Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º CEB e Educadores de Infância turma _05_EXP1_T2
Apresentação
No Projeto Educativo do Agrupamento de pertença, no perfil do aluno, no apartado das competências vem explícito que o mesmo deve desenvolver o pensamento crítico e criativo, o que requer observar, identificar, analisar e dar sentido à informação, às experiências e às ideias e argumentar a partir de diferentes premissas e variáveis e ainda que deve desenvolver o saber científico, que diz respeito à mobilização da compreensão de fenómenos científicos e da sua aplicação, para dar resposta aos desejos e necessidades humanas. Ora, as aprendizagens Essenciais de Estudo do Meio também referem que o aluno no final do 1.º ciclo deve ser capaz de utilizar processos científicos simples na realização de atividades experimentais e de reconhecer o contributo da Ciência pra o progresso tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida, por isso, pretende-se promover a formação contínua no âmbito do ensino experimental das Ciências, com vista ao incremento de recurso às metodologias ativas e experimentais, por parte dos professores e educadores; e ainda que: - Se sintam mais confiantes e capacitados no que ao ensino experimental das Ciências diz respeito; - Encarem e valorizem o ensino experimental em Ciência como processo de desenvolvimento do professor, numa perspetiva vertical e horizontal; - Melhorem os índices de literacia científica; - Desenvolvam uma atitude de interesse, apreciação e gosto pela Ciência e seu ensino. A finalidade última será a melhoria das aprendizagens dos alunos.
Destinatários
Professores dos grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100 e 110.
Objetivos
- Atualizar e aperfeiçoar conhecimentos científicos, operacionalizando-os em termos experimentais; - Contribuir para o desenvolvimento de boas práticas de ensino das Ciências de base experimental; - Aprofundar a compreensão dos professores do 1.º CEB e educadores de infância sobre a importância de uma adequada Educação em Ciências para todos; - Promover conhecimento didático de conteúdo, com ênfase no ensino das Ciências de base experimental nos primeiros anos; - Proporcionar a oportunidade de se envolverem em aprendizagens significativas que lhes permitam desenvolver capacidades instrumentais cada vez mais poderosas para compreender, explicar e atuar sobre o Meio de modo consciente e criativo; - Incentivar a investigação e a troca de experiências entre os professores; - Promover a reflexão sobre o papel do trabalho experimental no ensino das Ciências. - Mostrar novas e interessantes opções de trabalhar Ciências a utilizar, à luz dos conhecimentos didáticos atuais;
Anexo(s)
Formador
Maria Adelina Vaz Morgado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-01-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 02-02-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 16-02-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 02-03-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
5 | 09-03-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
6 | 30-03-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 06-04-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
8 | 19-04-2022 (Terça-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
9 | 27-04-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
10 | 18-05-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Presencial |
11 | 25-05-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |