Avaliar para aprender on-line turma _AV_T2
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018, bem como toda a legislação acessória, enfatiza a dimensão formativa da avaliação orientada para a promoção do sucesso escolar. Entre outros aspetos, a avaliação formativa exige o envolvimento dos alunos através do diálogo, a regulação das aprendizagens através de um feedback “eficaz” e a diversificação dos instrumentos de avaliação. Recentemente, as tecnologias digitais têm vindo a proporcionar aos professores e aos alunos ferramentas de aprendizagem colaborativa e aberta, através das quais é possível potenciar o carácter formativo da avaliação. Não obstante, as práticas de avaliação continuam a privilegiar o analógico, o presencial e o modelo psicométrico, cujas vantagens são indiscutíveis, mas importa integrar as ferramentas digitais que apresentam as seguintes vantagens: permitem criar espaços virtuais de aprendizagem colaborativa, fomentam o trabalho autónomo dos alunos, facultam a possibilidade uma regulação mais oportuna e eficaz de aprendizagem, dando ao professor ferramentas reflexão sobre o seu próprio trabalho. Acresce que a pandemia da doença do Covid-19 acelerou a necessidade do recurso de modalidades de ensino e aprendizagem em regime de e-learning e b-learning, no âmbito das quais a avaliação ocupa um papel crucial. Embora seja uma situação circunstancial, há novo paradigma de ensino e aprendizagem para o qual os professores deverão estar capacitados e motivados, no âmbito do qual a combinação entre o analógico e o digital, entre o presencial e a distância e entre o físico e o virtual constitui uma realidade irreversível que deve ser potenciada em prol de uma avaliação para as aprendizagens.
Destinatários
Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, pode relevar na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Objetivos
Contribuir para o desenvolvimento de práticas de avaliação formativa on-line que mobilizem as Aprendizagens Essenciais de cada disciplina e de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade obrigatória (PASEO); - Permitir que a avaliação formativa on-line desenvolva as competências previstas no PASEO; - Criar ambientes de avaliação que incentivem a avaliação entre pares numa lógica colaborativa e de desenvolvimento pensamento crítico através de estratégias online; - Desenvolver processos de regulação personalizada de avaliação formativa, atendendo às necessidades de diferenciação pedagógica em contextos de ensino e a aprendizagem a distância; - Incrementar práticas de avaliação conscientemente orientadas para a promoção do sucesso escolar a partir de um paradigma de avaliação formativa on-line ao serviço da realização das aprendizagens previstas nas AE e no PASEO; - Integrar a avaliação na gestão flexível do currículo.
Conteúdos
1. Avaliação no contexto da autonomia e flexibilidade curricular: Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais e Decreto-Lei n.º 55 (1 hora) 2. Avaliação para aprender on-line: pressupostos e princípios (1 hora) 3. Práticas de avaliação para aprender on-line: 3.1. Diálogo e questionamento (3 horas) 3.2. Critérios de avaliação (3 horas) 3.3. Feedback (3 horas) 3.4. Processos de recolha de informação (3 horas) 4. Apresentação, discussão e avaliação dos trabalhos realizados pelos formandos (1 hora)
Anexo(s)
Formador
Carla Sandra Coelho Azevedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-04-2022 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 03-05-2022 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 11-05-2022 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 18-05-2022 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 25-05-2022 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 30-05-2022 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |