Projeta-me | Caixa de Imagens do Mundo - Um recurso educativo do Programa de Educação Estética e Artística. turma _ACD22/3_T1
Apresentação
O Projeta-me está presente no Plano 21 /23, Escola+, Plano de Recuperação de Aprendizagens, como medida educativa sob a forma de Roteiro de recurso educativo. É uma iniciativa do PEEA, que no âmbito das Orientações Curriculares da Educação Pré-escolar e das Aprendizagens Essenciais das componentes curriculares dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico pretende explorar diferentes linguagens expressivas e o desenvolvimento de aprendizagens, mediante processos cognitivos multidisciplinares.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Desenvolver atividades que exploram os domínios da Educação Artística na infância. Está dirigido à educação para a promoção da criatividade e tem uma abordagem centrada no desenvolvimento da criança/aluno e no seu papel ativo no processo de aprendizagem. Inclui atividades que procuram a representação de significados e narrativas, estimulam o invenção de imagens visuais, musicais e do movimento do corpo, pela projeção de luz, sombra e reflexão. Desenvolver a curiosidade e a criatividade recorrendo o diferentes linguagens artísticos e enriquecendo a expressão e a comunicação.
Conteúdos
Integra um conjunto de ações estimuladas pela invenção de imagens visuais, musicais e do movimento do corpo, que existem numa caixa. A caixa abriga um conjunto de imagens em transparências e objetos, que materializam as ações pedagógicas. As estratégias pedagógicas para as atividades podem decorrer com a apresentação de assuntos/temas ou pela indagação ou resolução de problemas; de forma lúdica, orientadas para o jogo, o desafio, procuram a representação de significados e narrativas — que se materializam na construção de imagens do mundo, na experimentação de sensações, na aventura pelo conhecimento que projeta(-me) e cria relações com os outros.
Anexo(s)
Formador
Maria Isaura Barbosa Alves Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-02-2022 (Sexta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |