Jornadas Pedagógicas - A Avaliação Pedagógica no Agrupamento de Escolas de Murça turma _JP_Murça_22
Apresentação
A “nova” avaliação pedagógica das aprendizagens à luz dos normativos e documentos orientadores que, entretanto, surgiram: Decreto-Lei 55/2018, Decreto-Lei 54/2018, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO); Aprendizagens Essenciais; Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e de projetos como o MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Intervenção em Avaliação Pedagógica), trouxeram para a ordem do dia a importância da avaliação como melhoria do sucesso dos alunos. Da mesma forma, as aulas a distância a que professores e alunos se viram obrigados devido à pandemia, trouxeram ainda mais relevância à avaliação pedagógica das aprendizagens como forma de alterar práticas de ensino, colocando a aprendizagem ao alcance de todos os alunos. Avaliar é o processo que possibilita aprender e ensinar melhor, o que possibilita que professores e alunos possam rever, ajustar e melhorar quer o ensino quer a aprendizagem.
Destinatários
Educadores, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, pode relevar na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Educadores, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Capacitar os docentes para uma avaliação pedagógica de qualidade. Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas pedagógicas; Promover a implementação de práticas pedagógicas, com os alunos, promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem; Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens, nomeadamente no ensino a distância. Partilhar práticas relevantes de avaliação pedagógica das aprendizagens. Desenvolver a implementação de ferramentas digitais para facilitar a avaliação formativa. Consolidar conhecimentos. Analisar e refletir sobre a adequação de algumas práticas.
Conteúdos
19 de janeiro - Auditório Municipal de Murça 14:30h – Conferência – MANUELA MARIA PORTELA DA GAMA –“A avaliação pedagógica na escola do sec. XXI. Natureza e Fundamentos da Avaliação” 16:00h – Debate 18:00h - Encerramento 26 de Janeiro – Agrupamento de Escolas de Murça 14:30h – Trabalho de grupo sobre “Práticas de avaliação pedagógica (formativa e sumativa)” (os participantes são divididos em grupos e cada grupo é orientado por um formador) 18:00h - Fim dos trabalhos 16 de Março - Auditório Municipal de Murça 14:30h – Conferência – MANUELA MARIA PORTELA DA GAMA “Feedback: natureza, distribuição e utilização pelos professores” 16:00h – Debate 18:00h - Encerramento 23 de Março - Agrupamento de Escolas de Murça 14:30h – Trabalho de grupo sobre “Feedback: natureza, distribuição e utilização pelos alunos e professores” (os participantes são divididos em grupos e cada grupo é orientado por um formador) 18:00h - Fim dos trabalhos 4 de Maio- Auditório Municipal de Murça 14:30h – Conferência – MANUELA MARIA PORTELA DA GAMA “Aprendizagens essenciais, critérios de avaliação, descrição de níveis de desempenho e Standards 16:00h – Debate 18:00h - Encerramento 11 de Maio - Agrupamento de Escolas de Murça 14:30h – Trabalho de grupo sobre “Aprendizagens essenciais, critérios de avaliação, descrição de níveis de desempenho e Standards” (os participantes são divididos em grupos e cada grupo é orientado por um formador) 18:00h - Fim dos trabalhos 25 de Maio - Auditório Municipal de Murça 14:30h – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos professores 18:30H Encerramento – JOSÉ ALEXANDRE DE SÁ PACHECO (Diretor do AEM);
Metodologias
As Jornadas seguem a metodologia das jornadas anteriores. Tem uma sessão sobre o tema e a sessão seguinte é trabalho prático sobre o tema. A conferência e debate decorre no auditório municipal de Murça e o trabalho prático no Agrupamento de Escolas de Murça
Avaliação
Os formandos serão avaliados de 1 a 10 tendo em conta a: Participação nos trabalhos; Relatório final de reflexão sobre um dos temas abordados.
Bibliografia
Brookhardt, S. (2013). How to create rubrics for formative assessment and grading. ASCD: Alexandria, Virginia. Brookhardt, S. (2008). How to give effective feedback to your students. ASCD: Alexandria, Virginia. Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas. J. M. DeKetele & M. P. Alves (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6988] Fernandes, D. (2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Cacém: Texto Editores. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5509]
Anexo(s)
Formador
Humberto Óscar Parreira do Nascimento
José Alexandre de Sá Pacheco
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Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-01-2022 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 26-01-2022 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 16-03-2022 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 23-03-2022 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
5 | 04-05-2022 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 11-05-2022 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 25-05-2022 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |