The Use of Films in English Language Teaching turma _05_T1_Ing
Apresentação
A existência do PNC (Plano Nacional de Cinema) e a vontade dos docentes de encontrar resposta para uma maior motivação dos seus alunos para a aprendizagem dos conteúdos leva à necessidade de introduzir na classe docente um maior conhecimento cinematográfico que permitirá fazer crescer uma consciência que fornecerá os ingredientes para uma cidadania mais responsável, mais crítica e mais criativa. Paralelamente, o uso de excertos fílmicos na sala de aula tornou-se um suplemento muito importante no ensino do Inglês, como língua estrangeira, uma vez que os alunos têm contacto com falantes nativos e não-nativos, bem como com representações visuais das várias culturas associadas a esses falantes. Eles são considerados material autêntico e genuíno e ajudam-nos a obter uma perceção mais real do mundo. Ao idealizar esta ação de formação, na modalidade de Oficina de Formação (com sessões presenciais, em conjunto com trabalho autónomo por parte dos formandos), tive por objetivo integrá-la não só no Plano de Atividades, mas também nas metas do projeto Educativo do meu Agrupamento, que assentam no pressuposto de que este seja um espaço privilegiado para a cultura, com princípios orientadores coadunantes com as diretrizes nacionais e adequados às características da comunidade educativa. Assim, com o objetivo de estudar estas questões, mas também de procurar ajudar educadores e formadores a utilizar pedagogicamente este tipo de recurso
Destinatários
Professores dos Grupos 120, 220, 330
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 220, 330. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 220, 330.
Objetivos
Objetivos Gerais: • Promover a literacia fílmica junto das comunidades educativas, num contexto de Educação Cultural; • Problematizar o Cinema enquanto linguagem artística, enquadrando essa reflexão nos campos e metodologias de abordagem da História, Estética e Linguagem do Cinema; • Divulgar um corpus de obras essenciais do património cinematográfico mundial. Objetivos Específicos: • Planificar estratégias e recursos educativos em articulação com o currículo, destinadas à utilização do filme em sala de aula e à sua fruição em sala de cinema, de modo a potenciar globalmente as aprendizagens; • Operacionalizar formas de visionamento de filmes e/ou excertos de filmes; • Promover a autonomia dos docentes ao nível da literacia fílmica no trabalho que desenvolvem com os alunos; • Potenciar hábitos culturais nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, no contexto da cidadania europeia.
Conteúdos
1.ª Sessão (Module 0): 1 hora 30 minutos – Apresentação; modelo adotado para a Ação de Formação (Oficina de Formação); 2.ª Sessão (Module 1): 1 hora 30 minutos – Como ler um filme (Cenas; Enquadramento das Cenas; Ângulos; Movimento da Câmara; Mise-èn-Scene); 3.ª Sessão (Module 2): 1 hora 30 minutos – I O Uso de Filmes no Ensino da Língua Inglesa: Arte Fílmica; O processo de ensino-aprendizagem com o recurso a filmes; Viewing – a quinta competência; Por que ensinar literacia visual? 4.ª Sessão (Module 3): 1 hora 30 minutos – Importância e influência do cinema: perspetiva geral e cultural; 5.ª Sessão (Module 4): 1 hora 30 minutos – Representações do Feminino na América dos anos 50: A Mulher Ideal do Pós-Guerra; 6.ª Sessão (Module 5): 1 hora 30 minutos – Leitura e visualização extensivas: Breakfast at Tiffany’s; 7.ª Sessão (Module 6): 1 hora 30 minutos – Abordagem curricular do Cinema no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário; (Module 7): O uso de Apps no ensino da Língua Inglesa como língua estrangeira; 8.ª Sessão: 1 hora 30 minutos – Apresentação de propostas de trabalho por parte dos formandos; avaliação da ação de formação.
Anexo(s)
Formador
Fernando Manuel Lopes Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-01-2022 (Terça-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online síncrona |
2 | 01-02-2022 (Terça-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online síncrona |
3 | 08-02-2022 (Terça-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online síncrona |
4 | 15-02-2022 (Terça-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online síncrona |
5 | 22-02-2022 (Terça-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online síncrona |
6 | 08-03-2022 (Terça-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online síncrona |
7 | 15-03-2022 (Terça-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Online síncrona |
8 | 22-03-2022 (Terça-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |