto
Maria Deolinda Socorro Ferreira
Cristina Maria Martins Afonso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-09-2022 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |