CENTURIUM, plataforma de flexibilização curricular turma _05_T1_Cent
Apresentação
O Centurium, projeto educativo, tem como pedras angulares jogos da antiguidade, denominados por nós como sendo jogos romanos de tabuleiro (jogo do moinho, tábula, soldado e seega), uma vez que nos chegam com a diáspora do império romano. Este projeto teve o seu início no ano letivo de 2008/09, em Braga, e tem vindo a se disseminar em várias escolas do país, tendo como força motriz os professores e as mais-valias que nele encontram para motivar os alunos para a aprendizagem de conteúdos, que variam desde a matemática à história, português, geografia, artes e TIC. O Centurium desenvolve-se em rede, tendo por base a escola e aplicando-se a parceiros locais, até à inclusão na rede nacional.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, pode relevar na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
- Dotar os docentes uma prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar . - Motivar e inspirar os docentes a assumirem um papel formativo globalizante sobre o património cultural do legado romano transportado para a atualidade. - Implicar outros docentes e jovens para a replicação de jogos de tabuleiro que induzam a construção de conhecimento interdisciplinar. - Implementar em sala de aula, em diferentes áreas de formação (matemática, história, português, geografia…) a utilização do património cultural e histórico como alavanca para a construção e apropriação do saber. - Adquirir competências relacionadas com as dinâmicas dos jogos de tabuleiros, inclusive para a sua construção.
Avaliação
A avaliação far-se-á através de um processo contínuo em que se realçará: a) A participação nas sessões; b) A elaboração de um dossier construído durante a formação, onde constarão os trabalhos e materiais elaborados durante a formação; c) A avaliação dos formandos será qualitativa e quantitativa, de acordo com os termos da Carta Circular CCPFC- 3/2007 e ao estipulado no n.º 3 do artigo 13.º do RJFCP.
Anexo(s)
Formador
Paulo Amadeu Morais
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-03-2022 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Online síncrona |
2 | 02-04-2022 (Sábado) | 09:00 - 11:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 02-04-2022 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 06-04-2022 (Quarta-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
5 | 11-04-2022 (Segunda-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 12-04-2022 (Terça-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 11-05-2022 (Quarta-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |